Ao sentir o gosto da comida preparada no fogão à lenha, matei uma saudade que não sabia que existia em mim, e que era tão grande! Como é forte a conexão da comida com o resgate de lembranças ou sensações. Pode ser através do aroma dos temperos que saem das panelas, do sabor da comida quase pronta e testada na pontinha da colher de pau…
Ter meu próprio fogão à lenha sempre foi um sonho. Já tive a oportunidade de cozinhar em alguns, ou auxiliar quem estivesse preparando uma refeição em um. No entanto, é uma delícia você se descobrir armazenando lenha ali na varanda, catando gravetos durante as caminhadas… Tudo pensando nas receitas, que serão preparadas nas próximas horas.
Estou usando algumas panelas de barro colecionadas durante o período em que morei em São Luís, e notando que estão ficando pretas e com aquele ar de panela bem usada e curtida, algumas lascadinhas aqui e ali… São panelas que dão um sabor todo especial às receitas, e que devem se tornar uma tradição na casa do sítio. Já estão se tornando pedacinhos da minha história!
Enfim, me tornei suspeita para falar de tudo feito no fogão a lenha. No entanto, essa feijoada de legumes à moda portuguesa ficou simplesmente incrível feita na minha panela de ferro (aquela que tem umas manchinhas de ferrugem na alça!). A receita foi inspirada e quase nadinha modificada do livro “Cozinha vegetariana à portuguesa” da Gabriela Oliveira.
Feijoada de legumes e feijão-branco
Ingredientes
- 2 a 3 xícaras de feijão-branco cozido
- 1 bandeja de cogumelos picados grosseiramente
- 1 cenoura cortada em rodelas
- Folhas de couve picadas em tiras grossas
- 1 berinjela pequena picada em cubos
- 1 pedaço de abóbora picada em cubos
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates sem as sementes e picados
- 2 folhas de louro
- 1 colher (chá) de páprica doce
- 2 colheres (chá) de cominho em pó
- 2 xícaras de água do cozimento do feijão (ou caldo de legumes, ou água)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- Sal e pimenta-do-reino
- Salsa picada (ou coentro)
Modo de fazer
- Escorra o feijão e reserve a água do cozimento.
- Refogue a cebola em 1 a 2 colheres (de sopa) de azeite de oliva até ficar translúcida. Junte o alho e as folhas de louro e refogue por mais alguns minutos.
- Coloque o tomate e a cenoura e cozinhe mexendo, até a cenoura começar a ficar macia. Junte a berinjela, a abóbora e tempere com sal, páprica doce e o cominho. Cozinhe por uns 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Acrescente o feijão e a água do cozimento reservada. Mantenha no fogo até apurar.
- Por fim junte os cogumelos e a couve. Mexa para incorporar e corrija o tempero se necessário.
- Sirva acompanhada de arroz e polvilhada com a salsa picada.
Adorei a receita, farei em um evento do pronto socorro que trabalho, pois temos uma colega de trabalho que é vegetariana.
Amei está receita de feijoada, está deliciosa!
Oi Madalena! Sou suspeita para opinar… Adoro feijão branco!
Uma delícia!!!