Livros

Livro “Alimentação sem carne”

Livro - Alimentação sem carne

Quem acompanha o blog deve ter percebido que nas últimas semanas algumas mudanças vem acontecendo… Só tenho publicado receitas vegetarianas e as receitas ovolactovegetarianas estão “desaparecendo” pouco a pouco. Antes que me perguntem, aviso que serão todas deletadas.

Acho que fui me tornando uma vegetariana devagarinho ! Mas o que andou acontecendo é que nas poucas vezes (ainda no ano passado) em que tentei comer algum tipo de carne, meu organismo não aceitou nada bem. Resultado: passei mal para digerir a proteína animal… Comecei o ano de 2017 disposta a tomar decisões e iniciar mudanças. Fazer a transição também aqui no blog é uma delas. Tenho trabalhado neste projeto todos os dias, fazendo um pouco por dia.

É importante buscar informação

Outras mudanças dizem respeito a buscar maior informação sobre a alimentação sem carne, o que já venho fazendo com uma nutricionista, desde o final de 2016. Tenho lido bastante sobre o assunto e o livro “Alimentação sem carne” do Dr. Eric Slywitch (imagem acima) tem sido muito importante, pelo volume de boa informação. Eu diria que é um guia e tanto para que as refeições de um vegetariano sejam equilibradas e completas.

O canal do Dr. Eric no YouTube é outra fonte incrível de informação. São vídeos curtinhos e em linguagem bem acessível. Além acabar com muitas dúvidas, dá dicas para se alimentar sem carne e com saúde.

O que percebi ao longo dos últimos meses é que a busca por uma alimentação sem carne acaba nos direcionando para o uso e descoberta de novos alimentos, e também combinações bem originais. Algo que nem sempre fazemos quando nos alimentamos com a proteína animal. Tenho aprendido muito sobre novos grãos, sementes e a importância dos alimentos que são fontes de proteína vegetal. Quem der uma olhadinha nas fotos das receitas dos últimos meses vai entender sobre o que estou falando.

Para responder quem ficou curioso pela razão da minha decisão, começo dizendo que sempre tive uma tendência ao vegetarianismo. Como disse acima, a vontade de ingerir carne (que já não era muito grande) praticamente desapareceu! Por outro lado é importante lembrar que eu apoio a campanha da Segunda sem Carne (aqui e na minha coluna do site Ciclo Vivo) há um bom tempo. Acredito que o alto consumo de carne atualmente praticado em todo o mundo não é nada sustentável. E os efeitos disso sobre o meio ambiente são terríveis. Por outro lado, o corpo agradece tal opção alimentar. ​T​enho me sentido cada vez melhor desde que diminuí e depois abandonei o consumo de proteína animal. Por fim (e não menos importante), há a questão da causa animal. Isso porque não é novidade a forma cruel como funciona a indústria ligada à produção de carne…

Abaixo acrescento uma última dica de leitura para quem pensa em iniciar uma alimentação vegetariana, mas ainda tem muitas dúvidas e se sente inseguro. O livro “Virei vegetariano. E agora?” também é do Dr. Eric Slywitch, e tem informações mais voltadas para os novatos no vegetarianismo.

Livro - Virei vegetariano. E agora?

8 comentários sobre “Livro “Alimentação sem carne””

  1. Mônica disse:

    que felicidade!! há um mês(acho) tentei comentar no teu blog e não sei se foi mesmo o comentário. enfim, repito: encontrei seu perfil no pinterest e amei, passei a seguir mas pensava “poxa, seria massa se ela fosse vegetariana e vegana. mas vou seguir pra ir me inspirando e adaptando”…meses depois eu esbarrei com teu blog, fui ler e descobri que vc estava se tornando vegetariana. poxa, fiquei TÃO feliz!! :DDD
    muito bem vinda!!! realmente é um mundo de descobertas, incrível como antes estávamos limitadas na alimentação(fora todo o bem q isso gera). Olha, hoje sou vegana, mas desde que me tornei vegetariana um grupo do facebook que me inspirou bastante e de onde recolhi várias dicas foram os: Troll Ajuda, Ogros Veganos e Veganos Pobres

    boa noite pra ti
    <3

    1. Monica disse:

      Olá! Obrigada pelas dicas. Neste meio tempo já fiz a transição para o veganismo, e me pergunto porque não fiz antes. Realmente é um mundo de descobertas…incríveis e deliciosas!

  2. Roxana disse:

    Ou seja, o conteúdo do “Virei Vegetariano, E agora?” está incluído no livro “Alimentação sem carne? “. O primeiro livro seria uma introdução sucinta e o segundo um aprofundamento? Se comprar o segundo livro, não precisaria do primeiro?

    1. Monica disse:

      Olá Roxana! O livro “Virei Vegetariano, e agora?” é um introdução ao vegetarianismo. Trata de dúvidas muito comuns, dicas para lidar com os familiares, mitos em torno da dieta vegetariana… Já o segundo livro “Alimentação sem Carne” traz orientações para escolher alimentos e montar suas refeições de forma equilibrada.

  3. Cristina Sototuka disse:

    Aqui em casa ainda não temos nenhum vegetariano, mas temos diminuido o consumo de carnes ao mesmo tempo em que aumentamos a variedade (e atratividade!) de pratos vegetarianos. Para isso, seu blog tem sido muito importante. Acho que já é um grande passo!

    1. mohering disse:

      Fico feliz por estar incentivando o consumo de pratos vegetarianos com as receitas do blog. Diminuir o consumo de carne é uma grande mudança!

  4. Suzana disse:

    Que legal saber disso Mônica!
    Também estou no mesmo caminho que você.
    A vontade de comer carne foi diminuindo e o corpo reclamando quando ingeria proteína animal, principalmente carne vermelha.
    Realmente o mundo se abre quando percebemos a quantidade de receitas possíveis e deliciosas sem proteína animal.
    Já gostava do seu blog, agora vou acompanhar mais do que nunca. Rs
    Beijos

    1. mohering disse:

      Você não imagina como fico feliz ouvindo isso! Redirecionar o foco do blog também tem sido uma mudança e tanto… Há momentos em que fico um pouco insegura com a reação dos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *