Almoço e jantar, Salada

Salada de feijão fradinho e cenoura

Salada de feijão fradinho e cenoura

Este ano foi marcado pela descoberta de um lugar incrível dentro do parque dos Lençóis Maranhenses: a pequena vila de Atins. Lá na pontinha, junto ao mar, descobrimos essa vila de pescadores que está se tornando em um dos lugares mais visitados por quem está em busca de vento e tranquilidade.

Atins ano novo
Atins ano novo

Resolvemos que Atins seria perfeito para começar o ano novo, e ainda convidamos um casal de amigos que estava ansioso para conhecer o lugar, depois de tanto que falamos como havíamos adorado estar lá.

Atins ano novo

Nesta época do ano já é certo pegar muita chuva aqui no Maranhão. Fomos preparados para aproveitar o que fosse possível da praia e descansar bastante! Isso sem falar na festa que estava programada na pousada onde temos ficado quando estamos por lá. E como sempre, o Atins não decepcionou… Apesar de ficarmos surpresos de como o turismo aumentou desde a última visita.

Atins ano novo

Aproveitei para ler muito, descansar e curtir a rede na varanda do meu quarto… Nada como começar o ano com a bateria totalmente recarregada! E com muita vontade de conhecer cada vez mais os cantos lindos dentro dos Lençóis. Voltando para São Luís resolvi começar o ano novo na minha cozinha com uma deliciosa salada.

Salada de feijão fradinho e cenoura

A salada do dia a dia não precisa (e nem deve!) ser sempre igual ou sem graça… Incluir grãos ou leguminosas é uma forma de transformar sua salada em uma refeição completa. O feijão, a lentilha e o grão de bico, por exemplo, podem ser uma boa fonte de proteína.

Salada de feijão fradinho e cenoura

Para preparar sua salada com leguminosas, não as deixe depois de cozidas em temperatura ambiente por muito tempo, esperando que esfriem. O risco de contaminação é igual a qualquer outro alimento. Coloque na geladeira enquanto esfria, e tempere com um molho que tenha algo ácido antes de servir.

Para reduzir os fitatos, responsáveis por desconfortos, deixe o feijão de molho de um dia para outro em bastante água. Antes de cozinhar, descarte a água.

Salada de feijão fradinho e cenoura

Salada de feijão fradinho e cenoura

Ingredientes

  • ½ xícara de grãos de feijão fradinho (ou 1 xícara de feijão fradinho cozido)
  • 1 cenoura ralada no ralo grosso
  • ½ cebola bem picada
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • 2 colheres (sopa) de coentro picado (ou cebolinha)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • Suco de 1/2 limão
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

  • Escolha e lave o feijão. Coloque de molho por 8 horas (ou de um dia para o outro). Descarte a água do molho.
  • Cozinhe na panela de pressão com água suficiente para que o líquido cubra o feijão. Quando a panela começar a chiar, conte 10 minutos e desligue a panela. Na panela comum vai demorar uns 30 a 35 minutos.
  • Retire a panela do fogo e drene a água do cozimento. Coloque o feijão em uma peneira e passe por água fria. Espere o feijão esfriar completamente.
  • Coloque todos os ingredientes da salada em uma tigela e tempere com sal, pimenta, o suco de limão e o azeite de oliva. Misture com cuidado para não desmanchar os grãos de feijão.
  • Sirva em temperatura ambiente ou leve à geladeira até o momento de servir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *