Curry de couve-flor e grão-de-bico

Já se passaram quase dois meses desde que vim para o sítio no início do isolamento por conta do Coronavírus… Apesar de ficarmos aqui por longos períodos desde que voltamos do Maranhão, desta vez estou aqui sem colocar o nariz para fora do portão, no que se pode chamar de “completa imersão” na vida de sitiante. Não tem janela para ver a rua, ou barulho de vizinho pegando o elevador…

No início do ano comecei um projeto para aumentar a hortinha de verdura e legumes, que além de um tanto bagunçada, não tinha cerca. O que implicava em cachorros atropelando pés de alface ou esmagando salsinha enquanto brincavam ao nosso lado. Ou então em visitantes clandestinos (como a família de lebres) que são muitas vezes consumidores vorazes…

Organizamos também um cantinho para preparar as bandejas de mudas, que até então ficavam mudando de um canto para outro na nossa varanda, sobre os bancos, cadeiras ou mesas. Agora elas têm um lugar até mais claro e protegido do frio e vento para crescerem. Confesso que acompanhar as sementes germinando dia a dia é uma experiência mágica, algo que em alguns momentos me faz sentir como criança em dia de festa!

Curry de couve-flor e grão de bico

O espaço para a nova horta já estava escolhido, delimitado, limpo e sendo preparado com muito, muito composto orgânico e revolvido com fé e vontade por meu parceiro de obra (o caseiro, que acreditou no projeto e topou fazer a parte pesada!). Não faz muito tempo que começamos a transplantar as mudas que já estavam prontas. E o tempo passou… O isolamento sendo prolongado… Mais bandejas de mudas foram preparadas…

As primeiras alfaces foram colhidas, muita salsa, rúcula, couve… E então vieram as abóboras, abobrinhas, rabanetes, e até algumas beterrabas. As vagens ficaram deliciosas, renderam bastante. Agora estamos vendo uma fileira enorme de repolho crescer (espero de coração que pelo menos alguns cheguem a dar repolhinhos!).

Curry de couve-flor e grão de bico

Mas uma das maiores emoções foi a couve-flor! Eu já tentei plantar couve-flor diversas vezes, mas nunca deu certo (era sempre mais ou menos, ou quase!). Há poucos dias vi uma das mudas (só uma!) resistindo e crescendo, sem ser atacada por lagartas, formigas e toda pequena turma devoradora de insetos que sempre aparece. Resolvi que ela seria protagonista de uma receita inédita e com fotos lindas, e seria postada aqui no blog como prova da minha persistência!

Conto toda essa pequena saga da nova horta para compartilhar com vocês o quanto ter algum projeto no qual trabalhar durante esse período é importante. Pode até ser um mini projeto ou cuidar somente do planejamento, dos detalhes… Tudo para que ele saia do papel assim que possível! Mas nunca deixar de acreditar ou de sonhar…

Curry de couve-flor e grão-de-bico

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado
  • 3 dentes de alho espremidos
  • 1 cebola picada
  • 1 colher (chá) de coentro em pó
  • 1 colher (chá) de cúrcuma
  • ½ colher (chá) de páprica (usei defumada)
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • 1 ½ xícaras de caldo de legumes
  • 1 ½ xícaras de tomates pelados (ou passata)
  • 1 couve-flor pequena, cortada em floretes
  • 1 ½ xícaras de grão-de-bico cozido
  • 1 colher (chá) de açúcar (opcional)
  • ¾ xícara de ervilhas congeladas
  • 1 a 2 colheres (chá) de garam masala
  • Folhas de coentro fresco picadas

Modo de fazer

  • Refogue a cebola no azeite em uma frigideira grande e funda, em fogo médio. Quando ficar translúcida, junte o gengibre e o alho. Cozinhe por mais alguns minutos.
  • Acrescente o coentro em pó, cúrcuma, cominho e páprica. Misture bem. Junte o caldo de legumes e em seguida o tomate. Mexa e cozinhe por alguns minutos.
  • Junte o grão-de-bico, misture e em seguida acrescente os floretes de couve-flor. Tempere com o sal e açúcar.
  • Por fim coloque a ervilha e o garam masala. Cozinhe por alguns minutos e retire do fogo.
  • Misture parte das folhas de coentro picado e polvilhe o restante no momento de servir.

Notas

Servi com arroz integral.
Curry de couve-flor e grão de bico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Linda sua horta! Poder plantar e colher é um grande previlégio, um presente da mãe natureza!
    Obrigada pela receita, me deixou com água na boca?
    Abraços
    Annelice

  2. Oi Monica, está receita de grão de bico, parece muito boa!
    Vou experimentar fazer nesta Páscoa, e como gosto muito de arroz vou fazer também, para acompanhar. E talvez uma salada de brócolis! O menú da Páscoa está pronto!!

    1. Me conte depois o que achou da receita… Tenho certeza de que vai gostar! Feliz Páscoa

  3. Márcia Corrêa says:

    Olá Mônica, muito prazer.
    Me emocionei com seu poust. Estou no meu sítio, assim como vc, desde o início da pandemia, e confesso que estou amando. Antes eu não tinha muito insentivo para cuidar, pq morava muito longe,( meu sítio fica em Minas, e matava no Rio de Janeiro). Porém,cagora estou aqui, tentando cuidar de TD. Minha filha também veio pra cá e me ajudou muito com horta, jardim e compostagem, mas agora q ela se foi, estou trabalhando dobrado, mas feliz em aprender todo dia uma pouco mais, mas ainda estou engatinhando.
    Bom, td isso, foi pra dizer que vi aqui sua receita, e, como também adoro fazer e comer comidinhas saudáveis, vou fazer sua receita, e depois volto para comentar como foi. Um abraço.

    1. Essa conexão com a natureza é algo muito especial, não é mesmo Marcia? Me conte depois como ficou seu curry de couve-flor!

  4. Edilene+Barbosa says:

    Que linda a horta de vocês,muito bem cuidada,parabéns! Amo ler tuas histórias,e as receitas são maravilhosas,já repliquei inúmeras delas,e claro que essa será a próxima.Grata.
    P.S. Tenho tido sucesso com as pragas das frutíferas,usando cebola batida no liquidificador,e nas hortaliças uso chá de cavalinha,ambos pulverizados.

    1. Adorei as dicas! Vou testar

  5. Achei seu site por acaso buscando uma receita na internet! Achei maravilhoso! Gratidão!!!

  6. Fiz hoje essa delícia para o almoço. Fazia tempo que não comia uma comida tão gostosa. Gratidão, Mônica!

  7. Rosana Moreno says:

    Monica, Gratidão por compartilhar essa receita, vou experimentar. Amo seu trabalho, ele me inspira muito, sua horta está linda, sempre que puder compartilhe fotos dela, é uma delicia ver uma hortinha caseira assim. Beijos e gratidão!

  8. Maria Helena Lynch Steed says:

    Que linda Mônica, a sua horta.Que projeto lindo!Mexer na terra e plantar , e ver crecer e ver dar frutos é indescritível.Obrigada pelas receitas maravilhosas e saudáveis.

    1. Saudades Maria Helena… Assim que possível quero que vocês venham me visistar!

  9. Parabéns pela horta. Muito grata pelas receitas. Tenho feito muitas e adorado.
    Muita saúde ! Abraço

  10. Adoro seu Trabalho!! Muito Obrigada!!

    1. Como é bom saber disso! Obrigada

    2. Silvia Borges says:

      Gosto muito de receber suas receitas!
      Que horta linda, esse não é um pequeno projeto.
      É um grande projeto! Parabéns!!!

  11. Bom dia.
    Parabéns pela linda horta e uma forma fantástica de se viver.
    Obrigada pelas receitas.

    1. Obrigada pelo carinho!!!

    2. Querida Mônica
      É de muita satisfação conhecer o seu trabalho, lindo só pelas fotos que vc posta, já dá pra sentir a emoção e a gratidão por tudo que fazemos com amor, vc se torna inspiração, pra todos que desejam uma vida, leve e saudável. Parabéns grande beijo

  12. Yara Fontoura says:

    Tudo tão lindo, parabéns por tanto empenho. Com certeza farei essa receita para o almoço de amanhã.

Close
© 2022 - Santo Legume
Close