Tenho algumas lembranças boas de infância na cozinha: ajudar na hora de misturar os ingredientes do bolo na tigela, com uma colher de pau gigante; cortar biscoitos com moldes de figuras de bichinhos, e depois tentar colocar na assadeira sem destruí-los; amassar as bolinhas de massa de nhoque, fazer rolinhos desengonçados, cortar em pedaços e… amassar com o garfo! Aliás, o momento de glória era a apertada com o garfo.
Ensinei minha filha a fazer muitas coisas na cozinha desta forma, isto é, chamando para participar e até promover uma sessão “meleca” que depois eu passava um tempão limpando, mas que valia pelo momento de diversão! É tão bom ter seguido os passos da minha mãe e ensinar a participar e fazer sua própria comida, ou mais do que isso, colocar a mão na massa!
A relação que estabelecemos com a comida e, com o “fazer nossa comida” desde cedo, é muito decisiva na nossa postura para o resto da vida. Talvez isso até determine um cuidado maior com a alimentação e uma relação de respeito com os alimentos. Esse foi um dos mais importantes legados que minha mãe me deixou. Há poucos dias foi a data do aniversário dela e esse nhoque foi uma forma de matar as saudades!
Uma pequena nota: servi o nhoque de batata-doce com o molho de tomate caseiro, receita já publicada aqui no blog, junto de folhinhas de manjericão fresco e queijo vegano ralado (que apesar de derreter quase nada, dá um toque bonito!).
Nhoque de batata-doce
Ingredientes
- 4 batatas-doces médias
- 1 colher (chá) de sal
- Pimenta do reino a gosto
- ½ colher (chá) de noz moscada
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- ½ a 1 xícaras de farinha de trigo
Modo de fazer
- Lave e descasque as batatas-doces. Corte em pedaços. Coloque em uma panela grande e cubra com água. Junte ½ colher de chá de sal.
- Cozinhe até que as batatas fiquem macias (em torno de 30 minutos). Retire a panela do fogo e escorra.
- Amasse as batatas ainda quentes. Tempere com sal, pimenta do reino, noz moscada e o azeite. Misture e deixe esfriar um pouco, para manusear a massa.
- Acrescente a farinha aos poucos (1/2 xícara de cada vez), misturando bem após cada adição, até que fique firme.
- Divida em 5 ou 6 porções e trabalhe com uma porção de cada vez.
- Em uma superfície enfarinhada, faça rolinhos com os pedaços de massa, até que fiquem com uns 2cm de diâmetro. Corte cada rolinho em pedaços de 2cm. Achate apertando com um garfo.
- Coloque uma panela grande no fogo com água até ferver.
- Diminua o fogo e coloque os nhoques para cozinhar (10 a 12 unidades de cada vez).
- Espere os nhoques subirem à superfície, retire com uma escumadeira e transfira para um escorredor de macarrão.
- Prove um nhoque para testar se está cozido antes de colocar o restante, sempre 10 a 12 de cada vez.
Amei todas as receitas obrigada pelo carinho