Relish de berinjela e tomate

Da próxima vez que você precisar de um “molho curinga” para um momento de muita pressa, resista à tentação de visitar a seção de molhos prontos do mercado. Prepare esse relish (bem fácil, e não muito demorado!) e guarde em um vidro na geladeira. Além de servir como um molho perfeito para qualquer tipo de macarrão, funciona com um ótimo acompanhamento de legumes grelhados ou recheio de sanduíche.

Relish de berinjela e tomate

No último final de semana fomos convidados a conhecer as hortas do nosso fornecedor de orgânicos. O projeto se chama Alimentum e é iniciativa de um professor universitário aqui de São Luís. Apesar da variedade de verduras e legumes não ser muito grande, a área disponível é grande e promete muita novidade no futuro. Pelo que soubemos, um dos fatores que limita a venda de orgânicos aqui na cidade não é o preço (que é pouco acima da média do preço dos não orgânicos), e sim o sistema de entrega semanal, do tipo “cesta”, com a produção da época.

É algo bem complicado mudar os hábitos de compra de frutas e verduras de quem se acostumou com tudo disponível durante todo o ano, e não mais de acordo com a sazonalidade… Há quem não perceba que tudo que é produzido fora da época tem outro sabor, e muitas vezes é bem mais caro.

Para preparar o macarrão com relish de berinjela cozinhe macarrão tipo penne ou parafuso que seguram melhor o molho. Quando escorrer a massa, reserve uma xícara da água do cozimento. Misture a água com o relish e tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva com o macarrão em seguida. Fácil assim!

Relish de berinjela e tomate

Relish de berinjela e tomate

Porções 1 vidro

Ingredientes

  • 1 lata de tomate pelado
  • 2 dentes de alho inteiros e sem descascar
  • ½ colher (chá) de cominho em pó
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 berinjela lavada usei uma de tamanho médio
  • ½ cebola roxa
  • Sal e pimenta do reino

Modo de fazer

  • Preaqueça o forno (220°C).
  • Pique os tomates em pedaços pequenos e coloque em um refratário pequeno. Junte os alhos inteiros e com a casca, o cominho e o azeite. Misture.
  • Coloque a berinjela inteira e com a casca sobre a mistura de tomate e leve ao forno. Asse até que a berinjela esteja macia (de 30 a 40 minutos). Teste espetando com uma faca afiada. Espere esfriar.
  • Transfira a berinjela para uma tábua e corte ao meio. Raspe a polpa da berinjela com uma colher. Pique bem. Coloque em uma tigela.
  • Descasque e pique os dentes de alho e junte à berinjela.
  • Acrescente o molho de tomate, metade de uma cebola roxa bem picadinha e tempere com sal e pimenta do reino. Misture bem.
  • Guarde em pote hermético por até 1 semana na geladeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe dos comentários

  1. Eliane Schmitz says:

    Pode ficar fora da geladeira antes de abrir?

    1. Olá Eliane! Pode desde que você use um vidro com boa vedação, transfira para o vidro ainda quente e se possível, pasteurize.

  2. Fiz e é maravilhoso para comer comi recheio de sanduíche!! Sou vegana e sempre procuro uma novidade prática para fazer sandubas.rsrs

    1. Esse relish é um coringa na cozinha! Mil possibilidades de uso, não é?

  3. Boa tarde, fiquei com uma pequena dúvida, usa somente a polpa da berinjela?

    1. Sim! Você vai raspar o miolo assado com uma colher e desprezar a casca.

  4. Amei essa receita, vou fazer com certeza!!

    1. Super prática! E o melhor é que feito em casa não tem nadinha de conservantes, estabilizantes, etc etc!!! Bjs

    2. Fácil de fazer e saudável!

Close
© 2021 - Santo Legume
Close