Pão

Pão de talos e folhas

Pão de talos e folhas

Vocês já repararam na quantidade de alimentos descartados enquanto estamos cozinhando? Não é nada difícil encher a lata de lixo com talos e folhas no dia em que faço minhas compras na feira, pois aproveito para guardar legumes e verduras limpos e algumas vezes, pré cozidos.

Comecei a procurar alternativas para consumir esse descarte todo, já que são partes das verduras que também contém nutrientes e podem dar sabor a outros pratos! Uma das alternativas foi esta receita de pão, na qual usei talos e folhas de brócolis, talos de espinafre e a parte verde do alho poró. Por não ser a “parte nobre” desses vegetais, normalmente teriam ido para o lixo… Na verdade, essas partes dos alimentos são mais conhecidos como “resíduos”. Mas são 100% comestíveis!

Pão de talos e folhas

Guardei os talos e folhas limpos em sacos plásticos na geladeira até o momento de fazer o pão. O preparo deles foi extremamente simples e rápido: piquei e cozinhei em água fervente até ficarem macios. Depois de cozidos, foram processados com parte da água do seu cozimento e utilizados na massa do pão.

A textura do pão ficou ótima e seu sabor teve um “upgrade” em relação a um pão simples. O meu pão tinha aroma e gosto de brócolis bem pronunciado, mas esse sabor com certeza será diferente a cada pão, dependendo dos talos e folhas que forem usados. É até interessante buscar combinações bem criativas!

Pão de talos e folhas

Pão de talos e folhas

Que tal aproveitar todas aquelas folhas e talos que normalmente vão para o lixo ou para a composteira e fazer um pão como esse?

Ingredientes

  • 2 xícaras de folhas e talos picados folhas de brócolis ou beterraba, talos de brócolis ou espinafre, parte verde do alho poró
  • 3 colheres (sopa) de óleo vegetal ou azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) de sal
  • xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico instantâneo (1 envelope)

Modo de fazer

  • Cozinhe os talos e as folhas em água até ficarem macios. Escorra e reserve a água do cozimento.
  • Bata no liquidificador ou processador as folhas e talos com 1 xícara da água do cozimento. Junte o óleo, o açúcar e o sal e bata até ficar homogêneo.
  • Coloque a farinha e o fermento em uma tigela grande e misture. Adicione a mistura de folhas e talos e mexa até formar uma bola.
  • Sove por 5 a 10 minutos até desgrudar das mãos em uma superfície lisa, limpa e enfarinhada. Cubra e deixe crescer em um lugar protegido por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
  • Preaqueça o forno (200°C).
  • Abaixe a massa para tirar o ar e molde no formato desejado. Coloque em forma untada com óleo e deixe crescer novamente em lugar protegido até que dobre de tamanho.
  • Asse por 30 a 40 minutos, ou até que esteja firme e dourado. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar completamente sobre uma grade.

Notas

Para uma versão semi integral, substitua metade da farinha por farinha de trigo integral.

Pão de talos e folhas

8 comentários sobre “Pão de talos e folhas”

  1. Leonardo disse:

    OI!!
    Já vi sopas com esses talos, folhas e cascas. Ficam ótimas.
    E aquelas folhas de cabos de beterrabas e cenoura, por exemplo, além dos talos e algumas cascas; será que tem uma forma de aproveitá-los, também?

    1. Monica Hering disse:

      Sim! Com pesquisa e criatividade a gente aproveita tudo!

  2. Magali disse:

    Fiz a receita com talos e folhas de beterraba, ficou espetacular! Obrigada por compartilhar

    1. Monica Hering disse:

      Acho que a cada combinação de talos e folhas temos um pão diferente, não é mesmo? O melhor é aproveitar todas essas sobras, e nunca mais descartá-las!

  3. Vinicius Lima disse:

    Ótima receita!
    Tu acha que daria pra usar farinhas low-carb, tipo de amêndoas, linhaça, etc?

    1. Monica disse:

      Muda completamente a receita… Na falta da farinha de trigo (e do glúten), como o pão já não leva ovos por ser vegano, você teria que acrescentar outros ingredientes para dar “liga”…!

  4. ana disse:

    Olá! Adorei a receita, mas gostaria de substituir o trigo pela farinha de arroz. Será que consigo?

    1. Monica disse:

      Olá Ana! Provavelmente você vai precisar de algo para deixar o pão fofo e também a massa mais úmida… O ingrediente mais usado para isso é a goma xantana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *