Chucrute ou repolho fermentado

by Monica Hering

E lá se vão algumas semanas no atual estado de isolamento que estamos vivendo. A chegada desse vírus nos trouxe tantas reflexões e dúvidas, que a única coisa que temos certeza é de quase ninguém vai sair desse período como entrou. É um momento que tendemos ficar mais apreensivos, porém também é uma oportunidade para nos apegarmos a coisas que gostamos de fazer, ou ainda, que ensaiávamos começar, mas não tínhamos o tempo necessário.

Para mim, cozinhar sempre foi uma terapia, e agora, mais do que nunca, é a hora em que me desligo das preocupações ao meu redor e me concentro na execução da receita e em ter um prato gostoso pra degustar. Com sorte, esse prato rende maravilhosas sobrinhas para o dia seguinte.

Chucrute ou repolho fermentado

Algo que tem sido um curinga na minha alimentação? Os potes e potes de alimentos fermentados que venho fazendo nos últimos meses. Quem diria que tantos testes de fermentação seriam tão bem-vindos e saboreados com tanto prazer… Agradeço a todo o meu empenho em testar tantas receitas diferentes uma da outra, e em tamanha quantidade!

Os fermentados, além de todos os benefícios dos probióticos, têm a grande vantagem da durabilidade. Mantidos sob refrigeração, podem durar até um ano (ou mais…!). Como comprar alimentos frescos está um pouco mais difícil, é uma forma perfeita de prepará-los e consumir sem receio de que estraguem.

Chucrute ou repolho fermentado

O chucrute (ou repolho fermentado), é uma das receitas mais fáceis de introdução no incrível universo dos fermentados. Basicamente, são dois ingredientes: repolho e sal. A partir da receita básica, o céu é o limite em termos de temperos, ervas frescas e outros legumes que podem ser combinados. Quando se toma gosto, você não para mais de inventar!

Por fim, deixo o meu recado: cuide-se, cuide dos que estão à sua volta. Quando ficar difícil, respire fundo e busque fazer algo que traga um pouco de paz e confiança! E se puder, é claro, fique em casa.

Chucrute ou repolho fermentado

Ingredientes

  • 1 repolho branco (com aproximadamente 1 kg)
  • 1 colher (sopa) de sal marinho (15g)

Modo de fazer

  • Retire as folhas externas do repolho e reserve inteiras.
  • Pique o repolho em tiras finas, retirando a parte central (que é muito dura). Pode ser feito com uma faca bem afiada ou usando o mandoline.
  • Trandsfira o repolho picado para a tigela e polvilhe com o sal. Misture e reserve por 15 a 20 minutos.
  • Massageie bem o repolho com as mãos, até que o repolho comece a soltar água. Faça isso por uns 15 minutos, enquanto o líquido começa a se juntar no fundo da tigela. O repolho vai ficar bem mole e até mudar um pouco de cor.
  • Transfira o repolho para o vidro, em etapas, apertando bem para que não fique ar entre as camadas. Por fim, despeje o líquido que se formou no fundo da tigela.
  • Cubra tudo com as folhas inteiras de repolho reservadas. Coloque um peso, para que tudo fique submerso na água. Pode ser um vidro menor cheio de água, uma tampa de vidro pesada, ou até uma pedra que tenha sido bem higienizada e fervida.
  • Cubra o vidro com um pano limpo e elástico, ou com a tampa do vidro (sem apertar ao fechar, para que os gases possam sair!).
  • Olhe todo dia e cheque se o repolho está submerso, isso é muito importante. Dependendo da temperatura o chucrute vai fermentar mais ou menos rápido. Prove diariamente depois de 3-4 dias e veja quando estiver a seu gosto. Quanto mais tempo ele fermentar, mais ácido vai ficar. Se estiver quente, a fermentação será mais rápida. Quanto mais frio, mais lenta será.
  • Quando estiver no ponto de fermentação ideal para o seu paladar, transfira para vidros menores, tampe e guarde na geladeira. Pode ser guardado sob refrigeração até um ano, mas ficará cada vez mais ácido.
Chucrute ou repolho fermentado

Outras sugestões:

2 comentários

Edilene Barbosa 23 de abril de 2020 - 22:53

Nunca experimentei,mas vou fazer essa semana ainda aproveitando o isolamento e enriquecendo o paladar.Grata por compartilhar.

Responder
mônica 20 de abril de 2020 - 21:04

Lindo e delicioso!!!!!! E vamos pra cozinha!!! Feliz que esteja bem e nos oferecendo boa comida! bjs

Responder

Deixe um comentário