Macarrão soba com legumes

Chegaram as férias de final de ano, e Celso teve que trabalhar até quase o Natal. Para piorar, a Stephanie (nossa filhota) também trabalhou até a véspera e já tinha planos de viajar com os amigos no Ano Novo.  Com os valores das passagens altíssimos, não foi possível ir a São Paulo. Passaríamos o nosso primeiro Natal longe da família. A princípio tentei ser uma pessoa equilibrada e compreensiva, resignei-me a ficar em São Luís. Na realidade, foi praticamente impossível ser essa pessoa, eu fiquei arrasada.

Um pouco antes do feriado nos indicaram uma viagem que seria possível realizar entre as festas, justamente nos dias que o Celso teria disponibilidade. Resolvemos arriscar a “Rota das Emoções”, nome que estava no folheto da agência. Uma viagem realizada em carros 4×4, com motoristas acostumados com as estradas de terra e areia do trajeto. Saímos de São Luís e fomos direto para Jericoacoara, no Ceará. 

Jericoacoara
Jericoacoara

Chegando lá, cansados depois do dia inteiro na estrada, fomos presenteados com um pôr do sol de tirar o fôlego. A viagem continuou sendo maravilhosa, as pousadas eram aconchegantes e a comida regional era simples, mas muito gostosa… conhecemos cidadezinhas, andamos pelas praias, fizemos travessias com o carro sobre pequenas balsas deslocadas com varas compridas, visitamos antigas vilas tomadas pela areia. Conversamos com moradores locais, gente simples e feliz, que nos deram muita lição de vida. Vimos as revoadas dos guarás no Delta do rio Parnaíba. E, já perto de São Luís, atravessamos parte do parque dos Lençóis Maranhenses em trilhas entre as dunas fofas e branquinhas. Confesso que respirei aliviada quando entramos em Barreirinhas e voltamos para o asfalto.

Mangue Seco - Ceará
Mangue Seco – Jericoacoara

Passeando por lugares charmosos e turísticos, foi a primeira vez que vi o interior do Maranhão e do Piauí. Descobri que o Ceará vai além das cidades de Fortaleza e Jeri. E que o Piauí tem um litoral muito pequeno, lindo e ventoso. Porém, ali presenciei o típico contraste do nordeste brasileiro: o litoral paradisíaco em oposição ao interior seco e pobre. Nessa viagem tive uma pequena amostra da realidade da pobreza que existia bem ao lado de onde morávamos. 

Camucim - Ceará
Camucim – Ceará
Barra Grande - Piauí
Barra Grande – Piauí
Parnaíba - Piauí
Parnaíba- Piauí

Chegamos a São Luís com o voo da filhota, que estava vindo passar alguns dias conosco. Meu coração estava leve e feliz. 

Eu estava em paz com minhas escolhas. Não havia arrependimento, só expectativas. Mas, havia algo estranho me incomodando, sem desconfiar, eu já estava provando as mudanças, na minha forma de pensar e de viver, que estavam por vir.

Pequenos Lençóis - Maranhão
Pequenos Lençóis – Maranhão

Já em casa, a gente se deu conta da geladeira bem desabastecida e acabou se virando com alguns legumes que encontrou no mercado aqui pertinho. Fiz um macarrão soba que trouxe de São Paulo na última viagem. 

Macarrão soba com legumes

O macarrão soba é feito basicamente de trigo-sarraceno. Ele é muito comum na Ásia, servido apenas com legumes, ervas e temperos. Você pode substituí-lo por outro tipo de macarrão, mas procure escolher aqueles que não são feitos com farinhas super processadas (farinha de trigo comum), como, por exemplo, um macarrão de trigo integral!

Cenoura vintage

Macarrão soba com legumes

Porções 2 porções

Ingredientes

  • 2 cenouras pequenas descascadas e cortadas em rodelas
  • 100 g de macarrão soba cru
  • 1 abobrinha descascada e picada em pedaços médios
  • 1 alho-poró cortado em rodelas
  • ½ xícara de cogumelos shitake ou Paris fresco
  • 4 folhas de acelga picadas em quadrados
  • 1 pedaço de gengibre com 2cm descascado e ralado
  • 2 colheres (sopa) de shoyu
  • ½ colher (chá) páprica doce
  • 1 colher (sopa) de vinagre branco
  • Cebolinha picada a gosto
  • Sal a gosto
  • Azeite de oliva para refogar

Modo de fazer

  • Cozinhe as cenouras em água até que estejam macias, mas ainda firmes.
  • Prepare o macarrão em uma panela com água fervente. Verifique na embalagem do macarrão o tempo de cozimento recomendado (o meu cozinhou em 6 minutos). Escorra e lave com água fria para parar o cozimento. Reserve.
  • Cozinhe rapidamente as abobrinhas em um pouco de água (elas devem ficar cozidas mais ainda crocantes).
  • Refogue o alho poró em um pouco de azeite. Adicione os cogumelos, a acelga picada e o gengibre ralado.
  • Refogue por alguns minutos. Acrescente a cenoura, a abobrinha e os temperos. Cozinhe por uns 5 minutos.
  • Adicione o macarrão, misture e sirva em seguida.
Macarrão soba com legumes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
© 2022 - Santo Legume
Close