Começo falando da importância do demolho do grão-de-bico. Deixo o meu de 24 a 48 horas em água, trocando-a diversas vezes. Isso reduz os fitatos, presentes nas leguminosas, e que podem ter um efeito de “anti nutrientes”. Para cozinhar o grão-de-bico desta receita, usei o caldo de legumes que sempre tenho no freezer, pronto para adicionar mais sabor a qualquer prato.
Um bom caldo de legumes é aquele caseiro, feito a partir de ingredientes frescos e sem a adição de qualquer produto super processado. Pode até demorar um pouco para ser feito, mas o resultado vale a pena. Aqui no blog você encontra a minha receita básica de caldo de legumes.

Vale acrescentar que aqui em casa todas aquelas cascas dos legumes orgânicos que normalmente iriam para o lixo, assim como talos e folhas, são congelados em saquinhos. No dia de preparar o caldo, vão todos para a panela, com o restante dos ingredientes. Costumo congelar as cascas e pontinhas das cenouras e das abobrinhas, talos de salsa e brócolis, miolo de tomate ou abobrinha (quando não entram na receita) e muitas outras fontes de nutrientes e sabor.

Na receita do cozido de legumes, preparei o grão-de-bico no caldo de legumes que estava fresquinho, contudo, caso você não tenha caldo em casa, use água.
A receita de hoje é quase nada modificada do incrível e maravilhoso livro da Tatiana Cardoso, Cozinha Natural Gourmet.


Cozido de legumes com grão-de-bico e tâmara
Ingredientes
- 1 xícara de grão-de-bico (seco)
- 4 a 5 xícaras de caldo de legumes
- 1 cenoura pequena, cortada em rodelas
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) de cebolinha picada
- 1 colher (chá) de pimenta rosa, amassada no pilão
- 1 tomate (sem as sementes), cortado em gomos
- 1 alho-poró, cortado em tiras
- 1 abobrinha pequena, picada em cubos
- 1 colher (chá) de mostarda em grãos
- 2 colheres (sopa) de folhas de salsa picada
- ½ xícara de tâmaras sem caroço, cortadas ao meio
- 1 colher (chá) de curry
- 1 colher (chá) de sal marinho
- Ervilha-torta cozida no vapor, a gosto
- 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã fresca, picadas
Para servir
- Arroz integral, quinua, cuscuz marroquino, painço
Modo de fazer
- Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para o outro. Descarte a água e cozinhe com o caldo de legumes, até ficar macio.
- Cozinhe a cenoura no vapor ou em um pouco de água até ficar macia, mas ainda firme.
- Refogue a cenoura no azeite com a cebolinha e a pimenta rosa, por uns 2 a 3 minutos. Acrescente o tomate picado e misture bem. Cozinhe por mais alguns minutos. Se ficar muito seco, junte um pouco do caldo de legumes.
- Coloque o alho-poró, a abobrinha, a mostarda em grão, a salsa, as tâmaras, o curry e tempere com sal. Refogue por alguns minutos.
- Acrescente o grão-de-bico cozido com o caldo de legumes onde foi cozido. Misture e por último coloque a ervilha-torta. Mexa com cuidado. Tampe e cozinhe em fogo baixo por uns 10 a 15 minutos.
- Polvilhe com folhas de hortelã no momento de servir.

Hum deu água na boca!!! copiei a receita!! rsrsrsr mas primeiro liguei pra casa e pedi ao marido pra por o grão de bico de molho. Ele não gosta !! mas vai ter que comer. Um beijo da Eliane.
Fica uma delícia Eliane! E o grão de bico apesar de não ser unanimidade, alimenta horrores!!!