Básica, Dicas

Como fazer manteiga de amendoim

Como fazer manteiga de amendoim

Adoro a sensação de “empoderamento” que sinto quando preparo algo em casa, que normalmente a maioria das pessoas vai no supermercado comprar pronto. Acho que o sabor acaba sendo tão especial, tão gostoso… Por outro lado, além de ser mais barato, fazer a sua manteiga de amendoim em casa garante resultados livres de ingredientes desnecessários como açúcar, óleo em excesso e talvez até alguns conservantes e aromatizantes!

Como fazer manteiga de amendoim

Vou logo avisando que a textura da manteia de amendoim caseira nunca vai ser igual daquela industrializada. Ela não será tão lisinha! Se o amendoim utilizado não estiver muito fresco, ela não vai ficar tão cremosa. Nesse caso, você pode adicionar um pouquinho de óleo para ajudar na “cremosidade”… Eu prefiro não adicionar óleo já que com o passar dos dias ele tende a se separar do restante e ficar na superfície (se isso acontecer, misture bem antes de usar). A cor da sua manteiga também será diferente de acordo com o tipo de amendoim que  estiver usando: o amendoim cru dá esse tom mais clarinho que você vê nas minhas fotos. Quem usa o amendoim torrado consegue um tom mais dourado, no entanto, não terá uma manteiga tão cremosa.

Como fazer manteiga de amendoim

Levar os amendoins ao forno antes de processar aquece os óleos naturais e ajuda na tarefa. Sem dizer que confere um sabor mais intenso. E para a turma que gosta de personalizar e mostrar que é bem criativa, vale adicionar alguns ingredientes no final do processamento como: uma pitada de sal, uma colherinha de canela em pó, um pouco de cacau em pó. Você também pode reservar parte dos amendoins torrados e juntar no processador quando a manteiga estiver quase pronta.

Um pote de manteiga de amendoim em casa pode significar uma série de receitas incríveis nos próximos dias… Que tal um sorvete de banana e manteiga de amendoim, uma barrinha de manteiga de amendoim, cookies de farinha de coco e manteiga de amendoim ou os cookies de manteiga de amendoim e farinha de quinua? Eu adoro preparar para o café da manhã uma tapioca matinal recheada com manteiga de amendoim e fatias de banana aquecidas na frigideira (recomendo que testem em casa!).

Como fazer manteiga de amendoim

Manteiga de amendoim

Ingredientes

  • Amendoim cru sem sal (de preferência sem casca)

Modo de fazer

  1. Aquecer o amendoim em forno baixo por 5 a 10 minutos.

  2. Se o amendoim estiver com casca, tire colocando os amendoins dentro de um pano de prato limpo e esfregando.

  3. Transfira para o processador. Bata até virar um creme, parando a cada 2 ou 3 minutos para raspar as laterais do processador com uma espátula. 

  4. Guarde em vidro esterilizado com tampa, em temperatura ambiente.

Notas

Usei 2 xícaras de amendoim cru, que renderam aproximadamente 1 e 1/2 xícaras de manteiga de amendoim.

Como fazer manteiga de amendoim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *