Legume e grão

Risoto de taioba com banana da terra

Risoto de taioba com banana da terra

Como moro em apartamento e num bairro bem próximo à praia, nunca encontrei PANCs pelo meu caminho… Por aqui, só encontro plantas que vivem nas dunas e, sinceramente, não conheço as possíveis Plantas Alimentícias não Convencionais (ou PANCs) que nascem em terrenos arenosos.

No entanto, incentivei o nosso fornecedor de verdura orgânica a testar o plantio de algumas PANCs mais conhecidas. A primeira testada (e que pelas fotos dá para ver que teve um resultado lindo) foi a taioba. Passei a comprar alternando com as folhas de couve na minha cesta de orgânicos e já estou totalmente apegada!

Risoto de taioba com banana da terra

Descobrir o universo desses alimentos não convencionais tem sido um novo desafio e tem rendido muitas pesquisas. Apesar de existirem milhares de espécies de plantas alimentícias não convencionais, estou me dando conta de que mesmo quem vive aqui na região não conhece os tipos locais. Ou conhece, mas não tem o hábito de consumir no dia a dia.

A receita abaixo com as folhas de taioba foi adaptada a partir de uma da Bela Gil e outra da Carla Soares (Outra Cozinha). Fiz uma mistura das duas receitas e o resultado ficou simplesmente incrível!

Risoto de taioba com banana da terra

Risoto de taioba com banana da terra

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz arbório (usei arbório integral)
  • 1 cebola picada
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 4 a 5 xícaras de caldo de legumes
  • 2 a 3 bananas da terra cortadas em rodelas
  • 4 folhas de taioba picadas em tiras finas
  • Raspas de limão siciliano
  • Queijo vegetal ralado grosso (usei queijo de castanha de caju)
  • Sal e pimenta do reino

Modo de fazer

  1. Aqueça o caldo de legumes.

  2. Em uma panela com fundo grosso, refogue a cebola no azeite até ficar translúcida. Junte o arroz e misture bem. Coloque o vinho branco e cozinhe até evaporar.

  3. Comece a juntar o caldo de legumes, uma concha de cada vez, esperando o líquido ser absorvido. Junte parte da banana picada e misture. Ela vai desmanchar aos poucos, durante o cozimento.

  4. Junte o restante da banana no final do cozimento, quando o arroz estiver quase no ponto certo. Em seguida as folhas de taioba picadas. Tempere com sal e pimenta e as raspas de limão.

  5. Finalize com o queijo ralado e desligue o fogo. Tampe e espere 2 a 3 minutos antes de servir.

Notas

A taioba pode ser substituída por folhas de couve. As bananas podem ser substituídas por 1 xícara de cogumelos Paris frescos. 

Risoto de taioba com banana da terra

2 comentários sobre “Risoto de taioba com banana da terra”

  1. Flavia Franco disse:

    Amo taioba e tenho no meu quintal. Até o momento, o único jeito que comia era refogada como a couve. Vou testar essa receita. Muito obrigada.

    1. Monica disse:

      Tenho certeza de que vai adorar Flávia! Estou testando outras receitas com a taioba…Espero postar novidades em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *