Na cozinha

Segunda sem carne

Vegetais e frutas - Segunda sem Carne
Reprodução – Google

A partir de amanhã, segunda feira, o blog vai apoiar a campanha Segunda sem carne… O projeto propõe a conscientização sobre o impacto que o consumo de produtos de origem animal tem sobre o planeta, a sociedade, a sua saúde e a própria forma como são criados os animais…

A ideia da campanha lançada em 2009 é tirar a carne do cardápio pelo menos um dia por semana e refletir sobre os benefícios de uma forma de alimentação muito mais ética, saudável e ambientalmente responsável.

Segunda sem Carne

Pelas pessoas: porque a dieta sem carne favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas.
Pelos animais: porque os animais merecem todo o nosso respeito. A maioria dos animais criados para produzir alimentos sofre com confinamento intensivo, privação de comportamentos naturais básicos, aceleração química do crescimento e outros abusos.
Pela sociedade: porque hoje no nosso planeta um bilhão de pessoas passa fome. As carnes e outros produtos de origem animal são uma fonte de alimento ineficiente porque demandam um grande volume de recursos naturais, que seriam melhor aproveitados na produção de alimentos vegetais, voltados para a alimentação do ser humano.
Pelo planeta: porque o padrão atual de consumo de carnes, laticínios e ovos demanda volumes muito grandes de energia, terra e água. E causa impactos ambientais como contaminação e emissões de gases responsáveis pelas mudanças climáticas.

Os alimentos de origem animal só integram um cardápio saudável se for um consumo moderado. No Brasil, o consumo de carne não é nem de longe moderado! Que tal aproveitar a segunda sem carne para comer de forma mais leve, principalmente depois dos excessos do fim de semana? E ainda descobrir novos sabores…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *