Dicas

Guia de Alimentos Regionais Brasileiros

Guia de Alimentos Regionais Brasileiros

O guia de Alimentos Regionais Brasileiros produzido pelo Ministério da Saúde reúne de forma detalhada a diversidade culinária e a variedade de frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, raízes, grãos, temperos e condimentos existentes no Brasil. Nele são apresentadas comidas típicas de cada região brasileira e algumas dicas de como preparar determinados alimentos, ou seja: um verdadeiro dicionário da nossa cultura alimentar!

Além de orientar sobre os tipos de alimentos (suas características e uso culinário), o guia de Alimentos Regionais traz sugestões sobre como preparar e possíveis substituições para as preparações sugeridas, sempre mostrando a diversidade cultural brasileira. Muitos alimentos estão sendo aos poucos esquecidos e desvalorizados. E se pensarmos em termos de resgate e valorização da cultura alimentar brasileira, o patrimônio expresso em receitas tradicionais tem uma importância sem tamanho!

Mais um detalhe: a publicação segue a mesma premissa do Guia Alimentar para a População Brasileira, que recomenda a base da nossa alimentação feita com alimentos frescos e minimamente processados. Indica ainda que sejam evitados os produtos ultra processados.

O guia está disponível em versão eletrônica (free).

4 comentários sobre “Guia de Alimentos Regionais Brasileiros”

  1. Neide Rodrigues Taboada disse:

    Bom dia, Monica!
    Estou maravilhada com as suas receitas. Parabéns!!!
    Você pode me orientar em como adquirir um exemplar do Guia de Alimentos Regionais Brasileiros? Deu falha no carregamento.
    Muito obrigada,
    Neide

    1. Monica disse:

      Obrigada Neide! Tente novamente… Acabo de testar e o link está funcionando!Pode ter sido a internet no momento em que você tentou…

  2. Irene Weber disse:

    Não consegui acessar o guia de Alimentos Regionais Brasileiros na versão eletrônica. Como posso ter acesso a esse guia?

    1. mohering disse:

      Olá Irene! O endereço mudou…Acabei de atualizar! Pode acessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *