Dente de leão refogado

by Monica Hering

Cada um escolhe as lentes pelas quais quer enxergar o mundo. A minha deve ser a comida! Nunca tive a pretensão de ser uma daquelas cozinheiras famosas, ou algum tipo de “chef”… Mas descobri a cozinha como uma forma de me comunicar com as pessoas, e isso se deu por meio de minha mãe e minhas avós. Cresci sentindo e experimentando diferentes sabores, aromas e texturas da comida, o que sempre me seduziu!

Dente de leão refogado

O ato de cozinhar me acompanhou durante minha vida. Desde a infância até os dias de hoje. E garanto que houveram diversas fases de descobertas, questionamentos, mudanças… Descobrir como me posicionar diante da alimentação foi uma longa caminhada! Afinal, comida não é só pensar nos alimentos em si, mas em como eles são produzidos, que história eles contam e como chegam até você.

Dente de leão refogado

Comer o dente de leão refogado foi um hábito criado lá em São Luís, depois que nosso fornecedor de orgânicos nos contou que o sítio dele tinha dente de leão por todo lado! Passei a pedir a ele que trouxesse um maço toda semana.

Dente de leão refogado

Depois da mudança para São Paulo, não tivemos mais esse presente na cesta de toda semana… Mas outro dia andando pelo sítio, encontrei algumas folhinhas e me animei a procurar com mais cuidado. E não é que consegui juntar um macinho? Pequeno, bem pequeno, mas o suficiente para matar a vontade (e a saudade!).

Dente de leão

Para identificar as folhas de dente de leão, use o “Guia Prático de PANC – Plantas Alimentícias não Convencionais“. Já indiquei na postagem sobre PANC’s aqui no blog.

Dente de leão refogado

Ingredientes

  • 1 maço de folhas de dente de leão
  • 1 cebola cortada em tiras (usei cebola roxa)
  • 1-2 dentes de alho picados
  • 1/4 xícara de tomate seco
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • Sal

Modo de fazer

  • Lave bem as folhas de dente de leão. Pique  grosseiramente.
  • Aqueça uma frigideira e refogue as tiras de cebola com o azeite  de oliva. 
  • Junte o alho e refogue por mais um minutos. Coloque as folhas de dente de leão e misture bem. Por fim coloque o tomate seco. 
  • Refogue até as folhas murcharem. Sirva quente.

Outras sugestões:

1 comentário

neri de oliveira magalhaes 17 de junho de 2019 - 09:39

eu acho q essa dente de leão é a legítima serralha, eu conheço o dente de leão . é parecido mas tem muita diferença da serralha. uma das diferenças é a florsina dele . é bem amarelinha.

Responder

Deixe um comentário