Salada de quinua, couve de Bruxelas e maçã

As surpresas do mercado aqui pertinho de casa trazem algumas lembranças tão boas… Há poucos dias encontrei uma bandeja de lindas couves de Bruxelas. Não é nada que se cultive aqui por perto, com certeza. Mas não resisti. Em primeiro lugar, porque estavam tão frescas e verdinhas. E em segundo lugar, porque o preço era tão convidativo… Me lembrou de pratos que minha mãe costumava fazer!

Quando cheguei em casa, procurei receitas com as couves de Bruxelas e encontrei esta com ares de inverno. Tá certo que não se parece nada com o clima aqui de São Luís, mas vai agradar quem mora no restante do País e está tendo dias bem frios. Tem aquele ar de comida que traz conforto, feita por mãe ou avó. Comi a minha em temperatura ambiente.

Salada de quinua, couve de bruxelas e maçã

Sobre a receita: couve de Bruxelas assada com maçã em tiras, cebola roxa e raminhos de tomilho (usei fresco da minha horta na varanda). Depois de pronto, é só polvilhar raspas de limão-siciliano e nozes tostadas e picadas. Conseguiu imaginar a combinação de sabores? Então é só ir atrás dos ingredientes e ligar o forno! A salada pode ser consumida quente, assim que ficar pronta, ou fria, após algumas horas na geladeira.

Salada de quinua, couve de Bruxelas e maçã

Ingredientes

  • 1 bandeja pequena de couves de Bruxelas, cortadas ao meio
  • 1 maçã sem sementes, cortada em tiras grossas
  • 1 cebola roxa, picada em tiras
  • Ramos de tomilho fresco
  • 2 a 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • Sal e pimenta-do-reino
  • 1 xícara de grãos de quinua
  • Suco e raspas de 1 limão-siciliano
  • Nozes tostadas e grosseiramente picadas

Modo de fazer

  • Preaqueça o forno (200°C). Junte em uma tigela as couves de Bruxelas com as maçãs e a cebola roxa. Tempere com o tomilho, sal e pimenta-do-reino e regue com azeite.
  • Misture bem e transfira para uma assadeira antiaderente. Leve ao forno e asse por 30-35 minutos ou até que esteja ligeiramente dourado. Mexa na metade do tempo, para não queimar.
  • Enquanto isso, enxágue a quinua em água corrente, numa peneira. Cozinhe em 2 xícaras de água com 1 pitada de sal, até que a água seque e a quinua ficar macia. Retire do fogo e espere esfriar.
  • Coloque em uma tigela grande a quinua com a couve de Bruxelas assada com a cebola roxa e a maçã. 
  • Acrescente as raspas de limão e as nozes picadas. Tempere tudo com suco de limão, azeite, sal e pimenta-do-reino. Misture com cuidado e sirva em seguida ou guarde na geladeira.
Couve de bruxelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
© 2024 - Santo Legume
Close