Frigideira de lentilha e legumes

Fiz uma pausa por aqui – e de certa forma, na minha vida – e foi muito importante para repensar ou ressignificar (uma palavrinha que tenho usado bastante!). Ao desmontar a casa no sítio há poucos meses, tive que mudar definitivamente alguns sonhos e projetos e fazer uma correção de rota. Agora é oficial que vou morar no litoral por um bom tempo. Principalmente porque tenho uma nova cirurgia pela frente e não é hora de inventar mais nenhuma mudança.

Juntar meus livros, roupas e panelas em uma só casa tem sido um desafio, mas tem seu lado bom: simplificar a vida. Me desfiz e doei alguns móveis que não cabem em um apartamento. Excesso de louças e objetos de decoração também se foram. E até o fogão industrial que usei poucas vezes foi vendido (este foi um desapego bem dolorido). Levando em conta que o pior já passou, posso dizer que as lições aprendidas quando fomos morar no Maranhão, há alguns anos, foram importantíssimas. Lembrar de como é escolher aquilo que realmente é importante para viver tem sido um exercício diário.

Frigideira de lentilha e legumes

E se ando falando bastante em encerrar um ciclo, nada como iniciar uma nova fase de vida. Nas últimas semanas comecei um acompanhamento com Ayurveda e estou envolvida com muito estudo e com novas rotinas. Alguns desses hábitos conheço bem e já fazem parte do meu dia a dia; outros estou aprendendo e tentando incorporar pouco a pouco. Acordar com o dia amanhecendo está indo aos pouquinhos, quinze minutos mais cedo a cada semana, confesso que andei bem dorminhoca nos últimos meses. Já raspar a lingua não é novidade e faço diariamente. A alimentação está se adequando lentamente, conforme entendo o que é melhor para cada estação do ano, ou aquilo que sinto que o corpo precisa naquele momento. Com certeza esse será um longo aprendizado e estou animada para os próximos desafios.

Alho poró - Aquarela MoH

Na minha jornada em busca de autoconhecimento e equilíbrio, pressinto que a Ayurveda veio como a cereja do bolo. Um dos pontos essenciais é ter a atenção voltada para o seu corpo e mente, principalmente o que causa desiquilíbrio. Essa talvez seja uma ótima oportunidade de fazer um balanço desde que terminei o tratamento, e entender o que mudou. Aliás, é uma necessidade.

A vida só é possível reinventada.

cecilia meireles

Uma das arrumações mais recentes foi com meus livros e receitas anotadas. Ao organizá-las (a maior parte andou em papéis soltos nos últimos tempos) estou percebendo que tenho procurado por receitas mais simples, rápidas e que sejam de fácil adaptação ao que tenho na dispensa. Virei fanzoca daquelas receitas no estilo “pá-pum”. E quando o prato fica colorido e mesclando diferentes sabores (como recomenda a Ayurveda), fico mais feliz ainda. Doei livros com receitas complicadas e me desfiz das anotações com receitas que sei que não vou repetir. Comecei um fichário pequeno para juntar todas as minhas receitas e descobri que não ficou gigantesco. 

Cenoura - Aquarela MoH

Um dos pratos favoritos no momento é esse abaixo e que, toda vez fica diferente por conta dos ingredientes que invento de usar. Faço algo como abrir a geladeira e ir pegando o que tem e principalmente, o que precisa ser usado logo. E sempre fica bom! Recomendo usar a receita como base e criar diversas variações. 

Uma última novidade: desenhar e pintar é um dos meus mais novos passatempos. Nunca fiz um curso de pintura, mas acho algo incrível. Durante o isolamento comprei algumas aquarelas e pincéis e, depois de alguns tutoriais na internet, resolvi perder a vergonha e começar a fazer algumas ilustrações para compartilhar aqui e usar no meu novo fichário de receitas (que por sinal vai ficar lindão!).      

Frigideira de lentilha e legumes

Ingredientes

  • Azeite de oliva
  • ½ cebola cortada em tiras
  • 1 dente de alho picado
  • 1 cenoura ralada grosso
  • 1 alho poró cortado em fatias finas
  • 1 colher (chá) de curry
  • ½ xícara lentilha cozida e drenada
  • ½ xícara de quinua cozida
  • Floretes de brócolis pré cozidos
  • Vagem pré cozida
  • Salsa ou coentro picado
  • Cebolinha picada
  • Sal e pimenta do reino
  • ¼ xícara castanha de caju tostada e picada

Modo de fazer

  • Refogue os ingredientes em uma frigideira funda e grande, adicionando aos poucos e na ordem da lista.
  • Polvilhe as castanhas de caju no momento de servir.
Vagem - Aquarela MoH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe dos comentários

  1. Oba, q felicidade te ler!!!
    Me faz muito bem, alegra o meu dia. Acredito que re faz bem também!
    Existem momentos em que pausar é uma necessidade, mas arranjavum tempinho (como esse) pra mandar notícias.
    Te desejo saúde, muita saúde!

    1. Feliz com o seu carinho Jamile!

Close
© 2021 - Santo Legume
Close