Doce e sobremesa

Pudim rápido de tâmara e banana

Pudim rápido de tâmara e banana

Estivemos por alguns dias em Santo Amaro do Maranhão junto com nossa filha, que veio passar o Natal conosco. Como sempre estar neste lugar incrível é perfeito para recarregar as energias! Santo Amaro estava bem tranquila, os turistas só começam a chegar para o Ano Novo. As lagoas nesta época também estão secas, ou seja: não há muito que fazer, a não ser ler e descansar bastante!

Natal 2017 - Santo Amaro do Maranhão
Natal 2017 - Santo Amaro do Maranhão

Ficamos na pousada de sempre, que já nos conhece e nos cede um pedacinho da cozinha para preparar nossa comida. Guardam aquilo que trago de São Luís na geladeira, me emprestam panelas e cedem temperos fresquinhos da horta da pousada. No dia de Natal éramos os únicos hóspedes, o que significa que fomos paparicados e até aula para o pessoal da cozinha eu dei!

Natal 2017 - Santo Amaro do Maranhão
Natal 2017 - Santo Amaro do Maranhão

Foram dias tranquilos, de muitas caminhadas, leitura (e soneca) na rede, muita conversa, e um pôr do sol delicioso na beira do rio que fica no fundo da pousada. Toda simplicidade e união que a data merece! É algo que já fizemos em muitas outras ocasiões ao longo da vida de nossa filha… Viajar para um lugar distante e tranquilo, longe da loucura de compras e comida em escala exagerada que costuma ser o Natal. Ficamos juntinhos, conversamos bastante, preparamos nossas refeições e sentamos para comer com toda tranquilidade e mais conversa!

Pudim rápido de tâmara e banana

Gosto da simplicidade em minha vida! Acho que ela pode ser tão charmosa e acolhedora… O pudim rápido de banana com tâmara é um desses exemplos de como algo tão simples pode ser extraordinário. E ainda dá para impressionar com um prato ou sobremesa desses, sem ficar horas na cozinha e sem ter muito trabalho!

Pudim rápido de tâmara e banana

Sobrou banana na fruteira? Imagino que com o calor que tem feito isso não é difícil acontecer… Junte algumas tâmaras no processador e leve o creme ao forno. Quando tirar do forno, polvilhe um pouco de amêndoas picadas ou em lâminas. Pronto! Sua sobremesa está pronta…

A proporção para este pudim rápido é de uma banana madura para cinco tâmaras, e rende duas tigelinhas. Eu usei as tâmaras Medjool, que são mais macias e carnudas. Se usar as tâmaras comuns, deixe-as de molho em água quente ou morna de 15 a 20 minutos antes de processar junto com a banana.

Pudim rápido de tâmara e banana

Pudim rápido de tâmara e banana

Porções: 2 porções

Ingredientes

  • 1 banana madura
  • 5 tâmaras sem caroço
  • Açúcar mascavo ou melado, a gosto (opcional)
  • 1 colher (sopa) de amêndoas picadas ou em lâminas

Modo de fazer

  • Preaqueça o forno (180°C).
  • Coloque a banana, as tâmaras e o açúcar (se for usar) no processador. Bata até virar um creme.
  • Coloque em tigelinhas refratárias. Polvilhe as amêndoas em lâminas (ou picadas).
  • Leve ao forno por uns 15 minutos, ou até a superfície ficar firme.
  • Sirva quente ou morno.

Publicado por Monica Hering

Gosto de comida simples e saudável, feita com ingredientes naturais, sem super processamento e com gosto de comida de verdade. Sou adepta da alimentação baseada em vegetais (ou plant-based).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *