Creme de tofu com ervas

by Monica Hering

Esta é, na minha opinião, a melhor substituição para os tradicionais cremes de ricota, pastas com cream cheese ou patês com queijo cremoso… Faz muita falta ter aquele creme incrível para ser a base dos seus sanduíches, tortas salgadas, recheio de panquecas e outros, quando deixamos de usar os derivados animais como leite e queijos.

Sei o quanto é difícil substituir alguns ingredientes quando mudamos nossa alimentação. E isso muitas vezes é um dos motivos para que muitos desistam ou acabem adiando suas decisões.. Até poucos anos atrás não se encontravam nem produtos, nem receitas que ajudassem quem decidia se tornar vegetariano (estrito).

Por outro lado, se hoje temos diversos produtos vegetarianos/veganos à venda nos mercados, também nos deparamos com uma indústria que não se preocupa muito com o tipo de ingrediente incluído nesses produtos. Ou seja, nem sempre um produto industrializado vegetariano/vegano é sinônimo de um produto saudável ou feito com ingredientes “de verdade”. A lista de corantes, emulsificantes, saborizantes, edulcorantes e muitos outros “antes” pode ser infinita numa embalagem desses produtos…

O creme de tofu da receita abaixo foi temperado com alho, orégano, salsa e manjericão. Mas imagino que cada um tenha sua combinação de ervas preferida. Ou ainda, por muitas vezes, as ervas que temos em casa são outras… Nada como adaptar e personalizar a receita! O toque da farinha de amêndoa foi essencial para o resultado final. O creme ganhou uma consistência mais firme, textura e um sabor delicioso, como só ela é capaz de dar. 

Creme de tofu com ervas

Creme de tofu com ervas

Tempo total15 mins

Ingredientes

  • 250 g de tofu firme
  • ¼ xícara de farinha de amêndoa
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 dente de alho bem picado (ou espremido)
  • 1 colher (chá) de orégano seco
  • 2 colheres (sopa) de folhas de manjericão fresco picado
  • 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

  • Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos. Misture até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Guarde na geladeira.

Outras sugestões:

8 comentários

Denise 2 de dezembro de 2019 - 17:07

Olá Monica,
Uma delícia sua receita. Minha dúvida é quanto tempo a pasta dura na geladeira, isto porque eu fiz uma pasta de tofu com ervas e durou aproximadamente 10 dias até que mofou :/
Tenho receio de congelar uma parte e ao descongelar alterar a textura e formar cristais de água. Você tem alguma dica de armazenamento?
Obrigada desde já!

Responder
Monica Hering 2 de dezembro de 2019 - 18:08

Olá Denise! Normalmente faço minha pasta de tofu em quantidade que será consumida em até uma semana. Não recomendo congelar pois a textura não fica boa após o descongelamento. Acredito que o melhor é fazer em quantidade menor, mas ter a sua pasta de tofu sempre fresquinha!

Responder
Vilma 4 de setembro de 2019 - 17:14

Posso congelar tofu?

Responder
Monica Hering 5 de setembro de 2019 - 12:16

Pode sim! Quando compro um bloco muito grande, congelo uma parte.

Responder
Lorena 17 de julho de 2018 - 01:18

Humm, parece ótimo. Sou vegetariana e cortando aos poucos o queijo, então essa receita veio em boa hora pois adorava ricota temperada. Você que fez o tofu ou já comprou pronto? Sabe onde acho aqui em São Luis por um precinho camarada?
Obrigado pela receita.

Responder
Monica Hering 17 de julho de 2018 - 08:21

Olá Lorena! Eu sou suspeita para falar do creme de tofu… adoro! Eu costumo comprar o tofu no Empório Fribal porque é da Ecobrás, que é uma marca certificada (ou seja, usa soja orgânica e não transgênica). Você encontra versões mais baratas no Ceasa, mas não se sabe qual a soja utilizada… Sugiro fazer só de vez em quando, mas usar um tofu com certificação!

Responder
Acacia 14 de junho de 2018 - 19:03

Oi Monica, descobri seu site recentemente e já me aventurei em algumas receitas! Estou adorando!
Me diz uma coisa, essa pasta dura quanto tempo na geladeira?
Obrigada!!!

Responder
Monica 14 de junho de 2018 - 20:23

Que delicia saber que está gostando das receitas! A pasta de tofu dura pelo menos uma semana na geladeira (a minha sempre acaba um pouco antes então nunca testei para saber quanto tempo ela pode durar além disso…)

Responder

Deixe um comentário