Doce e sobremesa, Entrada e lanche

Aveia “dorminhoca” com cacau

Aveia "dorminhoca" com cacau

As últimas semanas foram bem agitadas para mim… Terminei o último ciclo de quimioterapia e, apesar de todo cansaço, organizei nossa mudança de volta para São Paulo…

Sol nascendo - Praia de São Marcos - São Luís

Foram quase 5 anos morando em São Luís; acordando e dormindo com o mar bem ali na minha frente, calor e muito vento… Anos em que repensamos muitos hábitos, a começar pelos alimentares! Descobrimos o que é realmente necessário dentro de uma casa, e deixamos de consumir por impulso.

Aveia "dorminhoca" com cacau

Aprendemos o que significa qualidade de vida, buscando sempre manter um ritmo que nos permitisse olhar com atenção tudo que era feito ou vivido. Enfim, um novo olhar para o dia dia de alguém que viveu praticamente toda sua vida em uma cidade com um ritmo enlouquecedor e frenético!

No entanto, nem sempre temos o total controle sobre nossas escolhas. E cá estou eu, de volta à São Paulo. Tendo muita atenção e cuidado ao fazer escolhas no processo de adaptação à cidade.

Aveia "dorminhoca" com cacau

O tratamento segue, agora com a cirurgia como próxima etapa e outros desafios a serem vencidos. A alimentação tem sido um dos maiores trunfos que tenho a meu favor, deixando muitos médicos bem surpresos com a resposta do meu organismo ao tratamento. E uma das receitas que tem feito parte das minhas manhãs é a aveia “dorminhoca”, que preparo na véspera e pode até ser levada na bolsa quando tenho algum compromisso logo cedo!


Aveia “dorminhoca” com cacau

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de aveia em flocos
  • 1 colher (chá) de cacau em pó
  • 1/3 xícara de leite vegetal
  • 2 colheres (sopa) de amêndoas picadas
  • 2 colheres (sopa) de cranberries desidratadas (ou passas, tâmaras)
  • 1 colher (sopa) de coco ralado
  • 1 colher (chá) de manteiga de amêndoa ou amendoim
  • Melado

Modo de fazer

  • Coloque a aveia, o cacau e o leite em um vidro com tampa. Misture, tampe e guarde na geladeira de um dia para outro. Se ficar muito seco, junte um pouco mais de leite.
  • Na hora de servir misture bem e acrescente  a amêndoa picada, o cranberry e polvilhe o coco ralado. Cubra com a colher de manteiga de amêndoa (ou amendoim) e finalize com um fio de melado.

Notas

Quando tenho pronto em casa, junto algumas colheres de iogurte de coco. Se preferir, adoce a gosto.
Aveia "dorminhoca" com cacau

11 comentários sobre “Aveia “dorminhoca” com cacau”

  1. Cintia Takeda disse:

    Monica, encontrei seu site por acaso e adorei a forma com que você descreve sobre seus desafios e suas maravilhosas receitas!

    Parabéns! ❤️

    1. Fico tão feliz quando me falam que gostam das receitas postadas… Obrigada!!!

  2. Maria da Penha disse:

    Mónica, meu nome é Penha, descobri seu blog procurando receitas de alimentação saudável, estou amando, ainda não fiz nenhuma receita mais farei em breve, minha boca está cheia d’água e não vejo a hora de provar essas delícias, muita gratidão no seu compatilhar seus conhecimentos e receitas 🤗🌱🌱

    1. Olá! Não deixe de contar que receitas testou, e se gostou!

  3. maria helena cheirubim dos santos santos disse:

    Olá a paz de Jesus, estou amando a primeira visita, gostei do nome, como está sua saúde. Moro no interior Paraná se sentir falta venha passear em casa, abraços.

  4. Waléria Barbosa disse:

    Boa sorte Mônica! Tudo de melhor e parabéns pela iniciativa do blog; as receitas parecem ótimas, ainda não testamos, mas testaremos! Um abraço!

  5. Acompanho seu blog há pouco tempo. Amo as receitas, o visual das fotos e a leveza com a qual você escreve. Estarei rezando pela sua plena melhora!

  6. Juliana Xavier disse:

    Bom dia com Jesus Monica.
    Já sou sua fã faz algum tempo e suas receitas aqui em casa já são bem conhecidas por família e amigos. Já tinha visto várias receitas desse tipo com aveia,mas nenhuma com cacau, amei.
    Não tinha visto sobre sua mudança e o cÂncer, mas não pude deixar de parar pra lhe dizer que estou orando por você, um grande beijo. Juliana Xavier

  7. Alice disse:

    Obrigada por compartilhar. Amo seu blog, muito boas vibrações para este momento.

  8. Ana disse:

    Olá Mónica
    Desejo que esteja bem. Sou a Ana, vivo em Portugal e “descobri” as suas receitas faz algum tempo. Tenho feito algumas das suas receitas, que são sempre muito saborosas e agradáveis de cozinhar. Confesso que tenho alguma, para não dizer muita 🙂 resistência em interagir com os bloguer,s, mas hoje senti vontade de lhe dar um olá e lhe dizer que sinto um grande carinho, admiração e respeito por si e pela forma como nos oferece toda esta sua experiência de vida. Bem Haja e tudo de bom. Um abraço

    1. Obrigada pelo carinho Ana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *