Legume e grão

Quinua com cogumelos

Quinua com cogumelos

Sempre tem alguém que me pergunta do que sinto falta depois que mudei para o Maranhão ou onde mais tive dificuldade para me adaptar… Algumas das perguntas comuns que todo mundo que muda para um lugar um tantinho distante costuma ouvir.

Apesar de ter aspectos bem diferentes, a vida em São Luís é tranquila e não faz com que a gente sinta saudades de muita coisa de São Paulo (onde morei antes de vir para cá). Mas no quesito alimentação, nem tudo foi (ou continua sendo) tão fácil. Por um lado, estou conhecendo novos alimentos, novas frutas, novas verduras e novos temperos. E isso é muito gostoso e motivador. Mas por outro, é tão difícil não sentir saudades de alguns ingredientes que sempre gostei e que por aqui são caros, ou nem aparecem.

Quinua com cogumelos

Os cogumelos são um dos ingredientes dos quais sinto muita – muita falta! Aquela variedade de cogumelos de todos os tamanhos e formatos possíveis, com sabores bem definidos e textura macia. Em São Luís aparecem algumas bandejinhas de cogumelos de vez em quando. São tão caros que só compro em datas especiais, para justificar o gasto! Mas tenho que confessar que o sabor deles quando chegam aqui, nem sempre é o esperado. Acho que viajam tanto, que chegam com textura de borracha e gosto de nada!

Me acostumei a usar os shitakes desidratados que habitam a prateleira de ingredientes orientais no supermercado. E tenho que reconhecer que eles não deixam a desejar. O mais importante é hidratar em água quente por meia hora, para que eles fiquem macios. A maior e principal dica é usar a água onde eles foram hidratados. Passe por um filtro ou peneira bem fininha e use para cozinhar. Na receita abaixo utilizei para cozinhar a quinua.

Quinua com cogumelos

Imprimir

Quinua com cogumelos

Ingredientes

  • 50 g de shitake desidratado (ou uma bandeja de cogumelos frescos)
  • 1 xícara de grãos de quinua
  • 2 xícaras de água
  • Sal marinho e pimenta do reino
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho espremido ou picado
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva + para regar
  • 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha fresca picada
  • 1/2 xícara de queijo vegetal ralado bem fino (usei queijo de castanha de caju)
  • 2 colheres (chá) de suco de limão
  • 2 colheres (sopa) de sementes de girassol ou abóbora (para polvilhar)

Modo de fazer

  1. Hidrate os cogumelos em água quente por uns 30 minutos (se for usar o desidratado). Tampe ou cubra com um pano. Coe e reserve a água do cozimento.

  2. Retire os talos (são muito duros!) e pique em pedaços.

  3. Se for usar os cogumelos frescos, limpe com um pincel e pique os maiores.

  4. Enquanto isso cozinhe a quinua com a água e 1 pitada de sal, até a água secar e a quinua ficar macia.

  5. Refogue a cebola no azeite até começar a dourar. Em seguida coloque o alho e os cogumelos. Tempere com um pouco de sal e mexa bem. Refogue por alguns minutos.

  6. Acrescente a salsa e a cebolinha e retire do fogo.

  7. Quando a quinua estiver cozida retire do fogo e afofe com um garfo. JUnte o queijo ralado e misture. 

  8. Junte os cogumelos com a quinua, misture delicadamente e tempere com o suco de limão, um fio de azeite, sal e pimenta do reino. Polvilhe as sementes e sirva em seguida.

Notas

Use a água em que hidratou os cogumelos secos para cozinhar a quinua.

Quinua com cogumelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *