Básica, Doce e sobremesa

Iogurte de leite de coco

Iogurte de leite de coco

Adoro iogurte com granola, batido com frutas, em picolés, sobremesas… E o meu preferido é o de coco! Já testei outros, mas acabo sempre fazendo o de coco.

Postei aqui no blog há algum tempo uma receita de iogurte de polpa do coco verde, que é uma ótima forma de aproveitar quando compro a fruta em maior quantidade. Infelizmente nem todo mundo tem o coco verde à disposição… Pensando em quem não mora próximo ao mar resolvi testar uma receita feita com o leite de coco engarrafado (ou o de caixinha).

Iogurte de leite de coco

O ingrediente essencial para conseguir a consistência firme é o ágar-ágar. Para que ele funcione, é preciso ser “ativado” com calor por alguns minutos. Por isso, não diminua o tempo de cozimento na primeira etapa da receita.

E para quem quer o iogurte completo, ainda é preciso incluir o probiótico. Há quem use o Rejuvelac, que é um probiótico vegano feito com grãos germinados e fermentados. Prometo em breve incluir dicas de como produzi-lo aqui no blog. Outra opção é incluir uma cápsula ou sachet de probiótico (procuro me certificar de não haver nada de origem animal na composição). E um detalhe importante: espere o iogurte ficar morno para acrescentar o probiótico!

Iogurte de leite de coco

Iogurte de leite de coco

Ingredientes

  • 1 litro de leite de coco concentrado
  • 1 e 1/2 colher (chá) de ágar-ágar
  • 2 colheres (sopa) de açúcar demerara (opcional)
  • 1 sachet de probióticos

Modo de fazer

  • Dissolva o ágar-ágar em 1 xícara de leite e cozinhe por 5 a 6 minutos (até que comece a engrossar).
  • Junte o restante do leite, misture bem e aqueça somente até que fique morno.
  • Retire do fogo e junte o sachet de probióticos (verifique antes se a temperatura é morna, não pode estar muito quente). Misture bem.
  • Transfira para vidrinhos com tampa. Tampe e deixe em lugar protegido por 6 a 8 horas. 
  • Guarde na geladeira. Consuma em até uma semana.

Iogurte de leite de coco

8 comentários sobre “Iogurte de leite de coco”

  1. Patrícia disse:

    Olá!
    Eu usei goma xantana no lugar do agar agar, e depois coloquei o leite de coco no fogo para esquentar e adicionar o fermento para iogurte… mas acabei deixando ferver. Esperei esfriar e segui os passos restantes, mas o iogurte ficou estranho… amarelado, muito duro… vi em outro site que o leite de coco não pode ferver… será que foi isso que estragou o iogurte?

    1. Olá Patricia! Nunca fiz essa receita com goma xantana… Só com o agar agar. O sachet de probiótico só deve ser adicionado quando a mistura estiver fora do fogo e já morninha, senão perde todo o seu potencial de probiótico. O leite de coco pode ser fervido, utilizo em diversas receitas salgadas, onde ele é cozido por bastante tempo e não há problema! Testa outra vez com o agar agar e me conta como ficou!

  2. Cris disse:

    Oi! Será que é possível guardar uma parte desse iogurte de coco para fazer a leva seguinte sem precisar comprar um novo sachet? Ou seja, como se faz com o iogurte caseiro tradicional (de leite de vaca).

    1. Oi Cris! Tentei fazer isso, mas acho que não deu muito certo… O iogurte de coco começou a oxidar.

  3. Anabela disse:

    Adoro seu blog e as suas receitas . Uma duvida , posso usar leite de coco de lata ou de garrafinha ? Pergunto isto pk vivo UK e aqui so existe de lata ou entao em mercados brasileiros de garrafinha pequena, convem antes deixar de vespera o leite de coco no frigorifico e usar so a parte solida ou usa tudo? Obrigada e felicidades para o blog 🍀😊 Anabela

    1. Pode usar o leite de coco de lata ou de garrafinha. E não é preciso refrigerar…Use tudo!

  4. Edna disse:

    Olá!
    Onde encontrar este sachê?
    Tem algum fabricante ou nomes para indicar e facilitar a busca?
    Grata

    1. Eu uso o Simfort. Encontro em farmácias e lojas de produtos naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *