algumas reflexões sobre meu processo criativo
Ando desenhando e pintando bastante. Tenho criado algumas coisas. São pequenos estudos. Ou, uma pilha de fragmentos criativos que começam a me dar a sensação de apontarem para algum lugar interessante. Mesmo que eu ainda não saiba exatamente para onde.
Acredito que as pistas já estão lá, em algum lugar. Se eu continuar criando e prestando atenção ao que me atrai, aos temas, às formas, cores, texturas… eles me dirão algo. Me guiarão para algum lugar. Só preciso seguir os sinais.
Encontrar o caminho é parte do que nos torna humanos. Está enraizado na nossa observação, na memória e na confiança em nossa capacidade de descobrir as coisas à medida que avançamos.
É algo como se perder e se achar, continuamente. Reflito. Deixo as ideias vagarem, e se desenvolverem. Sem precisar ter uma noção clara da direção, ainda. Observo. Sigo. E permito que o que for surgir, leve o seu tempo.
Mesmo que a incerteza seja desconfortável. Ou essa sensação de inacabado… Mas entendi que este é o caminho. E posso dizer que estou amando esse processo de descoberta.

Sobre o quibe de abóbora…
Mais uma receita com a minha querida abóbora cabotiá, um ingrediente que está sempre presente na minha cozinha. O quibe é fácil de preparar, e razoavelmente rápido. Pode receber algum ingrediente a mais para dar um charme, ou aproveitar o que está na geladeira. Na versão da foto incluí alho-poró e ficou delicioso. A dica é usá-lo pré-cozido no vapor para ficar mais macio.
E para quem gostou da ideia de um quibe vegetariano, aqui no blog você encontra a receita de um quibe de berinjela que vale a pena testar!


Quibe de abóbora
Ingredientes
- ½ abóbora cabotiá sem casca e picada em cubos (3 xícaras de cubos)
- 1 xícara trigo para quibe
- 1½ xícaras água quente
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho picados ou espremidos
- 2 colh. (sopa) de azeite de oliva ou óleo vegetal
- Salsa fresca picada
- Sal e pimenta-do-reino
- 1 alho-poró cortado em rodelas (opcional)
Modo de fazer
- Coloque o trigo em uma tigela e cubra com a água quente. Reserve até a água ser absorvida.
- Aqueça o forno (200°C).
- Refogue a cebola no azeite (ou óleo) até ficar translúcida. Junte o alho e mexa bem. Em seguida coloque a abóbora.
- Tempere com sal e pimenta e cozinhe por alguns minutos, mexendo para não queimar o fundo da panela. Coloque um pouco de água, o suficiente para o cozimento da abóbora, até ficar macia.
- Retire do fogo e amasse a abóbora até virar um purê. Corrija o tempero se necessário. Regue com um fio de azeite.
- Junte o trigo hidratado, a salsa picada e o alho-poró fatiado (se for usar). Misture tudo até incorporar todos os ingredientes.
- Transfira para uma travessa refratária (20 x 30 cm), alise a superfície e leve ao forno por 30 a 35 minutos.
Que maravilha, Monica!!!! Adoro abóbora cabotia, acredito que essa receita, como é mais simples, será mais fácil para fazer!!! Siga firme nos seus propósitos e intuições! Admiro sua coragem de viver coisas novas! Um abraço apertado!!!!
Essa receita é bem fácil! Experimenta! Um abraço com carinho