Almoço e jantar

Talos de brócolis com alho e pecan

Talos de brócolis com alho e pecan
Antes que você torça o nariz, vou apresentar uma daquelas receitas que prova que sustentabilidade pode ser chiquérrima (e deliciosa!). Muito se fala de aproveitamento total dos alimentos, mas tenho que concordar que isso não pode ser feito sem o cuidado de produzir um prato gostoso.

Quando compro um maço de brócolis fresquinho e ele vem com quilômetros de talos, sempre fica o dilema do que fazer com tantos talos… Afinal, usar muito brócolis no caldo de legumes caseiro dá um gosto muito forte.

Já mostrei por aqui receitas como o pão de talos e folhas e a farofa de talos e folhas, que faço bastante aqui em casa. No entanto, tenho que reconhecer que os talos da receita abaixo, junto com o alho e a pecan, ficaram incríveis. Eles podem ser tanto um acompanhamento como uma entradinha charmosa.

Talos de brócolis com alho e pecan

Talos de brócolis com alho e pecan

Ingredientes

  • 1 xícara de talos de brócolis
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou de coco (usei azeite de coco babaçu)
  • 1/4 xícara de pecans, grosseiramente picadas
  • 1 dente de alho picado
  • Pimenta calabresa, a gosto
  • 2 colheres (chá) de suco de limão
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

  • Pique os talos de brócolis em pedaços regulares. Cozinhe os talos no vapor até ficarem macios.
  • Aqueça uma frigideira, junte 1 colher de sopa de azeite e refogue os talos de brócolis por alguns minutos. Transfira para uma travessa.
  • Use a mesma frigideira para tostar as pecans. Junte 1 colher de sopa de azeite, o alho picado e a pimenta calabresa. Assim que o alho começar a dourar regue com o suco de limão e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
  • Cubra os talos de brócolis com as pecans refogadas com alho. Sirva em seguida.

Talos de brócolis com alho e pecan

Publicado por Monica Hering

Gosto de comida simples e saudável, feita com ingredientes naturais, sem super processamento e com gosto de comida de verdade. Sou adepta da alimentação baseada em vegetais (ou plant-based).

4 comentários sobre “Talos de brócolis com alho e pecan”

  1. Acabei de esbarrar em teu site, por acaso, e fiquei absolutamente encantada com tantas receitas incríveis! Estou em um processo para deixar de comer carne, e suas receitas maravilhosas certamente serão fundamentais para o sucesso dessa minha jornada. Obrigada por todo amor e carinho compartilhados em cada foto, em cada detalhe, em cada receita. Beijos!

    1. Que delícia receber uma mensagem como a sua… Eu agradeço imensamente por seu retorno tão recompensador! Beijos

  2. Obrigada por compartilhar suas receitas maravilhosas….que so vem acrescentar Saude e Bem Estar a nossa vidas….obrigada por Ser um Espirito Iluminado em meio a um mundo desequilibrado….

    1. Monica disse:

      Obrigada pelo carinho!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *