Lave bem os limões. Corte a tampa de cada limão. Divida em 4 partes sem levar o corte até o fim, mantendo cada limão unido pela base. Retire as sementes que se soltarem.
Coloque sal dentro dos limões e junte as partes cortadas. Encaixe-os em um vidro bem largo (ou fundo), apertando para sobrar pouco espaço vazio. Polvilhe sal também sobre os limões durante esse processo.
Conforme pressionar os limões no vidro, eles devem soltar suco. Este suco deve ser suficiente para cobri-los até a parte superior do vidro. Se for necessário acrescente mais suco.
Polvilhe um pouco de sal sobre os limões no vidro, cubra com um saco ziplock e encha-o com água filtrada. Isso cria uma tampa que impede a entrada de ar no vidro.
Deixe o vidro em lugar protegido, coberto com um pano, para fermentar por 3 a 4 semanas. Cheque diariamente para se certificar que o saco com água está cheio e que os limões estão submersos.
Quando o limão estiver fermentado e pronto para o consumo, retire o saco com água filtrada, tampe o vidro e guarde na geladeira (por até 12 meses).
Para usar corte tirinhas finas da casca e acrescente a molhos de salada, homus, sopas, tagines, kitchari ou cozidos.
Notas
Opcional - junte ao vidro antes da fermentação algum dos ingredientes a seguir: pau de canela, pimenta, folha de louro, grãos de pimenta-do-reino, cravo da Índia, grãos de coentro, galhos de alecrim, flores de lavanda culinária, raiz de cúrcuma.