Uma das receitas de bolo mais apreciadas (e repetidas!) na minha casa… Ultimamente fiz muitas vezes porque agrega dois ingredientes muito comuns na atual cozinha: banana madura (porque ninguém pode com o calor senegalesco que faz por aqui, muito menos as bananas!) e a castanha do Pará (ou castanha do Brasil) que além de ser encontrada bem fresca em qualquer esquina, tem um preço bem camarada por aqui! O bolo já foi feito com nozes e amêndoas em outras ocasiões, e ficou bárbaro!
Durante muito tempo fiz esse bolo da forma mais tradicional que existe, ou seja, usando ovos, leite e manteiga. E fico muito feliz de poder compartilhar agora uma alternativa que não usa nenhum ingrediente de origem animal, mas tem o mesmo sabor e textura!
Bolo de banana com castanha do Pará
Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo (usei metade de farinha de trigo integral)
- 3/4 xícara de açúcar demerara (ou açúcar mascavo)
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher (chá) de canela em pó
- 1/2 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
- 6 colheres (sopa) de água filtrada
- 1/3 xícara de azeite de oliva ou óleo vegetal
- 1 1/2 xícaras de bananas maduras amassadas (3 a 4 bananas)
- 1/4 xícara de leite vegetal
- 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
- 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
- 1 xícara de castanhas do Pará grosseiramente picadas
Modo de fazer
- Preaqueça o forno (180°C). Unte e enfarinhe uma forma redonda com furo central pequena.
- Coloque a farinha, açúcar, bicarbonato, canela e o sal em uma tigela. Mexa para misturar.
- Misture em uma tigelinha a farinha de linhaça com a água filtrada. Deixe hidratar por alguns minutos.
- Em outra tigela misture o azeite, a farinha de linhaça já hidratada, as bananas amassadas, o leite, a baunilha e o vinagre.
- Junte os ingredientes secos à mistura de banana. Mexa somente até a massa ficar homogênea. Acrescente as castanhas picadas e misture com uma espátula.
- Transfira para a forma. Leve ao forno por 45-50 minutos, ou até que enfiando um palito no centro, ele saia limpo.
- Retire o bolo do forno e coloque sobre uma grade por 10 minutos, antes de desenformar.
Notas
Para uma versão ovolactovegetariana, substitua a farinha de linhaça misturada com água filtrada por 2 ovos.
Anderson Gomes disse:
Olá, posso substituir a farinha de linhaça hidratada por ovos? Se sim, em qual proporção? Uma colher de limão espremido pode substituir o vinagre de maçã? Grato!
Monica Hering disse:
Substitua cada colher de sopa de linhaça por um ovo. E o vinagre pode ser substituído por limão espremido, talvez em menor quantidade… É sempre bom testar enquanto acrescenta o limão!
Gerusa disse:
Esse bolo é maravilhoso! Fiz e ninguém acreditou que fosse vegano. Parabéns pela receita.
Monica disse:
Que delicia saber disso…! É urgente mudar esse conceito (errado!) de que comida vegana não tem sabor. Obrigada!
Drika disse:
Oi Monica, obrigada por me responder.
Eu fiz o bolo e ficou uma delicia, principalmente no dia seguinte que perdeu o cheiro forte da banana (nao morro de amores por banana rsrs). Muito obrigada! Até a proxima.
Drika disse:
Estou curtindo muito seu blog, parabens. Por favor gostaria de saber qual a finalidade do vinagre?
Monica disse:
Obrigada! O vinagre deixa o bolo mais fofinho…