Bolo de maracujá com compota

Semana passada comemorei meu aniversário. Nada de festona ou grandes eventos. Ando bem quietinha na minha casinha, cercada de mato por todos os lados, com pessoas bem próximas. O silêncio tem me feito bem…

Para muitos um aniversário pode ser somente mais um aniversário, mais um ano como outros que já passaram. Mas passou a ser muito diferente para mim, e ter um significado completamente novo. Conviver com o diagnóstico de câncer e o tratamento por um ano e meio faz qualquer pessoa mudar, e muito! Hoje vejo um aniversário como um bom motivo para agradecer os aprendizados e as mudanças. Impossível continuar a ser a mesma pessoa de antes!

(re)significar – arte de se permitir mudar, momento no qual tudo é percebido de forma diferente e significar passa a ter significado

João Doederlein
Bolo de maracujá com compota de casca de maracujá

Passamos a ser muito mais gratos a cada dia, a cada realização, a cada amigo que está por perto… O câncer é uma doença muito solitária! Com o passar dos meses e das dificuldades no tratamento, muitas pessoas se afastam, se tornam mais distantes…

Bolo de maracujá com compota de casca de maracujá

Por outro lado, ganhei muito ao longo dessa jornada! Descobri que tenho parceiros que não me abandonam nem nos piores momentos… São os melhores amigos que qualquer um pode ter! Sou grata a todo carinho que já recebi deles e que hoje tenho certeza que nunca faltará.

Aprendi muito sobre quem sou e venho me surpreendendo com minha capacidade de adaptação, resiliência e vontade de realizar sonhos e projetos! Não desperdiço mais nenhum dia, nenhum momento: ao contrário, aproveito cada instante de vida, de amor, de alegria, de paz…

Bolo de maracujá com compota de casca de maracujá

E para comemorar meu aniversário, com muita simplicidade, afeto e sabor, escolhi uma receita da Bela Gil. Este bolo de maracujá com a compota de casca da fruta é um dos melhores presentes de aniversário que alguém pode desejar. Escolhi a receita para aproveitar as cascas do maracujá e descobri um dos melhores doces da minha vida!

Bolo de maracujá com compota de casca de maracujá

Bolo de maracujá com compota

Ingredientes

Compota de casca de maracujá

  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 6 cravos da Índia
  • 1 pau de canela
  • 1/2 maracujá (polpa)
  • 1 xícara de água filtrada
  • 2 maracujás (somente a casca)

Bolo de maracujá

  • 2 xícaras de farinha de aveia
  • 1 xícara de farinha de arroz
  • 1 e ½ xícaras de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ½ xícara de óleo vegetal (usei óleo de coco)
  • 1 e ½ maracujás (polpa)
  • ¼ xícara de castanha de caju (demolhada por algumas horas)
  • 350 ml de água filtrada

Modo de fazer

Compota de casca de maracujá

  • Corte os maracujás e reserve a polpa. Retire a parte amarela da casca e descarte. Raspe a parte branca (pele) interna e descarte também. Fatie o que restou das cascas em tiras com 1 cm. Coloque em uma panela, cubra com água fervente e leve ao fogo. Quando ferver, retire a água (escorra) e repita o processo. Reserve.
  • Bata a polpa de ½ maracujá com 1 xícara de água filtrada e despeje na panela com as cascas. Adicione a canela, os cravos e o açúcar. Leve ao fogo até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por uns 15 minutos, ou até reduzir.

Bolo de maracujá

  • Aqueça o forno (180°C). Unte uma forma grande e enfarinhe (ou use 2 formas pequenas).
  • Bata a polpa de 1 e ½ maracujás com a água e as castanhas de caju. Deve render 1 e ½ xícaras após batido. Se for necessário, junte mais água.
  • Peneire as farinhas em uma tigela e junte o açúcar, fermento e o bicarbonato de sódio. Misture. Acrescente o óleo e o maracujá batido. Misture até ficar homogêneo.
  • Transfira para a forma e leve ao forno por 40 a 60 minutos, dependendo do tamanho da sua forma. Faça o teste do palito: espete um palito no meio do bolo e veja se ele sai seco.
  • Espere esfriar antes de desenformar. Sirva acompanhado da compota de casca de maracujá.
Bolo de maracujá com compota de casca de maracujá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Estou amando suas receitas. Acho muito legal reaproveitar partes de alimentos que costumamos descartar.

    1. Olá! Aproveitar melhor os alimentos, usando partes que normalmente descartamos, é um desafio… A gente se acostumou a descartar muita coisa boa!

  2. Senti muita falta, fico feliz que esteja bem.

    1. Também senti falta de estar por aqui!

  3. Oi Mônica!
    Bem vinda de volta e a teu ritmo! Me alegro muito que estés te recuperando. Que este espaço gastronómico de compartilhar receitas continue sendo muito positivo para ti.
    Força, coraje, energia!
    Muito obrigada por compartilhar a receita!
    Abraços com carinho!
    Vera

    1. Obrigada! Com certeza volto a compartilhar com mais frequência daqui em diante

  4. JUSSARA MACIEL SOARES says:

    Olá querida!!!!Que bom ter o seu trabalho de volta eu era apaixonada por seus calendários, tenho todos salvos em meu notebook.Que o Senhor na Sua infinita bondade e misericordia te conceda saúde e alegria.

    1. Olá! Os calendários vão voltar…prometo!

  5. Olá Mônica, Boa noite.
    Foi surpresa agradável, quando li no e-mail SANTO LEGUME. Não sabia o motivo da sua ausência, mas Deus é poderoso e Fiel. Ele há de lhe conceder muitas Graças, em nome de Jesus, é o que desejo para você.

    1. Agradeço de coração por suas vibrações positivas!

  6. E bom ter para onde voltar, isso dá o ânimo necessário para continuarmos a viver, por isso desejo toda sorte e força e pode ter certeza que o pior já passou.
    Felicidades e volte com garra.
    Abraços

    1. Obrigada Solange! Estou voltando aos poucos mas animada e com muita garra!

  7. Oi Monica
    Acompanho há tempos, mas nunca tinha deixado comentário.
    Fico feliz que esteja bem e que tenha tirado aprendizados de uma situação complicada!
    Feliz aniversário, e estou aqui na torcida por vc.

    1. Que bom que mandou essa mensagem Luana! Eu fico feliz de ter você aqui no blog

  8. Olá, acompanho a pouco tempo, apesar de eu não cozinhar procuro ler e mostrar para minha esposa, é uma grande diversão. Ótimo retorno e que seja abençoada a sua recuperação.

    1. Obrigada Paulo! Fico feliz por estarem acompanhando o blog!

  9. Fico feliz por voce estar bem, Deus continue te abençoando. bjs

    1. Obrigada por seu carinho Aparecida!

  10. maria cecilia m bastos says:

    Parece muito boa mesmo esta compota , apenas fiquei com uma dúvida , o 1/2 maracujá batido não precisa coar antes de adiciona-lo à fervura das cascas ?

    1. Olá! Eu usei sem coar. Se olhar bem a foto da compota, vai ver as sementinhas lá!

  11. Boa tarde Mônica, senti falta das tuas pastagens e lendo teu texto,agora sei o motivo. Parabéns embora atrasado, te desejo muita saúde e que te recuperes bem. Ano passado também foi pesado pra mim.Mas Deus sempre nos dá forças para enfrentarmos as batalhas. Muita luz querida amiga e que Deus te abençoe sempre. Bjs

    1. Obrigada pelo carinho querida amiga!

Close
© 2024 - Santo Legume
Close