Pão

Pão de centeio com nozes e passas

Pão de centeio com nozes e passas

Pão de centeio é um dos meus pães preferidos… Mas pão de centeio com nozes e passas é mais do que isso! Gosto tanto da combinação, que toda vez que encontro uma receita assim, eu guardo. Muitas acabam sendo bem parecidas, talvez alguma diferença nas quantidades dos ingredientes, ou no modo de fazer. Mas todas são bem vindas à minha coleção!

A receita abaixo pode ser feita sem as passas, ou sem as nozes. Você também pode substituir as passas claras por passas escuras. Já testei fazer com pecans e até com avelãs… Na hora de assar, o pão pode ser moldado e colocado em uma assadeira rasa, ou em uma forma para bolo inglês. Pessoalmente, gosto mais de modelar filões arredondados.

Esse tipo de pão com tantos ingredientes pode ficar bem diferente dependendo das farinhas usadas. Já vi a massa ficar bem úmida grudando nos dedos e em outra ocasião ficar bem seca… Uma dica é não colocar toda a farinha na tigela quando começar a misturar os ingredientes. Reserve 1/2 xícara de farinha de trigo e quando começar a sovar a massa, acrescente na medida do necessário. A massa não deve ficar muito seca!

Me inspirei em uma receita de Marcia Zoladz do livro “Muito prazer: receitas com o máximo de sabor e o mínimo de esforço” e adaptei a receita para que ficasse vegana.

Pão de centeio com nozes e passas

Pão de centeio com nozes e passas

Pão de centeio com nozes e passas
Imprimir

Pão de centeio com nozes e passas

Rendimento 1 pão médio

Ingredientes

  • 1 envelope de fermento biológico instantâneo (10g)
  • 1 xícara de farinha de centeio
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • ¼ xícara de água morna
  • 1 xícara de cerveja morna
  • 1 colher (sopa) de melado de cana
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1/4 xícara de nozes picadas grosseiramente
  • 2 colheres (sopa) de uva passa

Modo de fazer

  1. Misture o fermento com as farinhas de centeio, de trigo e de trigo integral, a canela em pó e o sal. Acrescente a água morna (cuidado para que não esteja muito quente), a cerveja, o melado e o azeite de oliva. Mexa com uma colher de pau até ficar no ponto de amassar.

  2. Sove a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha por 10 minutos, ou até que fique elástica. Coloque em uma tigela untada, cubra com um pano limpo ou filme plástico.

  3. Deixe crescer em lugar protegido por 50 minutos ou até dobrar de volume (em lugares frios pode demorar um pouco mais).

  4. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e abaixe-a afundando a mão no centro. Abra com os dedos até ter um formato retangular. Espalhe as nozes e as passas sobre a massa. 

  5. Dobre a massa 2 ou 3 vezes sobre ela mesma e transfira para uma forma de bolo inglês, untada e enfarinhada (ou uma assadeira rasa). Deixe crescer em lugar protegido até dobrar de tamanho (cerca de 40 minutos). 

  6. Asse em forno pre aquecido (180°C) por uns 30 minutos, ou até dourar ligeiramente.
  7. Espere esfriar completamente sobre uma grade antes de cortar e servir.

[mailerlite_form form_id=11]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *