Doce e sobremesa

Bolinhas de tâmara e abacaxi desidratado

Bolinhas de tâmara e abacaxi desidratado

Estas bolinhas são uma tentação… É muito difícil você comer uma só! A grande vantagem é que elas são muito saudáveis. Para quem gosta de um docinho no meio da tarde, aproveitando para fazer um pausa no trabalho, recomendo ter na bolsa um potinho com algumas dessas pequenas maravilhas…

Preparar as bolinhas é fácil e rápido. Se suas tâmaras estiverem duras, comece hidratando-as, enquanto prepara o resto. Coloque suas tâmaras em uma tigelinha e cubra com água quente (mas não fervendo) por alguns minutos. Gosto de picar grosseiramente minhas amêndoas, castanhas e até as rodelas de abacaxi desidratado. Assim não forço muito o processador e evito que fiquem alguns pedaços muito grandes nas minhas bolinhas.

Bolinhas de tâmara e abacaxi desidratado

Antes de tirar do processador, teste a consistência da massa. Apertando uma pequena quantidade na mão, ela deve ficar agregada. Em seguida é só enrolar as bolinhas. Garanto que faz muito menos “meleca” do que enrolar brigadeiros! Nem é preciso untar as mãos.

Guardo minhas bolinhas de tâmara em um potinho com tampa na geladeira. Elas duram até uma semana. Caso for levar na bolsa, elas podem ficar fora da geladeira por até um dia. Se achar que a quantidade é muito grande, congele uma parte dentro de um saco plástico. Elas ficam perfeitas por até 3 meses congeladas.

Bolinhas de tâmara e abacaxi desidratado

Bolinhas de tâmaras e abacaxi

Tempo total 30 minutos
Rendimento 20 bolinhas

Ingredientes

  • 1/2 xícara de abacaxi desidratado
  • 1/2 xícara de tâmaras
  • 1/2 xícara de castanha de caju
  • 1/2 xícara de amêndoa
  • 1 pitada de sal marinho

Modo de fazer

  1. Coloque todos os ingredientes no processador e bata até que forme uma massa homogênea (3 a 5 minutos). Se ficar muito seco, junte 1 colher de chá de água (ou um pouco mais).

  2. Retire do processador e forme bolinhas com as mãos. Guarde na geladeira por até 1 semana (ou no freezer por até 3 meses).

Notas

Caso as tâmaras estiverem muito duras, deixe de molho em água morna por alguns minutos para hidratar.

4 comentários sobre “Bolinhas de tâmara e abacaxi desidratado”

  1. ANA LÚCIA disse:

    Olá Mônica. Vi que você está adaptando suas receitas na versão vegana. é um mundo ainda a explorar de sabores,texturas e aromas…Moro em SP Capital. E aqui somos privilegiados por ter muitas opções de compras e lugares para comer…Parabéns.

    1. Monica disse:

      Sim! Estou adaptando as receitas do blog para versões veganas, aos poucos. Nem sempre dá certo, ou fica gostoso… Mas vou caminhando!

  2. Lorena disse:

    Olá Monica, também moro em São Luis, adorei seu blog, ta sendo super útil porque estou em transição para o veganismo, largando proteína animal aos poucos.
    Suas receitas são de babar… e tão originais, muito bem fotografadas (água na boca rsrs).
    Onde encontras mostarda dijon aqui na ilha? E o abacaxi desidratado, vc mesma que fez ou comprou pronto?
    Abraço e parabéns pelo blog, é tudo muito lindo caprichado!

    1. Monica disse:

      Olá Lorena! Que bom encontrar alguém que também mora aqui em São Luís… E que está acompanhando e gostando das receitas publicadas! Muito obrigada… Eu compro a mostarda Dijon na Fribal. E o abacaxi desidratado encontrei na Ponto Natural, na Av dos Holandeses. Mas estou com vontade de testar fazer em casa. Conto depois se der certo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *