Conserva e tempero, Dicas

O que é gersal e como preparar o seu

O que é gersal e como preparar o seu
O gersal, que nada mais é do que a junção do gergelim com o sal, é um velho conhecido de quem adotou a macrobiótica ou o vegetarianismo. Ele é feito com uma quantidade pequena de sal, mas acaba tendo um sabor intenso e delicioso por conta do gergelim. Isso faz com que a gente acabe usando muito menos sal do que de costume ao temperar a comida.

O que é gersal e como preparar o seu

O preparo é muito simples e rápido. O importante é utilizar bons ingredientes, como um sal marinho (de preferência grosso) e gergelim fresco. Em contrapartida, os benefícios do consumo de gergelim são inúmeros. Rico em cálcio e outros minerais, ele também é uma boa fonte de proteínas e fibras.

Procure não preparar uma quantidade muito grande e utilizar os seu gersal em até duas semanas. Coloque em um vidro bem tampado. Se possível, guarde ainda em lugar abrigado da luz. Eu uso o meu para temperar saladas, arroz e outros grãos, sopas, cozidos.

O que é gersal e como preparar o seu

Gersal

Porções: 1 vidro pequeno

Ingredientes

  • 1/2 xícara de gergelim (uso o natural)
  • 1/2 a 1 colher (chá) de sal marinho

Modo de fazer

  • Seque o sal por 1 a 2 minutos em fogo baixo usando uma frigideira antiaderente. Transfira para o processador (ou liquidificador).
  • Toste o gergelim na mesma frigideira por uns 5 minutos ou até dourar, mexendo para não queimar. Coloque no processador.
  • Pulse ou processe até virar uma farofa grossa. Espere esfriar completamente antes de guardar em um vidro com tampa

Notas

Prepare uma quantidade que será consumida em uma ou duas semanas, já que o gergelim começa a oxidar após ser processado.

O que é gersal e como preparar o seu

3 comentários sobre “O que é gersal e como preparar o seu”

  1. Chris disse:

    Em primeiro lugar quero parabeniza la pelas receitas maravilhosas e nos ensinar o q pode ser feito. Obrigada!!!
    Qto ao gergelim vc usa para temperar tbm, por ex fazer arroz…posso colocar o gersal no preparo pu só polvilhar os alimentos?
    Eu sempre usei ele polvilhado nas saladas! Sou vegetariana.
    Beijos e sucesso sempre

    1. Monica disse:

      Ôi Chris! Que delicia saber que está gostando das receitas do blog… Eu costumo usar o gersal sempre polvilhado por cima da comida. Até mesmo daquilo que é cozido, como por exemplo o arroz. Beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *