Moqueca de banana

Moqueca de banana

Um daqueles pratos que entrou na minha cozinha (e coração) para nunca mais sair. Desde que descobri a receita, já fiz inúmeras alterações e variações e cheguei à conclusão que é impossível  não ficar incrível.

A moqueca de banana é um prato muito simples de ser feito. Qualquer pessoa (até com pouca experiência na cozinha) vai conseguir um resultado delicioso. Testei preparar com banana verde, banana prata madura e banana da terra (que aqui no Maranhão é conhecida por outros nomes). Todas ficaram muito boas e com algumas diferenças bem sutis. Eu diria que escolher o tipo de banana é uma questão de gosto pessoal, e além disso, das bananas que você tiver à disposição.

Moqueca de banana

Incluir pimentões é essencial em uma moqueca. Eu prefiro os amarelos e vermelhos, mas você pode escolher qual preferir. Um detalhe que testei por acaso e passou a fazer parte da minha versão de moqueca são alguns pedaços de abóbora japonesa (ou cabotiá). Cortei em fatias com 0,5cm de espessura e ficaram bem macias. Usei o leite de coco caseiro para regar e cozinhar a moqueca. Mas caso for usar o leite de coco de garrafinha (industrializado), dilua em um pouco de água. Ele é muito mais denso.

Moqueca de banana

Usar a panela de barro também faz uma diferença e tanto no sabor e no tempo de cozimento. Uma vez aquecida, a panela de barro mantém o calor de uma forma assustadora! No entanto, não diria que é um pré requisito. Também é possível fazer a sua moqueca na panela que você tiver em casa. Mas o mais importante é: não deixe de fazer!

Moqueca de banana

Moqueca de banana

Porções 4 porções

Ingredientes

  • 4 ou 5 bananas (podem ser verdes ou maduras, da terra, prata ou nanica)
  • Suco de 1 limão
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou de coco (usei azeite de coco babaçu)
  • 1 cebola picada
  • 2 tomates sem as sementes picados
  • ½ pimentão picado (vermelho, amarelo, verde)
  • 1 pedaço médio de abóbora japonesa (cabotiá) cortado em tiras com 0,5 cm de espessura
  • ½ cebola cortada em anéis
  • ½ pimentão cortado em anéis
  • 1 maço pequeno de coentro picado
  • Pimenta dedo de moça sem as sementes, picada
  • 1 xícara de leite de coco (usei o caseiro)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de dendê

Modo de fazer

  • Aqueça bem a panela (principalmente se usar a panela de barro).
  • Corte as bananas ao meio e depois em tiras compridas. Tempere com o suco de limão, alho e sal. Reserve.
  • Refogue a cebola no azeite até ficar translúcida. Junte o pimentão picado e em seguida o tomate picado. Tempere com sal e refogue bem. Espalhe no funco da panela.
  • Cubra o refogado com os pedaços de banana, em uma só camada. Faça uma camada também com os pedaços de abóbora.
  • Continue colocando camadas de cebola e pimentão em rodelas. Tempere com sal, coentro, pimenta e o azeite de dendê. Regue tudo com o leite de coco, tampe e cozinhe por uns 15 a 20 minutos.

Notas

Usei o leite de coco caseiro, mas se usar o leite de coco industrializado, dilua com um pouco de água. Ele é bem mais denso!

Moqueca de banana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe dos comentários

  1. Fiquei tentada a fazer esta receita, só gostaria de saber se é banana verde ou madura

    1. A banana pode ser verde ou madura, fica bom de qualquer jeito!

  2. Amei a receita nunca fiz vou esperimenta meu esposo e vegetariano procuro sempre fazer um prato diferente pra ele acredito que iremos amar obrigada pela receita👏👏👏👏❤❤❤❤

  3. Alessandra Branco says:

    Olá’! Amei a receita, e gostaria de saber se é possível substituir o azeite de dendê ou até mesmo não adicioná-lo no preparo? Poderia me dar uma sugestão? Muito obrigada!

    1. Olá Alessandra! Já fiz sem o azeite de dendê e também ficou delicioso!

    2. Alessandra Branco says:

      Que ótima notícia! Muito obrigada pela rápida resposta Monica! Beijos

  4. Edilene Barbosa says:

    Mônica querida,fiz a moqueca na casa de papai no domingo,estreei a panela de barro que herdei de mamãe e ainda estava guardada na despensa dela,não fazia ideia que poderia existir tamanha gostosura escondida por aí,todos nós amamos,e somente eu e papai somos adeptos ao vegetarianismo hein! Extremamente grata a ti por dividir com tanta graça suas maravilhas culinária e suas experiências de vida,amo ler sua escrita.Mil beijos!!!

    1. Olá! Você não imagina como fico feliz quando recebo um comentário como o seu… Me senti fazendo parte da refeição em família! Um grande beijo

  5. moqueca de banana é muito deliciaaa! e tão prática! eu amo também! Minha família não é vegetariana(sou vegana! ), mas quando faço essa receita todos aqui fazem pratos imensos!! ahahhahahha
    sabe o que fica massa também nela? gengibre picadinho(umas duas colheres de chá) já perto do fim do cozimento e também uma folha de alga nori picadinha. aiiii deliciaaa.
    deu vontade de comer agora!

    1. Hum… adoro gengibre! Vou testar colocar um pouco dá próxima vez…

    2. Orson Silva says:

      Adorei sua receita. Vou fazê-la hoje mesmo. Meus parabéns.

  6. Mônica fiz a moqueca de bananas e gostei –fácil de fazer e saborosa—aprendi a fazer minha refeição—vegetariana—e ….. adeus self-service —parabéns pelo blog—muito útil

    1. Obrigada Carlos! Procuro publicar receitas que não sejam complicadas ou muito demoradas. Espero que teste outras receitas!

  7. procurava uma receita de crumble de vegetais e o google indicou-me este blog. I,primi a receita e decido viajar um pouco por estas maravilhosas receitas.
    Vou levar algumas comigo…
    Boa continuação de semana
    Pinta

    1. Você vai adorar a Moqueca… Tenho certeza!! Boa semana para você tambèm

Close
© 2021 - Santo Legume
Close