Almoço e jantar

Arroz cateto e negro com grão de bico e cebola frita

Arroz cateto e negro com grão de bico e cebola frita

Depois que descobri a alimentação plant based, comecei a procurar por livros com receitas desta cozinha. Encontrar boas opções de livros veganos já é bem difícil. Encontrar as duas coisas juntas então, às vezes parece missão impossivel.

Além disso, preciso dizer que adoro olhar as novidades nas livrarias, mas nem sempre encontro algum que me encante.

Arroz cateto e negro com grão de bico e cebola frita

Por outro lado, ainda tenho muitos livros de receita na estante que não são vegetarianos e/ou veganos. Foram colecionados ao longo da vida e muitos ainda permanecem na estante porque têm receitas que podem perfeitamente ser adaptadas para minha nova opção alimentar (depois de alguns ou muitos testes, tenho de confessar!).

Arroz cateto e negro com grão de bico e cebola frita

A receita abaixo foi ligeiramente adaptada do livro “Jerusalém“, do Ottolenghi. A original leva arroz basmati e arroz selvagem. Como não tinha nenhum dos dois em casa, acabei usando arroz cateto e arroz negro, e, sem modéstia, acho que as substituições foram muito boas!

Quando usamos tipos de arroz diferentes, é preciso levar em conta o tempo de cozimento de cada um deles. Uma dica para evitar que um fique muito ou pouco cozido é cozinhá-los separados e depois juntar ao final da receita.

Arroz cateto e negro com grão de bico e cebola frita

Ingredientes

  • 3/4 xícara de arroz cateto integral
  • 1/2 xícara de arroz negro
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • Sal
  • 2 colheres (chá) de cominho em pó
  • 1/2 colher (chá) de curry
  • 1 e 1/2 xícara de grão de bico cozido
  • Óleo de girassol (quanto menos melhor!)
  • 1 cebola média cortada em fatias finas
  • 1 colher (sopa) de farinha de arroz integral integral
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • 1 colher (sopa) de coentro picado
  • Pimenta do reino

Modo de fazer

  1. Cozinhar os 2 tipos de arroz separados, já que o tempo de cozimento sera diferente. Refogue cada um deles em um pouco de azeite e acrescente 3 vezes a quantidade de água mais um pouco de sal. Reserve.

  2. Aqueça 1 e 1/2 colher de sopa de azeite de oliva em uma panela, junte o cominho e o curry e logo em seguida o grão de bico e uma 1 pitada de sal. Mexa por 1 minuto, apenas para aquecer o grão de bico.

  3. Aqueça uma fina camada de óleo de girassol em uma panela funda. Passe as tiras de cebola na farinha de arroz e frite em etapas até dourar. Transfira para um prato forrado com papal absorvente. Repita com o restante da cebola.

  4. Misture os dois tipos de arroz com o grão de bico, as ervas picadas e a cebola frita. Corrija o tempero, se necessário. Sirva morno ou em temperatura ambiente.

Arroz cateto e negro com grão de bico e cebola frita

2 comentários sobre “Arroz cateto e negro com grão de bico e cebola frita”

  1. Gabriela disse:

    Parece muito bom! Vou experimentar!
    Essa quantidade serve quantas pessoas?
    Obrigada!

    1. Monica Hering disse:

      Olá Gabriela! Aqui em casa serviu 4 porções, mas esse tipo de quantificação pode ser bem relativa já que depende do tamanho das porções com que cada um está acostumado. Acabo até evitando marcar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *