Compota de abacaxi, especiarias e cachaça

Aproveitamos a emenda de carnaval e fomos conhecer um outro lugar dentro do parque dos Lençóis Maranhenses: Atins. Uma vila de pescadores que só é acessível de barco em boa parte do ano. Durante a época das chuvas e de lagoas cheias, é praticamente impossível chegar de carro pela estradinha.

Atins - MA

O lado bom é que o isolamento tem mantido esse paraíso preservado. Em pleno carnaval, em alguns horários, fomos os únicos passeando pela praia. Um privilégio do qual não vou esquecer.

As ruas são de areia fofa e os pés afundam a cada passo… Nas horas mais quentes do dia é preciso andar com cuidado ou na trilha deixada pelos quadriciclos (únicos veículos da vila). Caso contrário, a gente queima a sola dos pés! Os animais por lá ficam soltos pelas ruas já que muitas casas não tem muros ou cercas. Encontramos cabras, galinhas e até burrinhos soltos e andando tranquilamente. Foram dias incríveis e completamente desconectados, pois lá não há quase sinal de internet. Muita paz e descanso!

De volta a São Luís, onde o calor não dá trégua, me dou conta de que meus hábitos de consumo de alimentos precisam ser modificados. Além de adotar uma alimentação mais leve, as minhas compras de frutas e verduras têm que ser feitas em menor escala, ou mais vezes durante a semana. Ainda estou me acostumando…

Compota de abacaxi, especiarias e cachaça

De vez em quando contudo, me empolgo e exagero. Por conta disso, acabo tendo que consumir algo bem rápido, antes que estrague. Foi o caso deste abacaxi, que estava delicioso (e bem doce!), mas quando descasquei, percebi que era para consumo imediato… Depois de provar duas fatias, o abacaxi foi para a panela e virou essa compota deliciosa!

Compota de abacaxi, especiarias e cachaça

A compota fica perfeita acompanhando torradas, bolo, sorvete, iogurte ou em sanduíches com recheio agridoce. E aproveite as cascas para fazer o Chá de casca de abacaxi com especiarias.


Compota de abacaxi, especiarias e cachaça

Tempo total 1 hr

Ingredientes

  • 500 g de abacaxi pesado sem a casca
  • 1 pedaço de gengibre com 3cm, ralado
  • 1 colher (chá) de cravos da India
  • 1 pau de canela
  • 200 g de açúcar demerara
  • 30 ml de cachaça

Modo de fazer

  • Pique o abacaxi em cubos e coloque em uma panela com fundo grosso, junte com o restante dos ingredientes.
  • Leve ao fogo baixo, mexendo ocasionalmente.
  • Espere o líquido secar e o abacaxi ficar com a consistência de compota. Isso pode levar até 1 hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
© 2021 - Santo Legume
Close