Básica, Bebida

Leite de amêndoas

Leite de amêndoas

Escolhida por vegetarianos e veganos há muito tempo, o leite de amêndoas é uma opção 100% vegetal de leite. Ultimamente com o aumento de intolerantes a lactose, o leite de amêndoas passou a ser muito mais conhecido e utilizado. Muitas pessoas que não tomam o leite de vaca e também não fazem uso do leite de soja (apesar de ser um leite vegetal) por sofrerem de alergia à soja, ou terem restrições a grãos transgênicos, também adotam a amêndoa.

Conforme comecei a ler sobre alimentos com super processamento, descobri que a pasteurização do leite de caixinha transforma o leite num alimento que pode durar até 4 meses fora da geladeira… Isso me deixou assustada!

Para entender um pouquinho sobre as diferenças entre os processos de pasteurização do leite, vou resumir o que pesquisei. No processo de pasteurização do leite de garrafa, o leite é aquecido até 75°C (em média) por uns 15 segundos e resfriado em seguida. Nesse processo são destruídos micro organismos que podem causar doenças, mas as características e nutrientes do leite são mantidas mais próximas do leite natural. Também permanecem ativos os micro organismos capazes de deteriorá-lo. Ou seja, o leite pasteurizado deve ficar sob refrigeração até ser consumido. Seu prazo de validade é de poucos dias.

Já no processo de pasteurização do leite UHT (temperatura ultra alta, traduzido do inglês) o leite é aquecido até uns 150°C (em média) por poucos segundos (2 a 4 segundos em média). As bactérias maléficas são destruídas, assim como os lactobacilos e provavelmente alguns nutrientes. Existem pesquisas que indicam que esta forma de pasteurização modifica as proteínas, prejudicando inclusive o processo de digestão do leite. Também há a questão da embalagem do tipo tetra-pak que tem um custo de reciclagem alto, causando um impacto ambiental muito grande.

Após ler tantas pesquisas, eu resolvi adotar o uso de leites vegetais, e não correr o risco de consumir um tipo de leite que não estraga fora da geladeira! É certo que muitos dirão que o leite vegetal tem um custo muito mais elevado do que o leite de caixinha. E por isso mesmo, passei a consumir o leite vegetal em menor quantidade do que eu consumia o leite de vaca. Agora priorizo o uso do leite em bolos, sobremesas e outros preparos.

Leite de amêndoas

Leite de amêndoas

Ingredientes

  • 1 xícara de amêndoas cruas
  • 3 xícaras de água filtrada

Modo de fazer

  • Lave as amêndoas e coloque de molho em água de um dia para outro (ou por 8 horas).
  • Escorra a água do molho e coloque as amêndoas no liquidificador. Acrescente a água filtrada e bata por alguns minutos.
  • Coe em peneira forrada com um pano fino, espremendo para extrair todo o leite.
  • Guarde na geladeira. Dura de 4 a 5 dias.

Notas

Opcional – Acrescente 1 colher (chá) de essência de baunilha.
Utilize a amêndoa que ficou na peneira para fazer biscoitos ou bolo. O leite vegetal também pode ser feito com castanha, nozes ou avelãs.

10 comentários sobre “Leite de amêndoas”

  1. Ana Emília da Luz Lobato disse:

    olá,
    o leite de amêndoas não pode ser aquecido? como aquece-lo sem que ele talhe?
    obrigada,
    ana

    1. Monica Hering disse:

      Eu aqueço os leites vegetais sem problema! Só evito ferver (o que nem é necessário!)

    2. Breno disse:

      Tenho notado que o leite de amêndoas é super perecível. Os que tenho feito, mesmo guardado em geladeira depois de pronto, se mantém com o mesmo sabor por, no máximo, 1 dia e meio, depois começa a ficar um sabor de azedo, tipo estragado. Penso que a pasteurização do leite vegetal pode prolongar a durabilidade. Vc tem alguma dica pro leite de amêndoas durar mais? Procuro higienizar bem os recipientes antes de fazer o leite mas mesmo assim não consigo uma boa durabilidade.

    3. Monica Hering disse:

      Olá! Nunca tive esse problema… O leite de oleaginosas costuma durar mais dias na geladeira. A amêndoa que você usou estava guardada por muito tempo?

  2. Ana Almeida disse:

    Olá Mônica! Para fazer leite de Coco, usa água morna certo? Por que para fazer leite de amêndoa e CASTANHA do Pará pode ser temperatura ambiente e não morna?
    Tem diferença?

    1. Monica Hering disse:

      Quando faço o leite vegetal com oleaginosas (amêndoas, castanhas, etc) coloco-as de molho por algumas horas para amolecer. Então não é preciso usar água quente!

  3. Luiz Henrique disse:

    Tenho uma dúvida, se o processo de pasteurização é utilizado para eliminar bactérias, ele também não deveria ser utilizado no leite de amendoas?

    1. Monica Hering disse:

      Não é preciso pasteurizar o leite vegetal! As bactérias que oferecerem risco estão nos alimentos de origem animal.

  4. raylanne disse:

    Olá Mônica, gostaria de saber se é possível fazer iogurte a partir de leite vegano.

    1. Monica Hering disse:

      Sim, já vi iogurte feito a partir de leite de coco, leite de soja, leite de castanha ou amêndoas… Mas ainda não experimentei fazer! Vou anotar na minha lista de receitas a testar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *