Aqui em casa os pratos para ocasiões especiais têm sido feitos com tempeh (também conhecido como “tempê”), um alimento incrível, mas que é vendido congelado e não é produzido aqui no Nordeste. Trouxemos alguns na mala na última vez que fomos à São Paulo, dentro de uma sacola térmica. E como valeu a pena…!
O tempeh é um alimento fermentado produzido com grãos de soja e uma cultura de fungos. A fermentação dos grãos de soja pelo fungo “rizophus oligosporus” une os grãos, formando um bloco esbranquiçado e compacto.
É uma fonte básica de proteína na Indonésia há seculos. Ganhou popularidade recentemente com o crescimento da procura de fontes de proteína de origem vegetal. Muito versátil, o tempeh pode ser preparado de inúmeras maneiras: fatiado, cortado em cubos, triângulos, esfarelado… E quanto ao preparo, pode ser marinado, frito, grelhado, assado… Enfim, ele pode ser feito de muitas formas!
De fácil digestão e super nutritivo, o tempeh é indicado para a alimentação principalmente de vegetarianos e veganos. Seu sabor lembra cogumelos, mas é bem suave, o que o torna perfeito para receitas com os mais diversos ingredientes, sem o risco de não harmonizar. Ele é o coadjuvante perfeito!
Apesar da leguminosa mais utilizada para produzir o tempeh ser a soja, já se encontram outras possibilidades bem saborosas no mercado. O tempeh que usei para a receita abaixo foi feito com ervilha e quinua vermelha. E antes que perguntem, o fabricante dessa delícia é a Mun Artesanal (de São Paulo), e este não é um publieditorial (post pago)!
Tempeh com abóbora, laranja e alecrim
Ingredientes
- 1 ½ xícaras de cubos de abóbora (usei a abóbora cabotiá)
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 ramo de alecrim fresco
- Sal e pimenta do reino
- 1 cebola roxa pequena cortada em tiras
- 1 pitada de pimenta caiena (opcional)
- 1 pitada de canela em pó
- 2 colheres (sopa) de suco de laranja
- 1 colher (sopa) de melado
- 1 ½ xícaras de tempeh cortado em cubos (usei um tablete de tempeh de ervilha com 275g)
- Raspas de 1 laranja
- 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
- 2 colheres (sopa) de cranberries desidratados (opcional)
- 2 xícaras de arroz integral cozido (para servir)
Modo de fazer
- Aqueça o forno (180°C).
- Coloque os cubinhos de abóbora em uma assadeira onde fiquem em uma só camada. Tempere com sal, pimenta e parte das folhas de alecrim. Regue com azeite (1 colher de sopa). Asse até a abóbora ficar macia, mexendo vez por outra.
- Aqueça uma frigideira com fundo grosso e doure as tiras de cebola com 2 colheres de azeite. Junte a canela e tempere com sal (usei sal defumado) e pimenta (usei a caiena). Regue com o suco de laranja e acrescente o melado.
- Misture e cubra com os pedaços de tempeh. Polvilhe o restante do alecrim e parte da salsa picada. Vire para que o tempeh fique dourado de todos os lados. Em seguida, retire do fogo.
- Junte com os cubos de abóbora assada, o cranberry e as raspas de laranja. Misture com cuidado, somente para incorporar tudo.
- Sirva junto com o arroz integral e polvilhe com o restante da salsa picada.