Manjar de coco e calda de tâmaras

O manjar de coco foi feito com o meu atual ingrediente favorito na cozinha: o leite de coco caseiro! Como ele não é concentrado, o manjar tende a ficar mais cremoso; isto significa que, quem gosta dele mais consistente, deve acrescentar um pouco mais de araruta (ou de amido de milho) ou preparar o leite de coco com menos água.

Manjar de coco e calda de tâmaras

Fiz este manjar por muitos anos utilizando leite de vaca… Desde que deixei de consumi-lo, fiz uma pequena alteração e passei a colocar mais leite de coco do que o leite vegetal. Já testei a receita com o leite de aveia, leite de amêndoas e leite de castanhas. Ficou perfeito e delicioso em todas as ocasiões.

A calda que tradicionalmente acompanha o manjar de coco é a de ameixa preta. Como não tinha ameixas secas em casa, resolvi testar a calda de tâmaras. As tâmaras são mais doces, então não é nem preciso acrescentar açúcar. Coloque as tâmaras de molho em um pouco de água quente para que amoleçam. Em seguida, use um pouco da água do molho para processar as tâmaras. O ideal é ir colocando a água aos poucos para a calda não ficar muito mole!

Aqui em São Luís encontrei um lugar onde comprar os grãos, farinhas e frutas secas a granel que tem um preço bem camarada… Quando tem algo próximo ao vencimento eles fazem preços melhores ainda, principalmente para quantidades maiores. Andei comprando bastante tâmara e fazendo um monte de receitas que usem elas antes do prazo de validade. Ainda levo algumas num potinho para os treinos de corrida, e quando termino o treino volto comendo minhas tâmara pela praia…

Manjar de coco e calda de tâmaras

Manjar de coco e calda de tâmaras

Releitura do clássico manjar de coco com calda de ameixas, essa versão vegana é feita com leite vegetal e calda de tâmaras!
Porções 4 porções

Ingredientes

  • 1 xícara de leite vegetal
  • 3 colheres (sopa) bem cheias de araruta (ou amido de milho)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • 500 ml de leite de coco
  • ½ colher (chá) de cardamomo moído

Calda de tâmara:

  • 100 g de tâmaras sem caroço
  • 1 xícara de água filtrada

Modo de fazer

  • Misture o amido com o açúcar e dissolva no leite. Junte o leite de coco e o cardamomo. Leve ao fogo, mexendo com uma colher de pau. Quando ferver, abaixe o fogo e continue mexendo até engrossar.
  • Espere esfriar um pouco e transfira para tigelinhas molhadas com água. Leve à geladeira por algumas horas, ou de um dia para o outro.
  • Para a calda, cubra as tâmaras com a água aquecida e deixe hidratar por uns 20 minutos. Coloque as tâmaras no liquidificador (ou processador) com um pouco da água do molho (usei 1/4 de xícara). Bata até virar um creme.
  • Coloque colheradas da calda sobre o manjar depois que ele estiver firme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close
© 2022 - Santo Legume
Close