Almoço e jantar, Entrada e lanche

Berinjela marinada com ervas

Berinjela marinada

A descoberta da vila de Atins (dentro do parque dos Lençóis Maranhenses) em fevereiro deste ano não me saiu da cabeça. Achei aquele lugar tão tranquilo e os dias passados lá me fizeram tão bem, que resolvemos voltar na primeira oportunidade!

Atins abril 2015

Desta vez, encontramos a vila com muita água nas ruas depois das fortes chuvas, comuns nesta época do ano por aqui. Nas nossas andanças tivemos que atravessar poças que iam até os joelhos e se estendiam de um lado a outro das estreitas ruas de areia do Atins. Ir para a praia foi uma aventura em todos os dias!

Atins abril 2015
Atins abril 2015

No entanto, pude confirmar a minha impressão inicial do lugar: a paz mora lá. Conhecemos alguns moradores nativos e outros que adotaram o lugar por puro encantamento (e buscando um modo de vida completamente novo). Tive vontade de morar no Atins ao ouvir relatos de quem tem uma vida com um ritmo completamente diferente, com outra visão do que é viver!

Atins abril 2015

Voltando para São Luís (e ainda sob o efeito da viagem) preparei as berinjelas mais simples e deliciosas deste mundo… Nada como um bom azeite de oliva e ervas frescas! Para esse tipo de receita, gosto de escolher aquelas berinjelas menores, que são muito mais saborosas e chegam a ser quase que um pouquinho doces.

Berinjela marinada

Usar os temperos frescos, recém colhidos, também faz toda diferença no quesito sabor. Usei o tomilho e a salsa porque estavam bem verdinhos na minha horta. Mas vale a pena testar outras combinações. Uma receita como esta é mais uma boa razão para ter um vaso na janela da cozinha, com algumas ervas frescas plantadas!


Berinjela marinada com ervas

Ingredientes

  • 2 berinjelas (ou 3 pequenas)
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • 1 colher (sopa) de tomilho fresco
  • Sal marinho
  • Pimenta do reino moída na hora

Modo de fazer

  • Lave as berinjelas e corte em fatias com aproximadamente 1 cm de espessura. Polvilhe com sal e deixe descansar por uns 15 minutos. Enxague em água fria e seque com papel absorvente.
  • Tempere com sal e pimenta do reino, polvilhe com a salsa, o tomilho, o alho e regue com o azeite. Cubra e deixe marinar por 2 a 3 horas em temperatura ambiente.
  • Leve ao forno preaquecido (180°C) por 40-45 minutos.
  • Retire do forno e vire as fatias de berinjela, regando com o líquido da travessa, ou um pouco mais de azeite. Volte ao forno por mais 15 minutos.
  • Retire do forno e sirva quente ou morno.
Berinjela marinada

2 comentários sobre “Berinjela marinada com ervas”

  1. Maristela Fernandes disse:

    Parece maravilhosa, aprecio muito a sua excelência e simplicidade. É um prazer acompanhar suas receitas.

    1. Monica disse:

      Comida simples pode ser muito boa, não é verdade? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *