Sopa de mandioquinha

Não lembro a primeira vez que tomei sopa de mandioquinha! Devia ser muito pequena…  Nasci e cresci em São Paulo, uma cidade onde no inverno faz frio. Acho que passei a minha vida inteira até bem pouco tempo, tomando essa e outras sopas. Mas a sopa de mandioquinha sempre teve algo especial; talvez fosse sua cor, que em noites de inverno era algo bem alegre! Aquele tom amarelo é um sol em qualquer dia cinzento…

“Outra memória relacionada à sopa era a de aconchego”.

Lembro de minha mãe preparando a sopa e a cozinha perfumada com o aroma da mandioquinha junto com folhas de salsa fresca. Muitas gripes e dores de garganta foram curadas com pratos e pratos de sopa de mandioquinha servidos na cama, em meio a lenços e remédios… E era seguramente um momento de muito conforto!

Sopa de mandioquinha

Quando fui morar sozinha, passei a me aventurar na cozinha e a dar toques mais ousados na sopa: juntar outras ervas frescas como tomilho ou preparar junto com alho poró. Polvilhar noz moscada ou acrescentar cubinhos de queijo foram invenções adquiridas ao longo do tempo! Casei e a sopa nos acompanhou em muitos invernos, em bandejas no sofá com mantas e bons filmes. Minha filha nasceu, e a sopa a viu crescer: aquecendo ao chegar da escola depois de um dia gelado, ou em noites animadas ao redor da mesa e acompanhada de uma cesta de pães!

Atualmente moro no Maranhão e estou esquecendo o significado da palavra inverno! Mas aqui existe uma estação chuvosa em que alguns dias são mais frescos e cinzas. Foi em um desses dias que aproveitei as mandioquinhas na cozinha, para fazer a sopa e resgatar algumas lembranças!

A dica essencial para preparar essa sopa (como inúmeras outras!) é começar refogando a cebola e em seguida o alho em um bom azeite. Faz toda a diferença. E por favor: nunca use caldos industrializados nas suas sopas!

Sopa de mandioquinha

Sopa de mandioquinha

Porções 4 porções
Tempo total 30 mins

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho picado ou espremido
  • 400 g de mandioquinha cortada em pedaços
  • 4 xícaras de água ou caldo de legumes
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

  • Refogue a cebola no azeite até ficar translúcida. Acrescente o alho e frite, mexendo, por mais 1 minuto.
  • Junte a mandioquinha e mexa bem. Adicione a água ou o caldo de legumes. Deixe levantar fervura e abaixe o fogo.
  • Cozinhe sem tampa por uns 20 minutos ou até que a mandioquinha esteja macia.
  • Verifique o tempero e bata no liquidificador (ou mixer).

Notas

Variações: acrescentar 1 alho poró junto com a cebola e o alho, polvilhar com noz moscada ou folhas de salsa fresca picadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe dos comentários

  1. Vanessa Mariano says:

    Olá Monica! Entrei aqui para procurar uma receita de sopa de mandioquinha e fui presenteada com essa história linda. É muita inspiração! Mais uma vez muito obrigada pelas receitas e todo esse universo poético que as envolvem. Espero que você esteja bem. Um abraço!

    1. Que mensagem deliciosa! Obrigada por seu carinho

  2. Boa noite ,
    Obrigada pelas suas receitas e a tua maneira de escrever é também muito doce.
    Gostaria de perguntar como é visualmente uma mandioquinha? nao moro no Brasil e na verdade penso que onde estou nao tem este legume e de que familia é? obrigada

    1. Obrigada Inez! Estou colocando uma foto da mandioquinha no início da receita, assim você pode identificá-la. Aqui no Brasil ela também é conhecida por batata-baroa.

Close
© 2021 - Santo Legume
Close