Iogurte vegetal batido com banana e tâmaras

by Monica Hering

Sei que muitos vão me falar que esse tipo de bebida também é conhecido como smoothie… Cheguei a colocar o título como “smoothie de banana com tâmara”, mas mudei! Venho tentando somente usar termos em português no blog. Ou termos que traduzam determinados conceitos que não são “nativos”… Assim, resolvi que meu pseudo-smoothie vai se chamar “Iogurte batido”!

Mas tenho que confessar que muitas vezes é difícil! Nasci e cresci em uma cidade que tem um pouco do mundo dentro de si. São Paulo é uma mistura de culturas incrível, e quando se trata de comida… É como dar a volta ao mundo em restaurantes e mercados super completos! Quem acompanha o blog sabe que há pouco mais de 2 anos moro no Maranhão. E o novo endereço trouxe uma série de mudanças de hábitos, e com elas uma tonelada de reflexões!

Iogurte vegetal batido com banana e tâmaras

Voltando ao meu iogurte vegetal batido com banana e tâmaras… As tâmaras são um adoçante incrível. As minhas moram na geladeira e ficam bem duras. Sempre tiro um pouco antes de usar e deixo hidratando em um pouco de água morna. Ficam macias e perfeitas! Outra opção para adoçar é usar um pouco de melado.


Iogurte vegetal batido com banana e tâmaras

Tempo total15 mins

Ingredientes

  • 1 banana
  • ½ xícara de iogurte vegetal
  • 4 tâmaras picadas
  • Suco de ½ limão
  • ½ a ¾ xícara de leite vegetal
  • 1 pitada de cardamomo moído
  • 1 pitada de canela em pó
  • Cubos de gelo

Modo de fazer

  • Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir em seguida.

Notas

Uso o iogurte de polpa de coco para esta receita.

Outras sugestões:

2 comentários

Mariângela Portela da Silva 19 de novembro de 2017 - 11:01

Mônica,
Sigo suas publicações já há um bom tempo e fiquei feliz de ver que minha afinidade não é apenas pela comida saudável e vegetariana, mas por uma visão maior. Quando você falou de preferir usar palavras em português para nomear suas receitas me agradou muito. Sou bem chata neste tocante e acho um abuso a utilização desnecessária de termos em inglês (geralmente são em inglês). Então mais um ponto pra você, querida! Além de receitas corretas, atitudes corretas.

Responder
Monica 20 de novembro de 2017 - 08:50

Olá Mariângela! Eu tento, juro que tento me manter firme diante de certas pressões, sejam na forma de linguagem, seja na forma de ingredientes e alimentos. No caso do iogurte batido x smoothie, tenho que confessar que tive que me render ao termo em inglês aqui no blog. Nas postagens do gênero mais recentes, passei a adotar o termo em inglês. Sugestão do Google em relação às buscas, que são muito maiores pelo termo em inglês! Atualmente sinto que a parte mais difícil é ficar firme diante de produtos industrializados ou super processados na elaboração das receitas. Mesmo dentro do mercado de alimentação “saudável” existem tantos produtos novos sendo oferecidos prontos, que muita gente opta por eles, deixando de lado a importância de fazer sua comida em casa, com bons ingredientes (a nossa querida “comida de verdade”). Mas com relação à essa pressão, não vou ceder! Pode ficar tranquila! Um grande beijo

Responder

Deixe um comentário