Nos dias em que faz frio, não há nada mais animador do que uma caneca de chá durante a tarde e um prato de sopa no começo da noite. Amo fazer sopa porque a casa já fica perfumada quando começamos a preparar a receita: uma cebola sendo refogada e em seguida, alguns legumes picados dourando na panela. E um dos pontos a favor das sopas é que com um pouco de criatividade e aproveitando os legumes que estão na gaveta da geladeira, o resultado sempre fica bom.
Desde que voltei a morar em São Paulo, redescobri as minhas receitas de sopa que ficaram meio abandonadas nos anos em que morei no Maranhão. Exceto, é claro, por algumas poucas receitas de sopa fria que fiz em algumas ocasiões durante aqueles anos. A minha arrumação rendeu boas descobertas. Algumas receitas novas, nunca testadas e variações das clássicas que a gente faz desde que começou a cozinhar.
Descobri que devo ter quase dez receitas diferentes de sopa de abóbora. E como acho que o colorido de uma cabotiá já muda nosso humor, resolvi testar algo novo e bem diferente. Escolhi essa versão da sopa de abóbora com mandioquinha porque tem um toque de canela e gengibre fresco que fazem toda a diferença no resultado final. Tá certo que nem todo mundo gosta do sabor das especiarias – e garanto que se não usarem elas, a receita também vai dar certo e ficar deliciosa. Mas talvez fique com um sabor um pouco mais comum… Ou seria “tradicional” a palavra certa?
Essa escolha de receitas mais condimentadas com especiarias sempre influenciou a minha busca por novas receitas. Já me disseram que devo ter vivido na Índia em alguma das minhas outras vidas. Nos últimos meses o estudo da Ayurveda aumentou o meu consumo (e a vontade) de alguns ingredientes como cúrcuma, pimenta do reino, gengibre, canela, cominho e coentro em pó. E estou adorando! Tenho inclusive feito meu próprio Garam Masala, que é uma mistura de diversas especiarias, usando o moedor de café. Em breve publico a receita por aqui.
Falando sobre compartilhar, estou mudando a plataforma de envio da newsletter e de agora em diante, ficará mais fácil consultar aquilo que já mandei. Os arquivos ficarão à disposição dos assinantes. E se você ainda não assina, não perca a oportunidade de receber além das receitas, alguns conteúdos inéditos. É mais um espaço onde me sinto à vontade para escrever sobre diversos assuntos e trocar ideias. Basta colocar seu endereço de e-mail no botão abaixo:
Sopa de abóbora e mandioquinha
Ingredientes
- ½ abóbora cabotiá pequena
- 3 a 4 mandioquinhas médias
- ½ cebola picada
- 1 alho-poró picado (ou 1 talo de salsão)
- 1-2 colh. (sopa) óleo vegetal
- 1 colher (chá) gengibre fresco ralado (ou gengibre em pó)
- ½ colher (chá) canela em pó (opcional)
- 3 a 4 xícaras caldo de legume (ou água)
- Sal e pimenta do reino
- Cebolinha fresca picada
Modo de fazer
- Descasque a abóbora e a mandioquinha. Pique em pedaços médios.
- Aqueça uma panela com fundo grosso. Refogue a cebola, o alho-poró (ou salsão) e as especiarias. Acrescente a abóbora e a mandioquinha. Refogue, mexendo, por alguns minutos.
- Adicione o caldo de legumes e espere levantar fervura. Tempere com sal e pimenta do reino. Abaixe o fogo e cozinhe até ficar tudo macio.
- Retire do fogo, bata com o mixer (ou no liquidificador). Se ficar muito grosso junte mais caldo. Corrija o tempero se necessário.
- Volte ao fogo para reaquecer. Sirva polvilhada com cebolinha fresca picada.
Olá, Monica!
É uma felicidade te ler! Acho lindo o seu olhar sobre as coisas.
Em um mundo tão acelerado, você é inspiração. Acho o máximo, ainda que virtual, receber “cartinhas”. Já recebo de Vida Simples, da Pri Leite e agora a sua (oba!?)
Obrigada pelo conteúdo que você compartilha!??
Que delicia ler isso Jamile! Obrigada