Adoro variações de receitas clássicas. Até porque, muitas vezes, as releituras e variações são mais fáceis e divertidas. Eu não considero fazer um bom mojito de limão e hortelã uma tarefa simples… Já fiz diversas vezes (é um dos meus drinques favoritos) mas nem sempre o resultado ficou bom! Macerar as folhas de hortelã tem seus macetes… A quantidade de folhas de hortelã a colocar inteiras no copo também.
Ultimamente encontrei um monte de receitas de mojito bem criativas, a maioria no Pinterest. Receitas feitas com frutas e ficam bem coloridas. Salvei diversas na minha pasta de drinques e resolvi começar a testar com as melancias (super doces) que tenho encontrado. Além de ser bem mais fácil fazer e dar certo, ele fica bem leve. Afinal, a gente tem que concordar que o mojito tradicional não é um dos drinques mais fraquinhos que se conhece.
Repetimos diversas vezes desde a primeira experiência do mojito de melancia, e sempre deu certo! Já experimentamos bater as folhas de hortelã no liquidificador com os outros ingredientes. Ou, macerar as folhinhas com açúcar em um copo antes de juntar o resto. O resultado ficou bem parecido, mas confesso que achei mais fácil batendo tudo junto! Só não fica bom se você usar uma melancia sem gosto… Atenção na hora de escolher e comprar a sua! Se possível, prove um pedaço antes de levar para casa.
Mojito de melancia
Ingredientes
- 1 fatia grande de melancia sem a casca (usei ⅛ da melancia grande)
- Suco de 1 limão
- ½ xícara de rum
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- ½ xícara de água
- 20 folhas de hortelã + para enfeitar
- Gelo
Modo de fazer
- Bater a melancia no liquidificador ou processador com a água, o suco de limão, o açúcar e as folhas de hortelã.
- Colocar a melancia batida em uma jarra, juntar o rum e misturar.
- Acrescente gelo a gosto e enfeite os copos com raminhos de hortelã.