Almôndega de lentilha com sementes

Quando encontrei esta receita, pensei imediatamente em adiantar o almoço do dia seguinte. Preparei as almôndegas e depois de assar, resolvi provar uma delas com um pouco de chutney. E foi assim que, o almoço do dia seguinte virou lanche naquele mesmo dia… Junto com uma salada de folhas verdes e alguns copos de kombucha, as almôndegas foram literalmente devoradas!

Almôndega de lentilha com sementes

Usei lentilhas marrons, deixadas de molho por algumas horas (3 a 4 horas no mínimo). Cozinhei uma xícara de lentilhas cruas, e rendeu um pouco mais do que as duas xícaras que a receita pedia. Para preparar as almôndegas, o ideal é usar o processador para misturar todos os ingredientes. O passo seguinte é moldar, passar pelo gergelim e assar. É muito rápido!

Almôndega de lentilha com sementes

Receitas como esta me fazem pensar em como é simples preparar refeições vegetarianas. No entanto, quando preciso me alimentar fora de casa, encontro uma dificuldade enorme. Aqui em São Luís (como em boa parte do Nordeste) a oferta de pratos vegetarianos nos restaurantes ainda é muito pequena. Estive viajando por alguns dias entre Recife e Maceió, e em certos lugares não havia nada para um vegetariano ou vegano comer. Cheguei ao ponto pedir para os responsáveis pela cozinha de alguns restaurantes, que abrissem uma exceção para adaptar uma salada ou pratos só com legumes.

Falando um pouco sobre as paisagens lindas que vimos no litoral de Pernambuco e Alagoas: voltamos para Porto de Pedras, onde estivemos em 2016, e que deixou aquele gostinho de “quero mais”. Desta vez fomos com um casal de amigos que veio de São Paulo para nos encontrar. Ficamos na Praia do Patacho, no litoral de Alagoas. Um lugar muito especial e (ainda) tranquilo, em uma casinha muito charmosa. Queríamos um local com cozinha para não passar por tantos apertos de não encontrar o que comer, e pelo menos ter um café da manhã reforçado e vegano antes de sair para as praias.

Um dos pontos altos da vila de Porto de Pedras que me encanta é o farol que a gente vê ainda na balsa, atravessando o canal na chegada. Adoro faróis, eles me trazem uma sensação deliciosa de pertencer ao lugar (deve ser algo de outra vida!). Na outra vez que estivemos aqui, nós subimos o morro até o farol, mas ele estava fechado. Desta vez conseguimos subir e depois de muitos degraus, tivemos como prêmio a linda visão dos arredores, inclusive da ponta que dá acesso a Japaratinga (outro lugar incrível!).

A receita da almôndega de lentilha com sementes foi ligeiramente modificada do canal do Comida.org, no You Tube.


Almôndega de lentilha com sementes

Porções 8 almôndegas

Ingredientes

  • 2 xícaras de lentilha marrom cozida
  • 1 xícara de sementes tostadas (girassol, abóbora, linhaça, gergelim)
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva (usei azeite de coco babaçu)
  • ½ xícara de folhas de manjericão fresco picadas
  • ½ xícara de folhas de salsa fresca picadas
  • ½ xícara de folhas de coentro fresco picadas
  • Sal e pimenta do reino
  • Suco de 1 limão
  • ½ xícara de gergelim branco para polvilhar

Modo de fazer

  • Coloque 1 xícara de grãos de lentilha de molho por 3 a 4 horas. Escorra a água do molho. Coloque em uma panela funda e cozinhe com 3 xícaras de água, até que os grãos fiquem macios.
  • Preaqueça o forno (200°C). Toste as sementes em uma frigideira, em fogo médio e reserve enquanto esfriam.
  • Refogue a cebola em 1 colher (sopa) de azeite até ficar translúcida. Junte o alho e refogue por mais 1 minuto.
  • Processe as sementes tostadas. Acrescente 2 xícaras de lentilhas cozidas ao processador. Bata até ficar homogêneo. Junte as folhas de manjericão, salsa, coentro e o refogado de cebola e alho. 
  • Tempere com sal e pimenta do reino, suco de limão e 2 colheres (sopa) de azeite. Processe até formar uma massa grossa. Forme bolinhas moldando com as mãos.
  • Envolva as almôndegas no gergelim e coloque em uma assadeira antiaderente. Leve ao forno por 15 a 20 minutos.

Notas

Almôndega de lentilha com sementes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe dos comentários

  1. Maria Fernanda Cappelini de Melo says:

    Realmente deliciosas essas almôndegas, meu almoço foi sensacional. Tinha feito chutney de manga, então comi com ele mesmo e ficou deliciosa a combinação também
    No fim de semana passado a sobremesa foi o pudim de chia de Coco e manga, e amamos tanto que já é uma das receitas que será feita no nosso Natal. Obrigada e voltarei novamente com novos comentários em breve, adorando muito

    1. Com chutney de manga devem ter ficado deliciosas! Adoro chutney…

  2. Maravilha de receita! Mas, uma dúvida…o refogado da cebola e alho eu junto ao processador com as lentilhas e as sementes tostadas?

    1. Sim Rossana! Vou editar lá no modo de fazer e incluir! Obrigada

  3. Cecília Dias says:

    Uma delícia! Fiz, hoje, para o jantar. Ficaram fantásticas! Obrigada!

  4. Fiz com pequenas adaptações, porque eu não tinha todos os ingredientes em casa, ficou MARAVILHOSA. Obrigada e parabéns!

    1. Adoro adaptações! É assim que as receitas funcionam. Com o pé na realidade de cada cozinha!

  5. Luciana M. Damiani says:

    Amando suas receitas, já fiz várias.
    As almôndegas de lentilhas tem feito sucesso.
    Parabéns!!!

    1. Obrigada! Fico tão feliz…

  6. carolina spinola says:

    Amei muuuito sabor mas acabei fazendo uma pastinha (tipo um hummus de lentilha) porque não consegui fazer as bolinhas com a mão no final, elas grudavam na mão e se desfaziam ~ tipo brigadeiro quando não tá no ponto certo. Deve ficar bem homogêneo, como um patê, ou de forma que dê pra discernir os grãos de lentilha?
    Por sinal, em qual parte se adiciona o alho e a cebola?!

    Parabéns por esse blog, o melhor de receitas que eu já conheci 🙂 virei fã!!!!

    1. Olá! Processei até que virasse uma massa grossa, que dê para formar as almôndegas. A cebola e o alho você usa no passo 3, refogados com azeite!

  7. Amando seu site. Receitas interessantes e saborosas por demais.

    1. Obrigada Izabel! Fico feliz que você esteja gostando das receitas

  8. Rosane Maria Vargas says:

    Olá Monica…
    Para o domingo fiz a tua receita de almôndegas de lentilhas simplesmente maravilhosas … Minha filha e eu adoramos, muito fácil de fazer e com tantos ingredientes saudáveis.
    Parabéns e obrigada..teu blog é otimo!
    Abraços

    1. Que bom que gostaram da receita, e do blog! Obrigada

  9. Debora Romanel says:

    ja programado para minha segunda sem carne! Amei, Monica, como tantas outras coisas que voce faz. Obrigada por compartilhar.

    1. Tenho certeza que vai adorar essas almôndegas!

Close
© 2021 - Santo Legume
Close