Almoço e jantar

Curry de lentilhas, brócolis e couve-flor

Curry de lentilhas, brócolis e couve-flor

Um prato perfumado pelas especiarias e colorido pelos legumes. Escolha os que você tiver em casa e varie para ter uma receita diferente a cada vez que repetir a receita. O mais importante é deixar os grãos da lentilha de molho por pelo menos 3 a 4 horas, para eliminar os fitatos. Eles dificultam a absorção de nutrientes pelo organismo.

Curry de lentilhas, brócolis e couve-flor

Para esmagar as bagas de cardamomo, abra e esmague bem os grãozinhos. Mas você também pode usar o cardamomo já moído. É um pouco menos perfumado, mas vai dar um pouco de sabor. Fiz com o leite de coco caseiro, só que usei um pouco menos água do que de costume na hora de preparar. Ele ficou um pouco mais grosso, denso.

Curry de lentilhas, brócolis e couve-flor

Ao invés do azeite, usei o azeite de coco babaçu, uma das minhas mais recentes descobertas aqui no Maranhão. Ele é super perfumado e tem um sabor bem marcante. Descobri os óleos e azeites de óleo babaçu através da Eco Brazil, aqui em São Luís. Eles reúnem pequenas cooperativas de mulheres quebradeiras de coco, apoiando e gerando mais negócios para pequenas comunidades do interior do estado. Um trabalho genial, que ainda ajuda a manter a floresta do Babaçu.

Curry de lentilhas, brócolis e couve-flor

Curry de lentilhas, brócolis e couve-flor

Ingredientes

  • 1 xícara de lentilhas
  • 200 g de floretes de brócolis e couve-flor
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (usei azeite de coco babaçu)
  • 1 colher (chá) de curry em pó
  • 1/2 colher (chá) de curcuma
  • 1/2 colher (chá) de cominho em pó
  • 2 bagas de cardamomo esmagadas
  • 1 1/2 xícaras de água
  • 1 colher(chá) de sal marinho
  • 200 ml de leite de coco
  • 1/2 pimentão vermelho cortado em tiras
  • 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
  • Pimenta dedo de moça picada a gosto
  • Folhas de coentro picadas para polvilhar

Modo de fazer

  1. Coloque as lentilhas de molho em água por 2 a 3 horas. Escorra e descarte a água. Lave bem os floretes de brócolis e couve-flor.

  2. Aqueça uma panela grande com fundo grosso. Junte o azeite e refogue a cebola até ficar translúcida. Acrescente o alho e refogue por mais 1 ou 2 minutos.

  3. Coloque o curry, cúrcuma, cominho e cardamomo na panela e misture bem, cozinhando por 1 minuto. Junte as lentilhas escorridas e a água. Deixe cozinhar por uns 10 minutos.

  4. Acrescente o brócolis e a couve-flor, o leite de coco, o pimentão, o gengibre e a pimenta. Cozinhe por mais 10 a 15 minutos, ou até que a lentilha esteja cozida.

  5. Polvilhe coentro picado no momento de servir.

Notas

Sugestão - Sirva acompanhado de arroz.

4 comentários sobre “Curry de lentilhas, brócolis e couve-flor”

  1. Camilla Miranda disse:

    Pensa em uma receita divinamente deliciosa, é esta.

    É de comer de olhos fechados, apenas sentindo o sabor de cada ingrediente.

    Parabéns por cada receita e muitíssimo obrigada mais uma vez por compartilhar cada uma delas. 😘😘😘

    1. Monica disse:

      Obrigada!!!

  2. ANTONIO CESAR AMORA ALIANDRO disse:

    Prezada Monica
    Procurando uma receita com trigo sarraceno encontrei o seu blog. Ótimo blog para quem é vegetariano e mesmo para todos, pois se pode variar muito de ingredientes e receitas. Muito bem escrito, com fotos de primeiríssima qualidade. Muitas receitas interessantes. Só tem uma coisa bastante irritante e desagradável: não se consegue ler ou copiar uma receita porque logo aparece na tela a tal opção para se cadastras no seu blog. Mesmo que a gente se inscreva esse anúncio continua a aparecer cada vez que a gente abre seu blog ou muda de assunto. É muito chata essa insistência… Você não pode imaginar como isso deixa a gente com vontade de sair do blog e deixar de ler suas deliciosas receitas… Deve haver uma maneira do blog reconhecer quem já está cadastrado e parar de interromper a nossa leitura. Poderia rever esse formato e deixar a coisa mais light e muito mais agradável para quem nele navega.
    Um abraço e parabéns pelo seu precioso trabalho.
    Antônio César

    1. mohering disse:

      Olá Antonio! Obrigada por todos os elogios, e por me alertar sobre o pop-up de cadastramento. Ele foi configurado para funcionar de forma bem diferente… Obrigada por avisar! Já estou revisando sua configuração. Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *