Entrada e lanche

Creme de tofu com ervas

Creme de tofu com ervas

Esta é a melhor substituição para os famosos cremes de ricota feitos com todos os sabores e cores que se pode ter ideia. Contudo, o creme de tofu tem a grande vantagem de ser um creme que além de saboroso, contém uma boa porção de proteína. Para vegetarianos ou veganos, alimentos ricos em proteínas são sempre bem vindos!

O creme de tofu foi temperado com alho, orégano, salsa e manjericão. Mas imagino que cada um tenha sua combinação de ervas preferida. Ou muitas vezes, as ervas que temos em casa são outras… Nada como adaptar e recriar a receita! O toque da farinha de amêndoa foi essencial para o resultado final. O creme ganhou uma consistência mais firme, textura e um sabor delicioso, como só a farinha de amêndoa é capaz de dar. Ou seja, não dispense a farinha de amêndoa!

Creme de tofu com ervas

Creme de tofu com ervas

Tempo total 15 minutos

Ingredientes

  • 250 g de tofu firme
  • 1/4 xícara de farinha de amêndoa
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 dente de alho bem picado (ou espremido)
  • 1 colher (chá) de orégano seco
  • 2 colheres (sopa) de folhas de manjericão fresco picado
  • 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

  1. Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos. Misture até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Guarde na geladeira.

4 comentários sobre “Creme de tofu com ervas”

  1. Lorena disse:

    Humm, parece ótimo. Sou vegetariana e cortando aos poucos o queijo, então essa receita veio em boa hora pois adorava ricota temperada. Você que fez o tofu ou já comprou pronto? Sabe onde acho aqui em São Luis por um precinho camarada?
    Obrigado pela receita.

    1. Monica Hering disse:

      Olá Lorena! Eu sou suspeita para falar do creme de tofu… adoro! Eu costumo comprar o tofu no Empório Fribal porque é da Ecobrás, que é uma marca certificada (ou seja, usa soja orgânica e não transgênica). Você encontra versões mais baratas no Ceasa, mas não se sabe qual a soja utilizada… Sugiro fazer só de vez em quando, mas usar um tofu com certificação!

  2. Acacia disse:

    Oi Monica, descobri seu site recentemente e já me aventurei em algumas receitas! Estou adorando!
    Me diz uma coisa, essa pasta dura quanto tempo na geladeira?
    Obrigada!!!

    1. Monica disse:

      Que delicia saber que está gostando das receitas! A pasta de tofu dura pelo menos uma semana na geladeira (a minha sempre acaba um pouco antes então nunca testei para saber quanto tempo ela pode durar além disso…)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *