Quem cozinha

by Monica Hering
Monica Hering

Minha jornada em busca da comida de verdade…

Antes que você pense que este é somente mais um blog de receitas para uma alimentação saudável, já aviso que a proposta aqui é um pouco diferente. Começo com uma pergunta. O que você acha que é comida de verdade? Como ela é feita?

A proposta do blog

Minha meta é repensar o ato de cozinhar analisando quais são as melhores escolhas de ingredientes, mas não por seu valor nutricional ou dietas que eles atendem. Trata-se de escolher os ingredientes refletindo sobre a forma como chegaram às suas mãos, e na quantidade de processamento que sofreram. Os itens que usamos diariamente na cozinha passaram a sofrer muitas transformações dentro da indústria alimentar. Alguns chegam a não ser reconhecidos como “comida de verdade” quando analisamos seus rótulos!

As receitas do blog são, de modo geral, muito simples de fazer. Procuro usar ingredientes fáceis de encontrar, e de preferência, aqueles que normalmente temos na dispensa. Meu foco está em alimentos in natura, grãos integrais, frutas, legumes e vegetais. O aproveitamento integral dos alimentos é uma das minhas metas, evitando qualquer tipo de desperdício.

Um pouco da minha história

Comecei a cozinhar cedo e sempre gostei! Acreditava inclusive até pouco tempo atrás que sabia “cozinhar muito bem”, apesar de nunca ter feito cursos na área… Depois de algumas mudanças bem radicais na minha vida durante os últimos anos, acabei tendo tempo para repensar o que significa cozinhar e todos os detalhes envolvidos. Posso dizer que agora estou aprendendo a cozinhar!

Trabalhei muitos anos com patchwork em São Paulo e em 2014, após uma oportunidade de testar outro modo de vida, me mudei para São Luís, no Maranhão. Mas não foi uma mudança com caixas e móveis… Deixei minha casa montada para trás! Foi uma mudança com “mala na mão” e vida nova em um apartamento semi mobiliado, com uma cozinha minúscula que inicialmente contava com um fogão e uma geladeira!

Monica Hering

Inevitável a dorzinha de desapegar de tantos acessórios, louças e panelas, sem falar na estante repleta de livros de receitas, todos colecionados ao longo da vida… Mas sempre existe o lado bom das mudanças. No meu caso, foi aprender a viver com muito menos do que sempre achei que precisasse, e descobrir que é possível fazer coisas incríveis assim. A simplicidade acaba sendo um caminho para criar mais e improvisar (muito!). E as reflexões acabam sendo muito mais profundas e abrangentes…

Depois de quase 5 anos no Maranhão aprendi a pesquisar alimentos regionais, visitar mercados locais e consumir o que está perto. Hoje analiso os rótulos dos ingredientes antes de levar qualquer um para casa. Por fim, aprendi a adaptar muitas receitas, porque nem sempre temos em casa (ou por perto) aqueles ingredientes que as receitas indicam.

Monica Hering - Sabático

Ter vivido um período “sabático” me fez rever conceitos. Adquiri novas habilidades e busquei equilíbrio emocional a partir de novas escolhas. Postar essas experiências aqui é minha forma de compartilhar o que venho descobrindo nessa jornada, principalmente sobre o que entendo por “comida de verdade”.

Sejam bem vindos à minha cozinha!

100 comentários

Maria Helena Lynch Steed 9 de abril de 2020 - 23:03

Navegando pelo Pinterest encontrei seu blog e quase não acreditei que se tratava de vc Mônica,.minha professora de patchwork por tantos anos. Sempre te acompanhei e, no Maranhão, o Cozinhando como Antigamente, tendo feito varias receitas suas. Agora vou acompanha-la aqui ,tentando já ha algum tempo mudar de hábitos alimentares e tendo você como inspiração. Foi um prazer encontrá-la!

Responder
Monica Hering 10 de abril de 2020 - 17:35

Que delicia te reencontrar por aqui Maria Helena! Tenho certeza de que vamos trocar muitas ideias sobre comida…

Responder
Priscilla Campos 1 de abril de 2020 - 16:13

Fiquei muito feliz em encontrar vc por aqui, vc faz parte da minha história com o Patchwork, adorava seu blog, ateliê. Agora vou acompanhar aqui, outro assunto que tbem adoro! Vc foi minha inspiração no Patchwork. Grande beijo.

Responder
Monica Hering 1 de abril de 2020 - 17:36

Olá! Que delicia saber que estamos nos reencontrando, agora pela comida!

Responder
Mariangela Portela da Silva 19 de março de 2020 - 11:51

Mônica, acompanhei seu trabalho há alguns anos, tinha outro nome, e depois virou Santo legume.
Sempre admirei seu capricho estético, e qualidade das receitas.
Lindas imagens escolheu para eta apresentação.
Está no maranhão ainda?
Apareceu um endereço de Ibiúna…
Parabéns pelo blog. Lindo trabalho.

Responder
Monica Hering 19 de março de 2020 - 14:48

Sim…o blog mudou para Santo Legume depois que mudei minha alimentação. Voltamos para São Paulo por conta do meu tratamento. Mas sinto muita saudade do Maranhão!

Responder
Teresa Candido 13 de fevereiro de 2020 - 19:18

Gratidão minha querida!

Responder
Dilma Dias 10 de fevereiro de 2020 - 17:14

Fantástica Mônica . Você realmente nos passa paz, tranquilidade e desapego. Continue nos ajudando com suas dicas de saúde e acima de tudo, de bem viver!

Responder
Ricardo 9 de janeiro de 2020 - 10:48

Olá Monica,
Tudo bem? Estou deliciado em conhecer seu site, tenho vontade de experimentar e fazer todas as receitas!
Obrigado por seu trabalho!
Beijos

Responder
Fabíola 2 de dezembro de 2019 - 11:11

Mônica tudo bem!
Adorei seu blog, parabéns imenso pela sua dedicação e por compartilhar.
Esses dias vi uma receita de tomate assado eu acho. Onde você dizia que era um coringa na cozinha e sempre fazia em grandes quantidades de tomates.
Não estou encontrando….
Foi retirada do blog ou eu me confundi será?
Poderia me ajudar?
Gratidão!

Responder
Monica Hering 2 de dezembro de 2019 - 14:13

Olá! Antes de mais nada…obrigada por seu carinho! A receita do Molho de tomate assado continua no blog, o link é:
http://www.santolegume.com.br/molho-de-tomate-assado/
Um grande abraço

Responder
Terezinha 8 de agosto de 2019 - 09:53

Bom dia Mônica.
fiquei encantada com sua história e muito impressionada com os detalhes e a sutileza com que realiza tudo com tanto carinho. Sua iniciativa nessa área nos traz o prazer de conhecer além dessa história linda de vida, o de comer bem, e isso nos reflete poderes internos enormes, e uma sabedoria inigualável para começar uma vida nova e repassar belas experiências. Como disse, estou encantada com tanta coisa gostosa, e já incubi minha neta de 13 anos, a pôr a mão na massa em suas receitas, porque ela tem mais tempo e adoora cozinhar. Tenho certeza que vou amar cada mastigada, rs rs rs,
Querida Mônica, é um enorme prazer poder deixar meus singelos votos de muuuita felicidade e muito mais prazer em nos ensinar a comer, um grande beijo e enorme abraço.

Responder
Luciana Kalil Santos Karpowicz 2 de agosto de 2019 - 14:08

Que alegria encontrar tantas receitas e histórias pessoais recheadas de amor e simplicidade. Tenho uma caminhada longa na alimentação saudável e cheguei até teu blog por causa da Moqueca de Banana, vou fazer hoje para meus cunhados que são vegetarianos, tenho certeza que irão amar. Gratidão por compartilhar conosco receitas e histórias de vida tão cheias de vida.

Responder
Maria Anunciada de Oliveira costa 25 de julho de 2019 - 02:49

Mônica, você é inspiração. Tão singela sua forma de escrever, desnudando a alma em cada palavra. Por isso acredito na bondade, no amor, na fraternidade. E que somos os únicos responsáveis pelas buscas que nos possibilitarão ser livres das amarras do ego. Gratidão pela luz que transmites nesse espaço.

Responder
Monica Hering 26 de julho de 2019 - 14:57

Agradeço o seu carinho!

Responder
MARIA ILDA NOGUEIRA SILVA 24 de julho de 2019 - 12:03

Bom dia, Mônica! Conheci seu blog através da minha filha Cibele que o recomendou, pois ela já há algum tempo vem comendo “comida de verdade” é comida mais saudável. Minha filha mais nova, Vitória, é vegetariana e senti necessidade de fazer umas comidas mais gostosas e cheias de nutrientes, inicialmente para ela, mas acabei aderindo a essa forma mais leve e mais bonita de comer. Gratidão por nos presentear com receitas tão maravilhosas.

Responder
RACHEL 19 de julho de 2019 - 15:17

Encantada com sua história e sua energia. Um verdadeiro tesouro esse blog. Muito sucesso e saúde!

Responder
Edna Aparecida Rodrigues 13 de fevereiro de 2019 - 21:32

Monica boa noite, casualmente vi uma receita sua no face e achei muito boa por ser minha forma de me alimentar com legumes e vegetais. Não sou vegetariana mais não gosto muito de carnes, entrei no seu perfil e me vi em vc, fiquei muito emocionada e chorei por ver essa pessoa que enfrenta desafios em busca de um ideal na vida. Uma hora eu vou encontrar essa coragem e fazer o mesmo. Parabéns

Responder
Camila Portela 8 de abril de 2019 - 03:20

POR DEUS… Eu estou completamente encantada com este espaço de trocas, resolvi recentemente mudar minha alimentação e isso aqui foi um impulso enorme para mim, obrigada o seu trabalho é lindo!

Responder
Neto Gonzaga 27 de janeiro de 2019 - 16:34

Corajosa e determinada. Parabéns. Muito legal de sua parte em compartilhar com a gte. Grato. Abraço. Neto.

Responder
Ana Maria Carmona 3 de julho de 2019 - 17:53

Monica, minha querida Monica…eu já te admirava nos tempos do patchwork. Agora, admiro muito mais e torço muito pelo seu “sucesso pessoal”. Sinto saudades das tardes de aula regadas a um bom chá ouvindo suas orientações, sempre com a voz suave e calma. Um grande abraço!! Ana Maria Carmona.

Responder
Monica Hering 4 de julho de 2019 - 08:44

Minha querida Ana… também sinto muita saudades do tempo da Confraria do Patchwork! Foram bons tempos, aulas com muita tranquilidade naquele quintal. Beijos com muito carinho!

Responder
Cristiane Linhares Cabral 15 de setembro de 2018 - 20:34

Mônica, você é incrível mesmo! Sempre apreciei muito o teu trabalho com patchwork, já que admiro bastante a técnica e faço algumas coisas de forma esporádica. Um dia, procurando teu nome na internet para buscar alguns modelos em patch, vim parar aqui … O mas surpreendente é que eu e meu marido estamos em busca de uma alimentação mais natural, exatamente como você propõe neste blog.
É fantástica sua maneira ímpar de mostrar os alimentos, parece até que estamos sentindo seu sabor pelas fotos! Eu e meu marido somos apaixonados por todas as receitas e algumas até estamos utilizando. Obrigada por ser tão generosa e compartilhar conosco tantas coisas bacanas. Deus a abençoe.

Responder
marcela lima 24 de agosto de 2018 - 23:16

Monica, encontrei seu blog hoje e nao parei ainda de ver suas receitas. Estou simplesmente encantada. Tambem compartilho um pouco da minha paixao por cozinhar comida de verdade em uma pagina no Facebook chamada Bordados Vegetarianos. De uma olhadinha nela quando puder. Me identifiquei muito com a sua maneira de cozinhar e escrever. Gratidao profunda! Que voce seja muito Feliz… <3

Responder
Monica Hering 26 de agosto de 2018 - 15:28

Obrigada Marcela! Vou visitar sua página…

Responder
Cris Maquiné 21 de julho de 2018 - 00:13

Mônica, te encontrei fazendo aquela busca básica por receitas no Pinterest e estou simplesmente encantada pelo cuidado das fotos e pela riqueza das receitas. É o melhor exemplo de comer com os olhos.
Me identifiquei muito com suas mudanças de perspectiva e o cultivo de uma vida mais simples, acredito muito que o menos é mais!
Estou animada para minha lista de produtos. Amanhã tem feira livre, que amo muito. Suas receitas e sua história me inspiraram.
Muito sucesso pra você e obrigada por fazer diferença no mundo.
Um beijo, Cris

Responder
Monica Hering 21 de julho de 2018 - 10:55

Obrigada por sua mensagem! São mensagens como a sua que me alimentam…! Um beijo

Responder
Mariangela 17 de julho de 2018 - 11:05

Monica, gosto muito das suas receitas e desejo à você FORÇA e FÉ!!!!

Responder
Monica Hering 17 de julho de 2018 - 13:13

Obrigada pelo carinho e apoio!!!

Responder
Katiuska salles 25 de junho de 2018 - 20:41

Mônica, conheci hoje o seu blog e instagram e estou adorando tudo! Parabéns! Gostei de todo conteúdo, sua história,receitas e fotos incríveis…estou inspirada em começar a testar todas as receitas. Ameiiii!!!! Beijos e obrigada por sua generosidade em dividir sua experiência.

Responder
Monica Hering 25 de junho de 2018 - 20:45

Obrigada pelo carinho!

Responder
Roberta 30 de maio de 2018 - 23:08

Olá Monica,
Estou encantada com todas essas receitas!
Obrigada por nos presentear com tantas delicias!

Responder
Edna 25 de maio de 2018 - 15:14

Olá Mónica!
Acompanho sua pagina no Facebook, vejo as receitas e visito o blog. Por enquanto observo, alguns ingredientes as vezes não tenho, a lojinha fica longe .
Hoje li sua história, gostei, sou do Rio, 60 anos, filha vegana e eu quase lá.
Vou passar a testar suas receitas e em breve pretendo fazer um voo como o seu.
Obrigada por dividir conosco suas experiencias, receitas e conhecimento!
Gratidão!
Um abraço!

Responder
Monica 25 de maio de 2018 - 16:42

Que bom saber que o blog, as receitas e a minha história estão incentivando você a fazer essa transição alimentar. Conte com meu apoio e incentivo! Um grande abraço

Responder
Elcimari 18 de maio de 2018 - 19:34

Olá Mônica. …
Amei tua sinceridade. …
Estou começando a amar cozinhar….
Tbm tive muitos desapegos forçados na vida ..
Mas hj vejo q só me fizeram bem….

E o ato de começar a amar fazer comida e entrar nesse mundo encantador chamado gastronomia culinária me deixa viva.
Cheia de vontade. ..
Parecendo uma criança com brinquedo novo ou melhor q nunca teve. ….
Grande abraço 😙

Responder
Monica 19 de maio de 2018 - 15:13

Olá! Preparar nossa comida com outro olhar, mais amoroso e consciente é realmente algo muito bom! Um beijo

Responder
Loyde Machado 14 de maio de 2018 - 21:28

Olá Monica, descobri hoje o seu espaço onde compartilha suas receitas e parte da sua vida. Estou gostando demais, e o pouco que li até agora já contribuiu muito para o meu dia a dia. Obrigada. Vou continuar viajando por aqui, e aprendendo…

Responder
Monica 14 de maio de 2018 - 22:00

Que delicia saber que as receitas e textos compartilhados estão sendo inspiradores!!! Obrigada

Responder
Léria 24 de março de 2018 - 21:54

olá Mônica!!! descobri seu blog por causa de um pão integral de fermento natural. estou fazendo o pao agora e confesso que o seu blog é uma delicia. também gosto de coisas simples e saudáveis. mudei muito a minha alimentação pela saúde mesmo e achei o lugar certo pra ficar. Parabéns pela iniciativa e obrigada em compartilhar todas essas gostosuras conosco. um grande abraço.

Responder
Monica 26 de março de 2018 - 09:14

Obrigada Léria! Realmente é incrível como a simplicidade pode ser tão gostosa, não é mesmo? Um abraço

Responder
Nelson 1 de março de 2018 - 10:08

Olá Mônica, seu blog, suas palavras sinceras e o modo de ver o ato de alimentar encheram meus olhos de alegria. Agradeço suas generosas ofertas aqui postadas pois muito me inspiram a seguir também meu “sabático caminho”. Tudo de bom, Nelson.

Responder
Monica 1 de março de 2018 - 12:19

Olá Nelson! Comentários como o seu é que me inspiram a compartilhar aquilo que preparo em minha cozinha! Obrigada

Responder
Vera Souza Lima 22 de fevereiro de 2018 - 00:07

Oi, Monica, acabei de conhecer teu blog porque estava procurando receitas com painço (estou apaixonada e viciada) e sei que vou me inspirar muito com tuas dicas. Também gosto muito de cozinhar, fui vegetariana por muitos anos e sou vegana há uns 3 anos. Estou descobrindo tantos sabores novos desde que tirei todos os ingredientes animais da minha vida e nunca me senti tão bem. E doces com painço, você já experimentou fazer? Faço um com leite de coco e cacau e quem experimentou, aprovou.

Responder
Monica 22 de fevereiro de 2018 - 08:44

Olá Vera! Concordo com você: desde que me tornei vegana descobri uma infinidade de sabores novos e tenho me sentido extremamente bem! Infelizmente ainda existe muito receio e preconceito em torno da alimentação vegana… Gostaria muito de testar a sua receita com painço! Se puder, mande pelo email de contato. Vou adorar!

Responder
Mary 16 de fevereiro de 2018 - 19:03

Estou amando esse blog! Realmente não é “mais um blog de receitas” . A gente se encanta de inicio e sem saber o porque … mas é porque tem história, sentimento e amor 🙂
Isso que o seu blog me transmite. Acabei de cair por aqui atras de um bolo de chocolate mas o que acabou indo pro forno foi o de milho. Acho que terei mais receitas vindo daqui . Um grande abraço, sucesso e depois conto como ficou meu bolo

Responder
Monica 16 de fevereiro de 2018 - 20:57

Que delicia receber uma mensagem como a sua! Venha sempre… e conte depois como ficaram as receitas! Um beijo

Responder
Flávia 16 de janeiro de 2018 - 17:37

Sempre vejo seu blog!!
Já estou usando as receitas e estou adorando. Este ano paro de vez a carne vermelha e você me ajudará muito nesse processo.
Tudo de bom!!
Flávia

Responder
Monica 16 de janeiro de 2018 - 19:09

Que legal Flávia! Fico tão feliz de poder te ajudar nessa transição… Conte comigo! Beijo

Responder
Rita 6 de janeiro de 2018 - 21:17

Super curti seu blog, aliás me identifiquei com seu tempo “sabático”….hahaha, pois esse ano será o meu!!!! Parabéns pela excelência e cuidado nos detalhes das receitas. Hoje já fiz duas conservas suas. e minha família aprovou,já baixei seu ebook.

Responder
Monica 8 de janeiro de 2018 - 10:15

Aproveite seu sabático Rita! O meu foi muito enriquecedor… Sinto que mudei bastante depois dele! Adorei saber que as receitas estão fazendo sucesso. Mande notícias!

Responder
Rosângela Célia Basile 16 de novembro de 2017 - 21:38

Oi Mônica visitei o blog ontem porque procurava algo pra passar no pão e acabei encontrando o Santo Legume, engraçado, depois de muito tempo vi que era o cozinhando como antigamente rsrs, que pelo nome achei que era como a comida da vovó. Amei o novo nome, dá mesmo idéia de busca do novo, parabéns! Não consegui desgrudar daqui, estou muito animada pra fazer várias receitas, agora acabei de fazer a manteiga de amêndoa é uma delícia. Sou vegetariana há 2 anos mas, estou quase vegana, exceto que ainda gosto de ovos 🙁 , Você tem alguma dica prá me dar ou receita de algo pra saciar esta vontade cruel? Beijos, Sucesso e que Deus abençoe-a a cada dia.

Responder
Monica 16 de novembro de 2017 - 21:53

Obrigada Rosângela! Fiquei tão feliz que tenha reencontrado o blog e, principalmente, que tenha gostado das mudanças e novidades. Eu passei muito tempo sendo ovolactovegetariana por causa dos queijos…O que me ajudou bastante a dar o passo que faltava foi ler e ver documentários sobre como são produzidos estes alimentos… E garanto que não sinto mais nenhuma falta. A gente se adapta e passa a ter outro paladar, gostar de outros sabores! Venha sempre…

Responder
Carolina Paiva Akamine 6 de novembro de 2017 - 20:39

Olá, Mônica! Adorei o blog! Não sou vegana, mas as receitas são incríveis e ajudam muito a fazer minha família experimentar comida saudável de um jeito muito gostoso e saboroso. Muito obrigada!

Responder
Monica 6 de novembro de 2017 - 20:42

Que delicia Carolina! A ideia do blog é justamente esta: a de compartilhar receitas que podem ser feitas e curtidas por todos!

Responder
Mariângela Portela da Silva 3 de novembro de 2017 - 11:40

Olá Mônica,
Estranhei a mudança do nome do blog. Mas continuo a lhe acompanhar neste caminho de descobertas do bem. Adoreias fotos. Suas receitas sempre maravilhosas. Obrigada.

Responder
Monica 3 de novembro de 2017 - 11:47

Olá Mariângela! A mudança do nome foi uma maneira de reforçar as escolhas alimentares que fiz ao longo do último ano. É muito bom iniciar novos ciclos… E alguns detalhes podem fazer toda a diferença! Obrigada pelo carinho de sempre. Beijos

Responder
Monica Druskovic 2 de novembro de 2017 - 16:08

Oi, xará! Um amigo, chef de cozinha, acabou de mandar sua receita de biscoito de fubá pra mim! Estou adorando te conhecer! E se precicar de ajudante eh só chamar!

Responder
Monica 2 de novembro de 2017 - 17:51

Se estiver em São Luís já está recrutada!!! Beijo

Responder
Ana Maria 18 de outubro de 2017 - 12:08

Oi Monica!
Estou muito feliz hoje, por ter conhecido teu blog. Achei aqui a “comida de verdade”, como gosto.
Obrigada por dividir teu conhecimento e tuas experiências.
Parabéns e sucesso!

Responder
Monica 18 de outubro de 2017 - 17:41

Obrigada! Eu também fico feliz por você ter descoberto o blog!

Responder
Marcia Maria Macedo 7 de setembro de 2017 - 08:44

Mônica,
Interessantíssimo seu blog!!!
Chegou para mim por acaso , inclusive estou refletindo aqui que foi ele que me achou… vou seguir vc!
Parabéns!!

Responder
Monica 7 de setembro de 2017 - 09:47

Obrigada! Sinta-se em casa…!

Responder
Maria Aparecida 29 de agosto de 2017 - 15:51

Amei seu blog.
Nada radical, mas totalmente acessivel para quem deseja comida saudavel.
Ingredientes faceis de serem encontrados e não tão caros.
Gosto muito de grãos, tinha dificuldades para encontrar receitas fáceis para utiliza-l9s.
Parabéns.
Um abraco.
Maria Aparecida – Marilia (SP)

Responder
Monica 29 de agosto de 2017 - 16:28

Obrigada! Também adoro grãos… Acho que dá para perceber pela quantidade de receitas que publico com eles!!!

Responder
Jéssica 23 de agosto de 2017 - 22:39

Oi, Mônica!

Cheguei no seu site pela receita “Salada de quinua, grão de bico, tomate e manjericão” que vi no pinterest. Testei ela essa noite e achei maravilhosa! Depois da janta confesso que fiquei várias horas aqui lendo quase todas as receitas e estou maravilhada! Tenho vontade de provar tudo!
Há 6 anos descobri que tinha intolerância à lactose (que na verdade tive a vida inteira, mas não sabia) e há dois anos me tornei vegana. Ultimamente, meio enjoada do trivial, tenho tentado testar novas combinações, mas não tenho muita criatividade. Seu site vai me ajudar muito!
Espero que essa sua jornada te traga muitas coisas boas e obrigada por compartilhar sua experiência!

Responder
Monica 29 de agosto de 2017 - 09:42

Com certeza vamos trocar muitas ideias daqui em diante!

Responder
Keila 17 de agosto de 2017 - 09:08

Monica, conhece-la pra mim foi um presentão de Deus, seu carisma, seu conhecimento, seu estilo de vida me encantaram já aqui no blog, mas conhece-la pessoalmente foi melhor ainda, obrigada por disponibilizar suas receitas maravilhosas e por compartilhar conosco cada descoberta sua. Fica, aqui meus mais sinceros votos de Gratidão!!

Responder
Monica 17 de agosto de 2017 - 20:21

O prazer é meu por poder compartilhar o que aprendo. Maior ainda quando encontro pessoas tão simpáticas e determinadas como você. Parabéns pelo empenho em manter uma boa alimentação! Beijos

Responder
Maria Engrácia. Pinheiro de Freitas 10 de agosto de 2017 - 10:01

Gostaria muito de seguir o seu blog também. estou a tentar mudar os meus hábitos alimentares

Responder
Monica 10 de agosto de 2017 - 10:37

Siga Maria! Adotar novos hábitos, um passo de cada vez, e de forma consciente, traz mudanças definitivas!

Responder
Rosa Santos 30 de julho de 2017 - 21:41

Olá Monica,
Descobri seu blog por mero acaso, mas suas palavras me tocaram bastante, e o pouco que ainda vi, encantou-me. Eu também quis partilhar o que sabia e sentia da nossa culinária portuguesa, mas genuína. E atrevi-me nesta aventura: querer fazer um blog e não saber como. Tropeçando e caindo levou tempo… mas já dá para ver. Parei um tempo porque mudei de casa, mas breve espero cá estar. Vou voltar porque gostei muito.
Beijinho

Responder
Monica 31 de julho de 2017 - 09:53

Vou visitá-la também! Um beijo

Responder
Roberta 22 de julho de 2017 - 01:24

Amei seu blog! Tenho lutado para mudar meus hábitos alimentares e inserir bons hábitos em meus dois pequenos anjos(filhos). Achei inspiração e ótimas receitas aqui obrigada

Responder
Monica 23 de julho de 2017 - 18:20

Pode contar comigo!

Responder
Jeanete esteves 20 de julho de 2017 - 07:10

Mônica, obrigada por compartilhar suas experiências . Parabéns por essa transferência de vida! (desapego,rsss) bjs

Responder
Monica 20 de julho de 2017 - 10:45

E eu agradeço pelo carinho de vocês que me acompanham aqui no blog! Beijo

Responder
Cristina Almeida Crispim 18 de julho de 2017 - 20:06

Olá, Mônica! Que história linda… mas, ufa, não é nada fácil ter a coragem pra agir como você.
Quem já não sentiu essa vontade, hein? Mas daí a ter peito pra enfrentar tantos desafios novos, como diz o ditado, “aí são outros quinhentos”.
Assim como você, também amo a cozinha e toda a magia que ela nos permite criar em torno do alimento.
Coloco muito amor em todos os pratos que preparo e amo ouvir os elogios dos meus filhos. A minha caçula (Rebeca, 16 anos) diz que eu preparo o melhor bolo de cenoura do mundo!
Qual o preço de uma alegria desse tamanho? Não há dinheiro que pague!
Vou ficar de olho, coladinha nesse blog lindo, maravilhoso. Agradeço a proposta do seu trabalho e desejo que Deus te abençoe muito, pra que você seja muito feliz, nessa nova roupagem de vida, e nos faça igualmente felizes, com tantas receitas inspiradas por amor e carinho.
Namastê!

Responder
Monica 18 de julho de 2017 - 20:08

Seja bem vinda, e obrigada por tanto carinho!!!

Responder
Ana Maria 13 de julho de 2017 - 10:20

Olá Monica! Adorei seu blog e amei as receitas de pão.
Quando se vive “só para a gente” as vezes não pensamos tanto em nossas escolhas, mas minhas filhas “viraram” meu mundo para melhor! O amor por elas me motivou a pensar mais na herança que quero deixar e o amor da mais velha pelos animais está mudando nossa dieta. Ela tem 4 anos e adora fazer pão comigo, aliás me convida para fazermos receitas juntas! A de nove meses tem muita vontade de misturar os ingredientes kkkk!
Adorei a idéia de aproveitar até os talos dos vegetais para fazer pão…também me incomoda o desperdício, mas não tinha pensado nesta possibilidade.
Obrigada por compartilhar tuas experiências!
A vida é dinâmica e cheia de possibilidades…o estímulo certo traz o que há de melhor em cada um de nós…sucesso na tua jornada!

Responder
Monica 13 de julho de 2017 - 10:38

Olá Ana Maria! Que delícia ter a motivação das suas filhas para mudar hábitos… Elas com certeza vão crescer com outros valores! Refletir sobre os alimentos que consumimos e a forma de prepará-los é pensar no futuro. Um grande abraço e boas fornadas com as meninas

Responder
Amariluz 13 de julho de 2017 - 08:29

Monica, gostei muito da suas receitas. Obrigada por dividi-las conosco. Boa sorte!

Responder
Monica 13 de julho de 2017 - 10:02

Obrigada!!!

Responder
Patricia 10 de julho de 2017 - 14:36

Parabéns pelo seu blog!
Amei as receitas! Sou vegetariana e fico muito feliz quando eu encontro receitas com essa vibração de cozinhar com a energia vital dos alimentos, comida de verdade!
Continue nesse caminho lindo!
Beijos
Patricia

Responder
Monica 10 de julho de 2017 - 14:53

Obrigada pelo carinho Patrícia!

Responder
Patricia Limoeiro 7 de junho de 2017 - 12:03

Monica acompanho suas receitas desde a época do seu blog de Patchwork. Já fiz várias delas e são ótimas. Parabéns. Esse blog é incrível. Obrigada por compartilhar suas experiências e conhecimentos. Sou visitante assíduo. Amo todas as receitas.

Responder
Monica 7 de junho de 2017 - 12:25

Feliz por saber que já nos conhecemos de longa data! Obrigada por acompanhar

Responder
Mariângela Portela da Silva 24 de maio de 2017 - 16:24

Mônica, já lhe acompanho há um tempinho, admirando seus textos esclarecedores e as imagens sempre bem lançadas.
Gostei de conhecer um pouco de sua história assim nestas pinceladas.
Parabéns pela renovação e obrigada pela partilha.

Responder
Monica 24 de maio de 2017 - 16:50

Agradeço o comentário carinhoso!

Responder
Elisa Bandarra Jóffily de Sousa 8 de dezembro de 2016 - 08:30

Oi Mônica. Adorei conhecer o seu blog, casa exatamente com o meu pensamento sobre alimentação, que deve ser simples, prática e com ingredientes que encontramos com facilidade. Justo o que eu estava procurando!!!
Eu tenho uma história na cozinha parecida com a sua, achava que cozinhava muito bem mas sempre senti que estava faltando alguma coisa que agora vejo que é o simples. O simples resolve tudo!!!
Parabéns e boa sorte no seu novo estilo de vida!!!

Responder
mohering 8 de dezembro de 2016 - 11:33

Como é bom saber que o blog está encontrando leitores buscando uma cozinha simples e com ingredientes de verdade. Vou adorar saber suas opiniões e sugestões! Um beijo

Responder
Pavitra 4 de dezembro de 2016 - 00:41

Oi, Monica!
Descobri seu blog por acaso em um comentário seu no Sal de Bolinha – blog de uma amiga.
Hoje mesmo já testei uma receita de sanduíche de cenoura e adorei! Simples e gostoso!
Na verdade tive que usar creme cheese, pois não tinha ricota em casa – e estou morando no Canadá, então com o frio não animei sair para comprar (aliás, nem sei se existe ricota aqui!). Da próxima vez, tentarei fazer o creme de ricota.
Gostei da sua história de vida – também me mudei para cá com mala de mão, deixando TUDO para trás e estou adorando a experiência!
Sinto que vou passar mais vezes pelo blog. Até já cadastrei na newsletter. 😉
Um grande abraço,
Pavitra

Responder
mohering 4 de dezembro de 2016 - 18:01

Fico super feliz quando recebo comentários como o seu! É muito bom saber de outras pessoas que estão vivendo a mesma experiência… Mande notícias. Beijo

Responder
Fabio Iglesias 30 de julho de 2016 - 23:12

Monica,
Parabéns pelo blog, que se destaca pela excelente qualidade visual e pela sensibilidade da escrita. O ebook de picolé foi muito boa ideia, assim como vários dos infográficos.
Cheguei até você procurando resenha crítica sobre o “Misture a gosto” e acabei encontrando outras valiosas informações.
Obrigado por compartilhar tudo isso.
Abraço,
Fabio Iglesias

Responder
Monica Hering 1 de agosto de 2016 - 09:37

Fico muito, muito feliz com mensagens como a sua. Me fazem acreditar que estou indo na direção certa.
Um abraço!

Responder
Rosangela 23 de julho de 2015 - 08:41

Monica, bom dia. visualizei muitos anos o seu blog. Amava vê-lo, até que um dia… mas fiquei feliz em reencontra-la em nova situação, e por assim dizer com outra roupagem. Desejo que você sempre faça parte dos meus dias por longos anos.

Responder
Monica Hering 23 de julho de 2015 - 08:43

E eu espero ter a sua companhia por aqui Rosangela!!! Apareça sempre que puder! Bjs

Responder
Laura Lopes 19 de fevereiro de 2015 - 13:26

Oi Monica, ontem tive o prazer de conhecer o seu blog amei!! Obrigada
Laura Lopes

Responder
Monica Hering 19 de fevereiro de 2015 - 15:29

Olá Laura! Fico super feliz com o seu retorno tão positivo. A idéia do blog é justamente compartilhar aquilo que ficou muito bom e deu certo!
Obrigada e continue a acompanhar a Pequena Cozinha! Monica

Responder
Inês Rocha 25 de outubro de 2014 - 11:09

Que prazer Monica, reencontrar você agora nesta nova etapa da vida. Também estou começando uma nova etapa, agora como aposentada. Felicidades, e que sejamos felizes neste novo caminho que estamos trilhando.

Responder
SAYONARA 23 de outubro de 2014 - 17:16

Monica ,que bacana dividir conosco estas novas e prazerosas experiencias.
Sucesso !!

Responder

Deixe um comentário