Nhoque de mandioquinha

Nhoque de mandioquinha sem glúten

Não comecei este blog recentemente. Quem me acompanha sabe que já estou por aqui publicando as receitas feitas em casa tanto tempo quanto estou morando no Maranhão (quase 4 anos!). Mas o último ano e meio teve um significado muito especial para mim nesse espaço. Afinal, ele se tornou uma espécie de diário das descobertas e adaptações depois que me tornei vegetariana estrita (ou vegana!).

Nhoque de mandioquinha sem glúten

Uma das minhas diretrizes foi sempre escolher com cuidado os ingredientes e fazer comida de verdade, ou seja, vocês não vão encontrar nada de super processados em minha cozinha. Mas a transição para uma alimentação sem nada de origem animal foi uma mudança e tanto na minha vida (e na minha cozinha!). E neste sentido o blog tem sido uma espécie de “diário de bordo” compartilhando as receitas  e ingredientes que frequentam a minha cozinha atualmente.

Algumas receitas como a do nhoque de mandioquinha com farinha de arroz são um desafio. Perdi a conta de quantas vezes tentei esta receita até conseguir com que os bolinhos não desmanchassem na panela na hora de jogá-los na água quente. Acaba sendo divertido e sobretudo desafiador. O gosto de qualquer prato é incrível quando a gente consegue que dê certo!

Nhoque de mandioquinha sem glúten

Minha dica para fazer o nhoque é não exagerar na farinha de arroz. Adicione a farinha aos poucos e amasse com as mãos, sentindo o ponto exato em que a massa permite que se moldem os rolinhos. Mais do que um número exato, é preciso aprender a sentir com as mãos.

Servi os nhoques com o meu molho de tomate favorito e super “pedaçudo” e alguns raminhos de tomilho da hortinha da varanda.

Nhoque de mandioquinha sem glúten


Nhoque de mandioquinha

Dois ingredientes para um nhoque incrível e super leve: mandioquinha e farinha de arroz.

Ingredientes

  • 500 g de mandioquinha cozida e espremida
  • ¾ a 1 xícara de farinha de arroz + para polvilhar a bancada
  • Sal

Modo de fazer

  • Coloque a mandioquinha em uma tigela, junte a farinha de arroz aos poucos e misture até a massa ficar homogênea.
  • Polvilhe uma superfície lisa e limpa com um pouco da farinha. Forme rolinhos com porções da massa. Corte em pedaços e amasse com um garfo. Reserve.
  • Enquanto isso coloque água para ferver em uma panela grande. Coloque os nhoques na água aos poucos. Quando subirem retire com uma escumadeira.
  • Espalhe os nhoques em uma travessa refratária, sobre uma camada do molho com o qual vai servir. Cubra com o restante do molho.

Nhoque de mandioquinha sem glúten

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Maria Jose Bueno says:

    Boa tarde, o nhoque de mandioquinha com farinha de arroz pode congelar?

    1. Olá Maria José! Não gostei muito do resultado quando tentei congelar esse nhoque. Ele ficou grudando muito!

  2. Obrigada pela receita! muito simples e ficou ótimo!!

    1. Boa tarde,essa receita eu posso congelar e por quanto tempo?

    2. Para congelar, misture com algum molho! Deixe até 3 meses no freezer.

  3. Ola Monica muito obrigada pela alternative vegana e sem glúten de nhoque!! Eu fiz, realmente eh um desafio. Na minha primeira tentativa o nhoque se desfez na água. Adicionei mais farinha, aí deu certo. Gostaria de saber se há algum jeito de não sentir o gosto residual da farinha de arroz. Meio amargo no final…. então misturei um pouco de farinha de grão de bico mas ficou com mais gosto ainda. Tem alguma outra farinha que posso usar? Muito obrigada e parabéns pela criatividade. Um abraço Paula

    1. Teste com a farinha de arroz integral…Fica uma delícia!

    2. Meninas..eu faço tb com a farinha de arroz integral e 1 colher de polvilho doce, não desmancha na panela..pq o polvilho da a liga necessária

  4. Boa tarde. Eu amo suas receitas, são maravilhosas.

    1. Obrigada Antônia!!!

Close
© 2022 - Santo Legume
Close