Dicas

O que é uma PANC ou Planta Alimentícia Não Convencional?

O que é uma PANC ou Planta Alimentícia Não Convencional?

Com certeza você passa por algumas PANCs todos os dias e nem percebe. As plantas alimentícias não convencionais estão por todo lado. O que muita gente não imagina é que elas poderiam estar no nosso prato também!

O termo PANC foi criado em 2008 pelo biólogo e professor Valdely Ferreira Kinupp e refere-se a todas as plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis. Podem ser espontâneas, cultivadas, nativas e normalmente são confundidas com gramíneas e ervas daninhas. No entanto, as PANCs apresentam índices nutricionais iguais às hortaliças que estamos habituados a comer. Elas podem ser fontes de vitaminas, fibras, sais minerais que nem sempre vão estar presentes em outros alimentos.

PANCs - Plantas Alimentícias Não ConvencionaisNos últimos anos esse grupo de plantas ganhou relevância na agricultura orgânica por inúmeras razões. Uma delas é porque a diversificação das espécies nas hortas além de equilibrar o meio ambiente também pode auxiliar o controle biológico de pragas. O surgimento espontâneo das PANCs também comprova sua alta resistência. E por fim, existe o aspecto cultural, já que o cultivo dessas plantas preserva e valoriza as espécies de cada região.

Mas antes de sair e começar a colher plantas por aí é importante reconhecer se elas são realmente comestíveis. A pesquisa sobre o padrão de folhagem e o estilo de crescimento pode auxiliar na identificação. Uma das melhores fontes de consulta é o livro “Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) no Brasil” do prof. Valdely Kinupp. O livro apresenta mais de 300 espécies com descrição e fotos. No entanto, quando estiver em dúvida, não coma!

Outra indicação é o “Guia Prático de PANC – Plantas Alimentícias não Convencionais” que apresenta algumas das mais conhecidas espécies e muito adequadas para o cultivo. Conta com figuras que ajudam a identificar as diferentes plantas. O guia foi desenvolvido pelo Instituto Kairós em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e pode ser baixado gratuitamente.

Guia prático de PANC - Plantas Alimentícias não Convencionais


Abaixo você confere algumas das PANCs que costumamos encontrar pelo caminho!

PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais
Capuchinha – as flores e folhas tem um sabor pem picante que lembra o agrião. Experimente em saladas! Dente de leão – Cresce em todos os cantos do mundo. Suas folhas podem ser usadas em saladas, pratos quentes e são ricas em nutrientes e vitaminas. Peixinho da horta – Suas folhas podem ser consumidas empanadas e fritas
PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais
Trevo azedo (ou azedinho) – Bem azedo, lembra limão. Fica perfeito em saladas, sopas, pratos quentes e até em sucos.
PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais
Taioba – É uma trepadeira que se desenvolve em vários tipos de solo e clima. Suas folhas e flores são riquíssimas em fibras e nutrientes. Podem ser refogadas ou usadas cruas em saladas, tortas, pães. Ora-pro-nobis – Uma trepadeira que se desenvolve em vários tipos de solo e clima, sua folhas e flores são ricas em nutrientes e podem ser refogadas, ou usadas cruas.
Dica importante: não consuma plantas que estão em ruas ou locais muito movimentados ou sujos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *