Almoço e jantar

Sopa de batata-doce e alho-poró

Sopa de batata-doce e alho poró

Sei que muitos pensam que fazer uma sopa é algo totalmente dispensável, dada a quantidade de produtos semi-prontos a disposição nos mercados. Sopa em latas, em sachê, desidratadas, congeladas (nem sempre feitas com bons ingredientes, ou ingredientes “de verdade”!) estão em todos os lugares…

Mas quando você sente o aroma de uma sopa feita em casa, com bons ingredientes, e dá a primeira colherada… Não há nada que se iguale! É preciso um pouco de tempo disponível? Com certeza! É necessário ter em casa alguns ingredientes básicos? Sim, é preciso. Mas também é essencial que se faça uma análise cuidadosa (e carinhosa!) dos benefícios da comida feita em casa.

Ter tempo para cozinhar é mais importante do que as pessoas pensam.

No livro “Cozinhar” de Michael Pollan, o autor fala exatamente sobre isso e algumas das razões que levam cada vez menos pessoas a irem para a cozinha. Uma é que a indústria alimentícia tornou a ideia de cozinhar algo “difícil demais” para os tempos modernos. O livro é muito inspirador já que o próprio autor passou um bom período aprendendo formas de preparos culinários, enquanto escrevia o livro. Ele nos mostra o quanto voltar à cozinha é imprescindível para o futuro alimentar do planeta.

Sopa de batata-doce e alho poró

Por um lado, há diversas questões que envolvem a saúde e os alimentos que utilizamos (nem sempre são boas escolhas!). E por outro lado, o autor aponta como grandes corporações do setor alimentício estão direcionando as formas como os alimentos serão produzidos. Sem dúvida um livro que nos leva a refletir! Para quem tiver um tantinho de preguiça de ler, recomendo o documentário feito a partir do livro e que está disponível na Netflix, com o nome “Cooked“.

Voltando à sopa de batata-doce e alho-poró, posso garantir que não requer nenhuma grande habilidade culinária. Já testei aqui em casa sem o alho-poró e ficou perfeita também (mas recomendo a receita completa!). A mostarda dá um toque de sabor a mais, mas somente se for uma boa mostarda: não use mostardas comuns que quase não levam as sementes em seu preparo. Também recomendo enfaticamente que não usem caldos de legumes desidratados ou em cubinhos! Façam o seu caldo em casa em quantidades maiores, congelem e usem quando necessário. Aqui no blog vocês encontram a receita para o Caldo de Legumes.

Sopa de batata-doce e alho poró

Sopa de batata-doce e alho-poró

Porções: 4 porções

Ingredientes

  • 400 g de batata-doce descascada e picada em cubos
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal
  • 2 xícaras de caldo de legumes
  • 1 alho-poró fatiado
  • Sal e pimenta do reino
  • 1/4 xícara de leite vegetal
  • 1 colher (chá) de mostarda de Dijon, opcional
  • 1 raminho de tomilho

Modo de fazer

  • Aqueça uma panela funda e derreta a manteiga. Refogue a cebola até ficar translúcida.
  • Junte a batata-doce, o caldo de legumes e o alho-poró. Tempere com sal e pimenta do reino. Cozinhe até que as batatas estejam macias.
  • Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador, reservando alguns pedaços de alho-poró. Volte a sopa para a panela e aqueça em fogo médio.
  • Junte o leite, a mostarda de Dijon (caso for usar) e o tomilho. Prove o tempero e corrija se necessário.
  • Retire do fogo antes que comece a ferver. Sirva em seguida.

Publicado por Monica Hering

Gosto de comida simples e saudável, feita com ingredientes naturais, sem super processamento e com gosto de comida de verdade. Sou adepta da alimentação baseada em vegetais (ou plant-based).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *