Esta é a mesma massa que uso nas fritadas, mas preparada em porções menores e mais finas. Juntar ervas frescas no preparo faz toda diferença no resultado final das panquecas. Além de acrescentar mais sabor, o colorido fica lindo!
O recheio que usei na foto foi espinafre refogado com cebola, tomate seco picadinho e o creme de tofu com ervas. Também já testei com outros recheios: brócolis refogadinho com alho, tomate cereja, molho pesto, e berinjelas e abobrinhas assadas com ervas e cebola roxa. Enfim: tudo o que a imaginação mandar e a dispensa permitir.
Para finalizar, aproveitei a sobra do molho de beterraba e cenoura que havia feito para usar em uma lasanha para cobrir minhas panquecas.
Como dá para perceber, a partir de receitas que usamos no dia a dia podemos criar novas variações e combinações. Ou seja: a cozinha de casa não precisa ser chata e girar em torno sempre dos mesmos pratos e ingredientes. Com um pouco de imaginação e alguns testes, podemos inovar sempre. O importante é não ter receio de testar e nem sempre ter bons resultados!
Panquecas de espinafre e grão de bico
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de grão de bico
- 1 xícara de água filtrada
- 1 colher (chá) de sal
- Ervas frescas (salsa, manjericão, cebolinha)
Recheio
- Pasta de tofu com ervas
- Espinafre refogado com cebola
- Tomate seco
Modo de fazer
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo e as ervas estarem bem picadas. Deixe descansar por 30 minutos.
- Aqueça uma frigideira antiaderente e unte com um fio de azeite ou óleo vegetal. Coloque uma pequena porção da massa e vire a frigideira para a massa espalhar.
- Espere firmar e comece a formar bolhas. Vire com uma espátula (com cuidado!) e cozinhe do outro lado.
- Transfira para um prato e mantenha em lugar aquecido enquanto prepara o restante da massa.