Cebola pérola ao balsâmico

Dezembro chegou e com ele a costumeira correria de final de ano… Impossível não observar as pessoas à sua volta com listas de tudo: presentes, tarefas a finalizar antes do final do ano, ingredientes para ceias mirabolantes, eventos de confraternização… A vontade é de ficar quietinha lá na casinha do mato até tudo isso passar!

Aqui em casa adotamos um modo mais simples de viver o período de festas de final de ano há muitos anos. Nada de super decoração na casa, presentes só aqueles que eu consigo fazer (e procuro pensar em embalagens sustentáveis e criativas!), e o mais importante: focar no que realmente interessa… Estar junto com as pessoas queridas, agradecer, compartilhar!

Cebola pérola ao balsâmico

A minha maior contribuição é com comida de verdade e feita com muito carinho. Gosto de preparar as refeições com um tantinho de capricho a mais, que qualquer ocasião especial requer! Mas sem exageros… Evitar desperdícios é essencial. Acredito que um bom planejamento sempre facilita as compras e a execução!

Algo que gosto de fazer quando reúno um grupo maior é ter algumas opções de entradinhas ou aperitivos. Enquanto os pratos principais estão fumegando nas panelas, o papo ali na varanda é acompanhado de algumas porções de pequenas gostosuras. Uma das minhas sugestões é a cebola pérola ao balsâmico. Além de deliciosa e leve, pode ser usada na salada do dia seguinte, caso sobre alguma!

Cebolas vintage

Cebola pérola ao balsâmico

Ingredientes

  • 200 g de cebola pérola
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • Sal e pimenta do reino

Modo de fazer

  • Refogue as cebolas pérola no azeite. Junte o açúcar mascavo e mexa com uma colher de pau até começar a dourar.
  • Acrescente o vinagre balsâmico e cozinhe por mais alguns minutos, até reduzir.
  • Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Sirva em temperatura ambiente.
Cebola pérola ao balsâmico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Participe dos comentários

  1. Olá. Aqui na minha cidade só encontro essa cebola em conserva. Posso utilizar essa?

    1. Não testei, mas acho que dá certo também usando a cebola em conserva!

Close
© 2022 - Santo Legume
Close